A bétula é uma planta da família Betulaceae, assim como a aveleira. Trata-se de pequenas árvores ou arbustos características do clima do hemisfério norte.
Seu fruto é uma sâmara pequena, com folhas simples e alternas. Suas propriedades medicinais são extraídas da casca de sua árvore e de suas folhas. Seu chá, se consumido com regularidade, pode fazer maravilhas pelo organismo e, por esta razão, está se tornando cada vez mais popular e procurada no mercado natural.
A bétula costuma ser utilizada, ainda, para curar e aliviar queimaduras, contusões, feridas e eczemas. No banho ela é capaz de tratar erupções cutâneas e ajudar no processo cicatrizante de machucados. Ainda no banho, a bétula pode ser usada nos cabelos para combater a caspa. Tem utilidade também para o reumatismo, psoríase, limpeza de pele, acnes, congestão nasal e leucorreia.
As folhas são antibacterianas e, em conjunto com as propriedades diuréticas, é eficiente para eliminar toxinas do organismo e purificar o sangue, aliviando infecções, inflamações e dores. Devido às suas propriedades medicinais, a bétula é indicada como complemento no tratamento de cólicas renais, uretrite, icterícia, edemas, cistite, dores musculares, psoríase, para prevenir cálculos urinários e renais, irritação da pele, reumatismo, gota, calvície e caspa.
A bétula pode ser utilizada não apenas como chá, mas também como ingrediente culinário. A partir de sua seiva é produzido um vinagre medicinal, assim como xarope doce e até mesmo cerveja. Os talos secos podem servir para fazer farinha ou mesmo cozinhá-los em finas tiras e servir como macarrão. Suas folhas também têm serventia, podendo ser utilizadas para incrementar saladas.
A planta contém uma substância resinosa, a betulalbina, e um ácido aromático, o ácido betulábico. A bélula cresce em toda parte, contentando-se com solos áridos e se adapta a todos os climas. A sua madeira é empregada em marcenaria e para calefação, mas produz pouco calor, por se tratar de madeira branca.
Valor Nutricional da Bétula:
A seiva da Bétula contém uma série de minerais importantes e açúcares como frutose e glicose. A Bétula rica fonte de potássio, magnésio, cálcio, zinco, ferro e fósforo, bem como vitamina C e tiamina.
Benefícios da Bétula Para Saúde:
1. É um Potente Diurético:
Promove a micção. O Betulenol e o Betulene são os dois componentes responsáveis por essa propriedade. A micção ajuda o corpo de muitas maneiras. Ela ajuda a perder peso, a remover as toxinas do organismo, promove a digestão, cura infecções no sistema urinário, limpa os rins e reduz a pressão arterial.
2. Benefícios da Bétula Para Reduzir a Temperatura Corporal:
Ele ajuda a reduzir a temperatura do corpo durante a febre , promovendo a transpiração. Isso também ajuda a remoção das toxinas do corpo através do suor durante a febre, melhorando ainda mais a condição do paciente.
3. Contém Propriedades Germicida e Inseticida:
A Planta é um germicida e inseticida excelente, principalmente devido à presença de ácido salicílico e salicilato de metila em simultâneo. Estes dois componentes são curas excelentes para o eczema , micose e outras doenças de pele e infecções.
4. Contém Propriedades Desintoxicante e Depurativa:
Os Benefícios da Bétula Ajuda a eliminar toxinas como o ácido úrico do sangue através do aumento da urina e transpiração, sendo diurético e estimulante por natureza e, portanto, purifica o sangue (é um agente depurativo que purifica).
5. Contém Propriedades Adstringente:
Desde sempre, o óleo da planta tem sido usado como um tônico da pele. A aplicação externa regular em baixas doses, reduz eficientemente as rugas e a flacidez da pele e dos músculos.
6. É um Poderoso Anti-reumático e Anti-Artrítico:
Uma vez que estimula o sistema circulatório e melhora a circulação, é muito útil para dar alívio em doenças associadas com o esforço, como edema (inchaço), reumatismo, artrite, etc. A propriedade desintoxicante do Óleo essencial desta planta também ajuda nisso, porque ele remove as toxinas do corpo que são as causas dessas doenças.
7. Serve Como Analgésico e Anti-espasmódico:
É útil para reduzir as dores das articulações, músculos, dores de cabeça e dores de dentes. É também anti-espasmódica e alivia as cólicas.
