A Capeba, de nome científico Pothomorphe umbellata, também famosa por outros nomes, como caena, aguascina e paiparoba. A planta é uma planta brasileira normalmente encontrada nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.
Ela pertence à família das Piperaceae, a Capeba é um arbusto de um a dois metros de altura, com folhas arredondadas, ovaladas ou em formato de rim; as suas minúsculas flores são ovaladas em espigas.
Os princípios ativos da planta incluem os óleos essenciais, compostos fenólicos, esteroides, mucilagens, chavicina, pariparobina, piperatina, jamborandina e piperina.
Propriedades da Capeba:
As propriedades medicinais da planta incluem a sua ação antirreumática, antianêmica, anti-inflamatória, antiespasmódica, antianêmica, colagoga, antigonorreica, desobstruente, desopilante do fígado, diurética, emoliente, estomáquica, febrífuga, laxativa, sudorífera, vermífuga e tônica.
Graças à sua propriedade diurética, a planta pode estimular o funcionamento da bexiga e dos rins, auxiliando na eliminação das toxinas do corpo através da urina. Por esse motivo, a planta é indicada no tratamento de infecções urinárias, como a cistite, além de poder combater o inchaço.
A planta ainda contém propriedades laxativas, contribuindo para o bom funcionamento do intestino e, por isso, é recomendada para os indivíduos que sofrem com problemas intestinas.
A casca da planta é usada para tratar problemas respiratórios; já outras partes da Capeba podem ajudar no auxiliamento no combate a úlceras, doenças gástricas, problemas de fígado, vesícula ou baço.
Com o chá de Capeba é Possível Normalizar o Ciclo Menstrual:
As folhas, o caule, a raiz e as sementes da planta são usadas na medicina popular no preparo de chás que podem combater os males supracitados.
Como Preparar o chá da Planta:
Leve ao fogo uma chaleira contendo 750 ml de água e 30 g da Capeba; deixe ferver pelo período de 10 minutos, desligue o fogo e abafe. Espere amornar e beba uma xícara deste chá três vezes ao dia, preferencialmente antes das principais refeições.
Malefícios da Capeba:
O uso da planta é contraindicada para lactantes e gestantes. Os efeitos colaterais podem incluir diarreia, náuseas, vômitos, febre, cólicas, tremores, dores de cabeça e alergias. Lembre-se que o uso de plantas medicinais também deve ser feito apenas sob orientação de um médico.