Os Flavonoides são um grupo diversificado de fitonutrientes (produtos químicos vegetais) encontrados em quase todas as frutas e vegetais.
Juntamente com carotenóides, eles são responsáveis pelas cores vivas em frutas e vegetais.
Eles são o maior grupo de fitonutrientes, com mais de 6.000 tipos. Alguns dos Flavonoides mais conhecidos são quercetina e kaempferol.
Nos últimos anos, os cientistas recorreram a vários deles para explicar alguns dos benefícios para a saúde associados a dietas ricas em frutas e vegetais, de acordo com o Instituto Linus Pauling.
Como outros fitonutrientes, eles são poderosos antioxidantes com benefícios anti-inflamatórios e do sistema imunológico.
As dietas ricas em alimentos contendo esses fitonutrientes às vezes são associadas ao câncer, a prevenção de doenças neurodegenerativas e cardiovasculares.
Alimentos ricos em flavonoides:
- Grãos de cacau;
- Mirtilos;
- Farinha de Alfarroba;
- Chá Branco;
- Rúcula;
- Açaí;
- Laranja;
- Limão;
- Espinafre;
- Tomilho;
- Camomila;
- Nozes;
- Hortelã;
- Endro;
- Vinho Tinto.
Além destes alimentos, eles ainda podem ser encontrados em outros tipos de alimentos.
Agora, confira em detalhes os Benefícios dos Flavonoides Para Saúde:
Benefícios dos Flavonoides
Efeitos antioxidantes:
Esses fitonutriente pode proteger as células do corpo de radicais livres nocivos da fumaça de cigarro e outros contaminantes ambientais, de acordo com a Cleveland Clinic.
O dano dos radicais livres pode aumentar o LDL, ou o colesterol “ruim”, aumentando o risco de doença cardíaca.
Risco de Câncer:
Estudos descobriram que os fitonutrientes inibem uma variedade de câncer em animais.
mas existem evidências insuficientes para demonstrar que o alto consumo de Flavonoides pode reduzir o risco de câncer humano, de acordo com o Instituto Linus Pauling.
No entanto, pesquisadores da Universidade de Cornell descobriram que os extratos de cebolas ricas em Flavonoides proporcionavam fortes efeitos anti-proliferação contra células de câncer de fígado e cólon.
Protege Contra a Osteoporose:
Pesquisas revelaram que as isoflavonas de soja, um tipo de flavonoide, podem ajudar na prevenção da osteoporose, pós-menopausa e melhorar a resistência óssea geral, diminuindo assim o risco de fraturas em mulheres na menopausa porque aumenta significativamente a densidade mineral óssea.
Excesso de Flavonoides:
O excesso de Flavonoides, poderá, ao longo da sua evolução remover a pressão que modela sistemas endógenos (do próprio organismo), levando a uma não expressão de genes envolvidos na defesa do nosso corpo.
Este excesso também pode inibir a proliferação de células saudáveis.