A Genciana é rica em nutrientes que favorecem e beneficiam a saúde do corpo humano. A Genciana, também conhecida como Gencianela, Gengiba, Genciana-amarela, Junciana ou Unciana. É uma planta bastante usada no combate de problemas digestivos.
Seu nome cientifico é Gentiana lutea. Ela é nativa dos Cárpatos, é uma erva perene que contém a raiz grossa e uma roseta de folhas elípticas. Após um período entre 4 e 8 anos, a erva desenvolve um caule alto e oco com folhas sésseis e opostas, e o fruto conta com sementes aladas.
A Genciana é uma planta rica em propriedades medicinais e por isso é bastante recomendada nos tratamentos de vários tipos de doenças e problemas de saúde. O uso da Genciana é um pouco controverso devido alguns países abolirem a planta para uso como fitoterápico, porém outros como existe na Europa mantém seu uso.
Ela é usada há muito tempo para estimular o sistema digestivo, aumentando a salivação, melhorando o funcionamento gástrico.
Há porções preparadas com a planta em associação com álcool como tintura onde são usadas para estimular o apetite, como tônica digestiva. Os demais usos são populares. (Não confundir a planta em questão com a Genciana do corante violeta)
Propriedades da Genciana:
A Genciana possui propriedades: Antidiabética; Anti-emética; Anti-inflamatória; Antimicrobiana; Periente; Colagoga; Condicionante para os cabelos; Venérea; Digestiva; Emenagoga; Estimulante da circulação sanguínea; Laxante; Sialagoga; Tônica estomacal; Tônica para o fígado; Vesícula biliar e todo o organismo; Vermífuga.
A Genciana é uma ótima fonte de vitaminas B e vitamina F. A Raiz de Genciana é considerada uma erva amarga devido seu conteúdo de gentopicina e amarogentina, duas substâncias que não só produzem sabor amargo, como também ajudam proporcionam propriedades medicinais.
A Genciana é uma rica fonte de minerais, como Zinco, Manganês, Niacina, ferro e enxofre. O mineral presente na Raiz de Genciana também lhe proporciona um grande poder medicinal, dando a raiz a capacidade de purificar o sangue, reduzir a inflamação, diminuir as cólicas, entre muitos outros benefícios. Então, confira também os Benefícios da Genciana Para Saúde:
Benefícios da Genciana Para Saúde:
1. Combate o Hipotireoidismo:
Pode ser usada ainda como um excelente antibiótico para feridas externas, sendo indicada também para tratar gota, artrite, para estimular a glândula da tireoide em casos de hipotireoidismo. Atua como um excelente diurético e depurador do sangue e como tônico estomacal para melhorar a carência de apetite de pessoas anêmicas.
2. Ajuda a Aliviar a Cólica:
A planta possui propriedades antissépticas e antiespasmódicas. Desta forma, é frequentemente usada para aliviar cólicas menstruais quando se inicia a menstruação e também para tratar pequenas feridas na pele.
3. Benefícios da Genciana Combate a Sinusite:
Se os benefícios para saúde citados acima não forem suficientes, aqui está mais um. A Genciana pode ser usada para tratar infecções sinusais de forma bastante eficaz. No entanto, você precisa combiná-la com algumas outras plantas e ervas.
4. Promove a Saúde dos Cabelos:
Falta de apetite significa nenhum nutriente. Nenhum nutriente significa um cabelo opaco e grosseiro, que é propenso a cair. Você quer isso ou fios lustrosos que brilham? Com toda a probabilidade, você vai querer cabelos saudáveis e fortes.
Então, abra seu apetite com Genciana e veja como o cabelo se transforma em fios volumoso e saudável. Claro, você também precisa cuidar bem dele. Caso contrário, todos os nutrientes que você estará consumindo não terá nenhum efeito sobre o seu cabelo sujo.
5. Combate a Anemia:
A Genciana ajuda na estimulação da produção de glóbulos vermelhos, o que auxilia na prevenção da anemia. Esta raiz é responsável por aumentar a contagem de glóbulos vermelhos, principalmente no intestino.
Ela pode melhorar a digestão, como também facilitar a produção de sucos gástricos que podem quebrar os alimentos e absorver nutrientes. Um mineral muito importante presente na Genciana é o ferro, que é vital para a produção de glóbulos vermelhos.
