O Menianto tem o nome científico menyanthus tríjolia e pertencente a família gencianaceas, o menianto é uma planta que possui muitas de suas partes utilizadas para beneficiar o corpo.
Por exemplo, podem ser usadas as folhas, sumidades florais e rizomas.
Suas propriedades medicinais envolvem as ações enemagoga, tônica e febrífuga.
A natureza é uma fonte de produtos infinitamente benéficos à saúde humana, são folhas, flores, raízes e cascas, que quando utilizadas de forma apropriada e em dosagens corretas podem tratar e até prevenir doenças sérias que afetam o organismo das pessoas.
Esse é o caso da menianto, planta aquática que pode ter suas propriedades aproveitadas para tratamentos digestivos e tonificantes.
Aproveite e aprenda como preparar e usufruir da maneira mais acertada todo o conteúdo medicinal que ela possui.
Benefícios do Menianto Para Saúde:
- Enemagoga;
- Febrífuga;
- Tônica.
Por ser antifebril, menianto é uma erva indicada para minimizar sintomas que afetam o organismo durante uma gripe, resfriado ou outros problemas que provocam o aumento da temperatura do corpo.
Além disso, a planta também é indicada no tratamento de enjoos causados pelo balanço do mar, em uma viagem de carro, ônibus ou até mesmo avião. Neste caso, é possível eliminar o desconforto estomacal ou mesmo evitá-lo.
Chá de Menianto:
Em uma xícara de água fervente, coloque 150 g das folhas de menianto picadinhas. Tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos.
Após o tempo determinado, coe o chá de menianto e sirva para o consumo. Não acrescente açúcar, mel ou qualquer outros tipos de adoçantes.
Beba o chá sempre que se sentir enjoada ou antes mesmo para evitar o desconforto estomacal. Mas é importante não exagerar no consumo diário, pois esta mesma bebida pode causar problemas inversos.
Cuidados Especiais Com o Uso:
Tratamentos naturais também necessitam de cuidados especiais na hora do consumo, tendo em vista que eles também possuem propriedades contraindicadas para alguns organismo, como por exemplo mulheres que estão em período de lactação, grávidas e crianças menores de 6 anos de idade.