As pessoas diabéticas precisam ficar muito atentas aos hábitos alimentares, pois é fundamental que siga uma dieta rica em fibras e consumir a quantidade correta de carboidratos.
O diabético não produz insulina e a falta desse hormônio faz com que haja um acúmulo de glicose no sangue podendo causar complicações como a oxidação dos vasos. Para evitar esse descontrole é necessário fazer uma reeducação alimentar.
Ao contrário do que se imagina a dieta do portador de diabetes não precisa ser limitadora. Mais do que se privar de alguns alimentos o importante é saber o que adicionar ao cardápio para se alcançar uma alimentação saudável e equilibrada.
O que Comer se Você tem Diabetes:
Os que sofrem de diabetes devem consumir alimentos com baixo índice glicêmico (parâmetro útil para classificar os alimentos de acordo com o efeito que eles têm sobre o açúcar no sangue). A dieta para os diabéticos é um instrumento terapêutico fundamental para evitar complicações com essa doença. E dieta quer dizer o que se come, quanto se come e como se come.
A dieta mediterrânea ainda é considerada a mais adequada, em caso de diabetes pois, privilegia alimentos com ação anti-inflamatória que ajudam na capacidade de regeneração das artérias, mantendo-as jovens e saudáveis.
Nesta dieta, recomenda-se o consumo regular de vegetais mas também de tubérculos, algumas frutas e alguns cereais, de preferência, integrais, limitando radicalmente o consumo de pães e massas feitos de farinha branca e, claro, de gorduras de origem animal.
Lugar de honra na dieta mediterrânea tem o azeite de oliva extra virgem, o melhor óleo para todas as refeições. O azeite de oliva, de boa qualidade e pureza comprovada, reduz o açúcar no sangue mantendo o sabor de uma refeição rica e glicêmica porém, saudável.
Os Alimentos que Ajudam a Controlar Diabetes:
1. Abacate:
O abacate é famoso popularmente por ser rico em gordura. Isso é verdade, mas não significa que seja ruim. As gorduras presentes neste fruto são boas ao organismo. Por fazer a digestão ser mais lenta, ele aumenta a saciedade e também evita os picos glicêmicos, principalmente após as grandes refeições.
2. Cenoura:
Assim como a batata doce, a cenoura possui baixo índice glicêmico, ajudando a controlar os níveis de açúcar no corpo. Além disso, ela é rica em betacaroteno, uma substância diretamente ligada a um menor risco de diabetes.
3. Canela:
Esta especiaria de origem asiática é uma ferramenta que contribui diretamente para o emagrecimento e controle do colesterol e diabetes. Por possuir o polifenol MHCP, ela melhora a ação da insulina nas células, ajudando a regularizar os níveis de glicose no corpo. A canela também ajuda a evitar os picos de glicemia.
4. Linhaça:
As sementes de linhaça também possuem inúmeros benefícios, sendo considerado um alimento altamente funcional. Além de proporcionar benefícios ao coração, ela ajuda a combater e a prevenir o diabetes. A linhaça é rica em fibras, proteína e gorduras boas.
5. Farinhas Funcionais:
As farinhas funcionais como a de amora, berinjela, banana verde e coco, são benéficas para os diabéticos e para prevenir esta doença. Isto porque elas são ricas em fibras solúveis, que irão evitar os picos glicêmicos e consequentemente da produção de insulina.
6. Aveia:
A aveia é um alimento importante para quem tem diabetes tipo 2, isto porque ela é rica em fibras solúveis. Este nutriente ajuda a diminuir a velocidade da absorção da glicose, o que irá evitar os picos de glicose. Além disso, ele também controla a absorção do colesterol.
7. Leguminosas:
As leguminosas, como o feijão, a lentilha, o grão de bico e a ervilha são boas alternativas porque são ricas em fibras, que irão ajudar a diminuir a velocidade com que a glicose é absorvida. Além de serem fontes de proteínas. Procure ingerir até duas porções de leguminosas por dia.
8. Batata Doce:
Este é um dos alimentos mais consumidos por atletas, principalmente dos que querem ganhar massa muscular sem engordar. Apesar de ter doce no nome, ela é indicada para diabéticos também. Esta batata é uma boa fonte de vitaminas A e B, sais minerais, fósforo, ferro, cálcio e potássio.
9. Iogurte:
Os iogurtes com baixo teor de gorduras são boas alternativas para quem tem diabetes. Isto porque ele terá redução de gorduras saturadas, que em excesso favorecem problemas cardiovasculares, que são especialmente preocupantes para os portadores de diabetes.