6. Alivia a Febre:
A Genciana também pode ajudar em casos de estado febril, favorecendo a descida da temperatura corporal. Inclusive, pode regular a pressão arterial, e tratar os sintomas de debilidade muscular. É benéfica para todo o sistema nervoso central e para todo o organismo no geral. Com a ajuda de um profissional, pode ajudar pessoas que sofrem de um sistema imunológico debilitado.
7. Benefícios da Genciana Para Aumentar a Imunidade:
Recentemente, descobriu-se que o cozimento da raiz de Genciana, fortalece o sistema imunológico contra infecções devido a um aumento na produção de leucócitos (glóbulos brancos), o que representa uma grande ajuda para prevenir constipações e gripe.
8. Promove a Saúde dos Ossos:
O Manganês presente na Genciana é crucial para promover a boa saúde óssea. Sendo um mineral eficaz que aumenta a densidade do osso espinhal; é altamente benéfico para mulheres pós-menopausa. Assim, as mulheres que estão enfrentando sintomas da menopausa devem consumir Manganês para prevenir danos nos ossos nos últimos anos de sua vida.
O mineral também é conhecido por atrasar a progressão da osteoporose. No entanto, são necessárias mais pesquisas para estabelecer uma ligação definitiva entre o consumo de Manganês e a prevenção da osteoporose.
9. Acelera a Cicatrização de Feridas:
A Genciana ajuda na formação de glóbulos vermelhos, que é entre outras coisas, responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo, que faz com que as feridas se cicatrizem. Ou seja, quanto mais ferro, mais rápida será a cicatrização.
10. Aumenta a Produção de Insulina:
O enxofre presente na Genciana é necessário para a produção de insulina. Ela controla o metabolismo dos carboidratos e, em uma quantidade insuficiente, torna mais difícil o pâncreas produzir insulina e as células ficam menos capazes de absorver nutrientes do sangue, contribuindo para o diabetes.
11. Benefícios da Genciana Contra o Envelhecimento Precoce:
Quando se trata de beleza, o Zinco presente na Genciana exerce uma poderosa influência sobre a boa aparência da pele e dos cabelos, evitando males como a acne e retardando o aparecimento dos sinais do envelhecimento.
O processo de envelhecimento também é retardado nos olhos, de modo que a degradação da visão acontece bem mais lentamente caso haja bons níveis de Zinco.
12. Promove a Saúde do Cérebro:
A Niacina presente em grandes quantidades na Genciana é tão importante para o cérebro que a neblina cerebral e outros sintomas psiquiátricos foram associados à sua deficiência. Além disso, uma pesquisa mostrou que algumas formas de esquizofrenia podem ser tratadas com Niacina – pois a vitamina ajuda a desfazer o dano causado ao cérebro.
A Niacina também pode prevenir a perda de memória nos idosos e auxiliar no tratamento da Depressão. Pode manter o cérebro saudável no caso da doença de Alzheimer. No entanto, os resultados foram misturados.
13. Combate a Anorexia:
Devido precisamente por sua ação amarga, a Genciana estimula a secreção de todas as glândulas digestivas, incluindo as glândulas salivares. Por essa razão, abre o apetite (combatendo assim a anorexia) e auxilia a digestão
14. Combate Infecções:
Um dos benefícios mais importantes é a sua utilidade para tratar de forma tópica fungos e infecções na pele. A Genciana é muito eficaz para combater a Cândida Albicans, um fungo que causa infecções na pele e nas mucosas, provocando manchas brancas na pele ou aftas, bem como erupções na região da fralda.
15. Benefícios da Genciana Para Saúde do Fígado:
A Genciana ajuda no melhoramento da saúde do fígado estimulando a produção de bile. Isso não só ajuda na promoção da digestão, como também previne a lentidão do fígado, agilizando a digestão de proteínas e gorduras. Como resultado, as pessoas se sentem menos cansadas depois de consumirem uma refeição pesada.
16. Melhora a Digestão:
Durante séculos, a Genciana tem sido usada para tratamento de uma variedade de doenças do estômago. Acreditava-se na medicina tradicional e popular que as ervas amargas, como a Genciana, antes de uma refeição melhorava o processo digestivo aumentando os sucos gástricos e saliva, cujo pode quebrar os alimentos.