Anti-séptica e Desinfectante: Estas são duas das mais importantes propriedades do óleo desta planta.
8. Possui Propriedades Anti-inflamatórias:
O Óleo desta planta tem sido conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias. A massagem com este óleo suporta e relaxa músculos cansados e danificados. Ele alivia a dor articular e muscular e suas propriedades antiespasmódicas cólicas corporais.
9. Benefício da Bétula Para Desintoxicar:
A planta é um agente eficaz de desintoxicação. O consumo deste óleo remove toxinas do corpo sob a forma de transpiração e urina.
10. Bétula no Controle da Diabetes:
A planta regula a produção de hormônios importantes no organismo, como insulina e tireóide. Com níveis adequados de insulina no corpo, o nível de açúcar no sangue permanece em quantidades admissíveis. Desta forma, ajuda no controle da diabetes.
11. Combate a Varias Enfermidades:
O curioso é que cada parte da planta conta com uma composição química diferente, fazendo com seu uso varie. Ou seja, cada porção da Bétula é recomendada para um problema.
12. Bétula no Combate a Tosse:
A Bétula age como aspirina natural, reduzindo a dor e facilitando a respiração de quem tem tosse, porque contém uma substância chamada metil salicilato. A Bétula é um vegetal oriundo da Europa e Ásia; um arbusto ou árvore cujo tamanho varia de pequeno a médio.
13. Trata a Psoríase:
O óleo de bétula possui cor verde intensa e aroma característico da planta. É empregado ainda no combate à sensação de aspereza da pele devido problemas como eczema e psoríase.
14. Combate ao Câncer:
A Bétula e seus Benefícios vem sendo estudada ao longo dos anos –e existe chance de ela possuir um potencial anticancerígeno.
15. Trata Feridas:
Algumas versões do óleo desta planta trazem recomendação de uso somente externo. E advertência para que o produto não seja aplicado em mucosas, olhos e feridas abertas. Tomados os devidos cuidados, podemos usufruir das vantagens dos fitoterápicos e seus derivados. O óleo desta planta, certamente, pode ser um grande aliado do bem-estar.
Outros Benefícios da Bétula Para Saúde:
- A aplicação diária de Óleo de Bétula na pele ajuda a reduzir as rugas, a folga da pele;
- Aperta os músculos faciais soltos e dá-lhe um olhar jovem e energético;
- Tem sido usado desde tempos antigos como um toner de pele natural. Seu rico aroma infunde calor, força e vitalidade na pele;
- Aumenta a circulação sanguínea em seu corpo e cura doenças relacionadas à circulação sanguínea imprópria;
- É um agente eficaz de desintoxicação;
- Vários estudos indicaram que o extrato de Bétula pode ser uma grande ajuda no tratamento da artrite reumatoide;
- Devido à sua natureza anti-inflamatória, as Folhas de Bétula são altamente eficaz para aliviar o distúrbio digestivo;
- O chá das Folhas de Bétula também contém vários antioxidantes naturais sob a forma de flavanóides e vitamina C que podem melhorar ainda mais a saúde geral;
- Podem ser usadas para fazer um chá ou um jugo para ajudar a tratar a inflamação ou a infecção no trato urinário
- As Folhas de Bétula e a casca da Bétula podem ser usadas para ajudar a fazer um chá anti-inflamatório para ajudar a tratar várias formas de inflamação;
- Beber alguns copos de chá feito com as Folhas de Bétula e a casca da Bétula pode ajudar a estimular seu sistema digestivo e melhorar a digestão geral;
- Devido à sua natureza anti-inflamatória, as Folhas de Bétula são altamente eficaz para aliviar o distúrbio digestivo;
- A casca da Bétula contém uma série de compostos medicinais, incluindo o ácido betulínico, que é o composto mais responsável por sua capacidade anti-inflamatória;
- Contêm propriedades antivirais e antibacterianas que ajudam a proteger o corpo contra a infecção e também aceleram a recuperação de qualquer infecção que você possa ter;
- Pode melhorar ainda mais a saúde geral e ajudar a reverter os danos causados ao corpo pelos radicais livres.
Malefícios da Bétula:
O uso da bétula é contraindicado para grávidas, hemofílicos e pessoas que sofrem com doenças cardíacas ou renais. Esta planta pode aumentar o risco de hemorragias e o contato com a resina produzida pela árvore pode causar irritação na pele. Durante os meses de setembro e outubro, os polens da bétula podem provocar alergias, em particular a rinite alérgica.