O Araticum dependendo da região, leva o nome de pinha, ata, marolo, condessa, bruto, cabeça-de-negro, entre outros. Além disso, o nome Araticum é derivado do tupi e significa “árvore rija e dura, fruto do céu, saboroso, ou ainda fruto mole”, visto que sua polpa é branca, viscosa e mole quando maduro.
Quando chega a este ponto, costuma cair dos galhos e pode ser coletada do chão. A fruta é coberta por uma casca marrom, bem grossa, e contém inúmeras sementes pretas e lisas presas à polpa. É consumida ao natural, mas a polpa é muito utilizada também para sucos, sorvetes e doces.
Planta:
O Araticum é perene, arbórea, com 6 a 8 metros de altura, bem adaptada principalmente às condições dos cerrados remanescentes do Brasil Central, que abrange o Distrito Federal e os estados da Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e São Paulo.
Folhas:
Suas Folhas são simples, coriáceas (consistência semelhante ao couro), formas e tamanhos variáveis, com pilosidade de cor marrom na face superior, caducas (caem durante o inverno ou na época de seca mais prolongada, nas regiões de clima quente).
Flores:
Formadas em ramos novos, solitárias, seis pétalas carnosas¸ livres, geralmente não se abrem totalmente. Frutos compostos, tipo sincarpo (originado da reunião de muitos frutos pequenos que se aderem, mas fecundados separadamente), daí a formação de numerosas áreas salientes na parte externa que lembram escamas arredondadas.
Apresenta variabilidade genética relacionada ao tamanho, à forma e à cor da polpa branca, amarela e rósea, em função de população de plantas.
Valor Nutricional do Araticum:
Antes de citarmos os benefícios do Araticum, é importante sabermos a origem de cada um deles. O Araticum, além de ser saboroso, também é composto por diversos nutrientes. Entre eles, podemos destacar:
Sem contar que, o Araticum, também é uma fonte poderosa de energia e com pouca gordura, o que contribui para a saúde. Agora que você já conhece o valor nutricional que essa fruta pode promover, confira os benefícios abaixo!
Benefícios do Araticum Para Saúde:
1. Ajuda no Processo de Emagrecimento:
Precisa perder alguns quilinhos? Por conter fibras, essa fruta ajuda a controlar fome e possui baixo índice de calorias.
2. Benefícios do Araticum Contra a Artrite:
O magnésio presente no Araticum age eliminando os ácidos presentes no organismo, o que previne problemas como a artrite e o reumatismo.
3. Mantém os Cabelos com Vida:
Para as mulheres que estão com os cabelos ressecados, o Araticum, por ser rico em vitamina A, é um excelente aliado para manter a maciez dos fios.
4. Ajuda a Combater a Retenção de Líquidos:
Os sucos e os chás feitos com a casca do Araticum são poderosos diuréticos que irão acabar com a retenção de líquidos e melhorar a sensação de inchaço.
5. Benefícios do Araticum Contra a Prisão de Vente:
Por serem frutas ricas em fibras, ajudam a regular o intestino e auxilia na eliminação de toxinas do corpo.
6. Combate e Previne a Anemia:
O Araticum, por possuir grande quantidade de ferro e vitamina C, é um importante combatente da anemia, um problema que está muito comum atualmente, por conta da ausência de uma alimentação balanceada.
7. Combate o Envelhecimento Precoce:
Por ser uma fruta rica em antioxidantes e vitamina C, o Araticum luta contra os radicais livres e previne o envelhecimento da pele.
8. Melhora o Funcionamento do Intestino:
As sementes do Araticum são usadas por muitos para combater a prisão de ventre. Porém, apenas o fruto, se consumido regularmente, pode melhorar o sistema digestivo e soltar o intestino.
9. Benefícios do Araticum Para o Sistema Imunológico:
O Araticum pode ajudar a neutralizar os radicais livres e fortalecer o nosso organismo, prevenindo dores de cabeças e resfriados. Também ajuda a combater o envelhecimento precoce das células e beneficia a cicatrização de ferimentos.
10. Alivia Dores de Cabeça:
Sofre com dores de cabeça constantes? A temida enxaqueca pode ser aliviada com algumas folhas da árvore umedecidas e colocadas sobre a testa.
11. Promove a Saúde dos Músculos:
O consumo regular do Araticum pode combater a fraqueza muscular, graças a presença do magnésio e do cálcio, que também é fundamental para a saúde dos ossos, além de prevenir cãibras e controlar a pressão arterial.
12. Benefícios do Araticum Para Auxiliar na Gravidez:
Se você está grávida ou planejando ter um filho também pode ter o Araticum como a sua aliada para melhorar a sua saúde e do seu bebê. Isso porque as vitaminas e minerais presentes na fruta podem ajudar a desenvolver o cérebro e o todo o sistema nervoso, além do sistema imunológico do feto de forma saudável e eficaz.
Além disso, o seu consumo também pode evitar os riscos de aborto e, ainda, amenizar as dores do parto. Durante os primeiros meses de gestação, também é possível aliviar os sintomas da chamada “doença da manhã”, combatendo as náuseas, enjoos, dormências e alterações de humor comuns deste período, além de ajudar na produção de leite materno.
13. Ajuda no Combate a Asma:
O é Araticum rico em vitamina B6, e também pode ser consumido para prevenir ou combater os sintomas da asma, como é o caso dos ataques asmáticos. Além disso, comer a fruta também pode ajudar a diminuir a inflamação brônquica.