Uma pesquisa descobriu que consumir a Genciana ajuda na redução dos casos de azia, dispepsia e constipação. Para melhorar a digestão e prevenir a azia ou indigestão, saboreie um copo quente de água com 1-3 ml de Raiz de Gentia 30 minutos antes de comer. Esta mistura também pode ser consumida após uma refeição para tratar azia.
17. Promove a Saúde da Pele:
Então, você está sofrendo com perda de apetite? Isso significa que seu corpo não está recebendo nutrientes suficientes e sua pele será o primeiro órgão do seu corpo à mostrar os efeitos da deficiência de nutrientes.
Quando você consome a Genciana, seu apetite aumenta. Isto significa que existem nutrientes suficientes para diferentes órgãos e sistemas. Desta forma, sua pele começa a florescer e ter um olhar saudável.
18. Benefícios da Genciana Contra Espasmos Musculares:
Estudos recentes revelam que a Genciana poder ser altamente utilizada para tratar espasmos musculares e se livrar de vermes parasitas do corpo.
19. Aumenta o Apetite:
A Genciana é recomendada principalmente em tratamentos de distúrbios digestivos, incluindo, anorexia, bulimia e depressão. Sua raiz, quando ingerida por meio de chá, proporciona o aumento de apetite.
O amargo proporcionado pela planta aumenta a vontade de se alimentar, proporcionando uma melhora significativa em diversos tratamentos. Vários estudos já estão sendo desenvolvidos com o objetivo de aprovar o efeito positivo e significativo da raiz de Genciana.
20. Promove o Transito Intestinal:
Dotada de uma considerável quantidade de substância amargas que têm função favorável aos movimentos intestinais, a Genciana é um potente estimulante da saliva, do suco gástrico e dos movimentos peristálticos.
Outros Benefícios da Genciana Para Saúde:
- A produção da testosterona também é dependente de níveis significativos de Zinco presente na Genciana, tanto diretamente quanto indiretamente, através do estímulo à glândula tireoide.
- Desintoxica o corpo em nível celular e alivia a dor. As células saudáveis podem absorver nutrientes adequadas ao liberar toxinas e resíduos.
- É uma das melhores maneiras de curar a acne devido ás suas propriedades curativas antibacterianas que ajudam a curar as espinhas.
- Também é usado como ingrediente em alguns produtos de cuidados da pele e cuidados com o cabelo. Quando aplicado topicamente, o enxofre é pensado para tratar condições como verrugas e caspa.
- É altamente eficaz no reforço da imunidade, foi o que mostrou o estudo feito pelo Instituto Linus Pauling.
- Ele é eficaz porque auxilia na proliferação e diferenciação de linfócitos T, além da produção de espécies que combatem doenças.
- Auxilia no transporte de oxigênio do corpo para os músculos e cérebro, o que aumenta o desempenho físico e a agilidade mental do organismo.
- De acordo com os autores do relatório, loções e / ou produtos de limpeza contendo enxofre na Genciana podem ajudar a melhorar os benefícios de outras terapias tópicas e orais para a rosácea.
- Tem uma incrível ação antiparasitária. Quando os parasitas se juntam no revestimento intestinal de alguém, eles podem viver, reproduzir e tirar nutrientes do corpo.
- Ele desintoxica o corpo em nível celular e alivia a dor. As células saudáveis podem absorver nutrientes adequadas ao liberar toxinas e resíduos.
Receita do Chá de Genciana:
- Para preparar o chá, você deverá usar as folhas e as raízes, e consumir sempre antes das principais refeições.
- Em um recipiente, coloque uma xícara de água e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, coloque uma colher de chá da raiz e tampe, deixando descansar por cerca de dez minutos.
- Após esse período, a planta terá liberado suas substâncias ativas em uma quantidade ideal para o tratamento das doenças citadas acima.
- Você pode coar, esperar amornar e consumir em seguida, em uma dose entre duas e três vezes ao dia.
Malefícios da Genciana:
Se consumida em grande quantidade, a Genciana pode provocar dor de cabeça e vômitos. Vale ressaltar que a ingestão dessa erva é contraindicada para gestantes e hipertensos, podendo provocar úlceras no estômago.