Chá de Alpiste serve para quê? Veja benefícios e como fazer. além disso, O alpiste (Phalaris canariensis) é uma planta pertencente à família Poaceae e de gênero Phalaris.
Em sua estrutura morfológica apresentam as folhas finas e alongadas, geralmente são herbáceas silvestres e de hastes ocas.
Dessa planta, costuma-se utilizar tanto suas sementes quanto seus frutos.
É bastante conhecido por seu uso como alimento de aves, mas ela possui outras aplicações que podem servir inclusive para nós, humanos.
Dessa maneira, sua recomendação mais comum é destinada para terapia de diurese, sendo neste caso aconselhável o acompanhamento de um médico especialista.
Mas, também pode ser utilizado por pessoas que pretendem emagrecer, como sempre, devendo estar fortemente relacionada a uma dieta equilibrada e também à prática de exercícios físicos.
A semente de alpiste é riquíssimo em fibras que são responsáveis pela facilitação do transito intestinal e auxílio ao organismo na eliminação das toxinas que são ingeridas na alimentação. Também se pode falar das características anti-inflamatória e regeneradora de funções hepáticas e pancreáticas, mas estas ainda são objetos de estudos contínuos.
Valor Nutricional do Chá de Alpiste:
É muito rico em lipase, uma enzima que ajuda na eliminação de gorduras, por isso é altamente recomendado combater a obesidade e a celulite. Consumo aconselhável em caso de gota, edema e úlcera estomacal. Muito bom para ajudar a eliminar líquidos, é um ótimo diurético. Ideal na luta contra a hipertensão. Indicado em condições de rim e bexiga. Tem propriedades emolientes (previne a inflamação).
Benefícios do Chá de Alpiste Para Saúde:
1. Ajuda no Emagrecimento:
O Chá de Alpiste tem ação diurética e combate a retenção hídrica, dessa forma, ajuda o corpo a desinchar dando uma sensação de perda de peso. Em contrapartida, ao consultar alguns nutricionistas, essa informação foi negada, pois o emagrecimento só é possível após a adoção de hábitos saudáveis de vida e mudança na alimentação.
2. Protege o Fígado:
As enzimas deste maravilhoso Semillita são ideais para os órgãos internos inchados, como o fígado, rins e pâncreas remédio natural: alpiste um regenerador pancreático muito poderosa, por isso ajuda significativamente para reduzir o elevado nível de erradicar a glicose no sangue diabetes em nenhum momento Elimina a cirrose aumentando a contagem de hepatócitos do fígado e, claro, desinflama.
3. Benefícios do Alpiste Como uma Excelente Fonte em Vitaminas:
O Alpiste possui vitaminas do complexo B, vitamina E, vitamina A, cálcio, fósforo, manganês, ferro, potássio, além de ser rico em fibras e proteínas.
4. Benefícios do Alpiste Para Hipertensos:
Os Hipertensos também podem usar o chá dessa semente como uma forma de tratamento. Em poucas semanas começam a surgir os efeitos.
5. Ajuda no Controle do Colesterol:
A bebida de alpiste é ótima para ajudar no tratamento do colesterol, devido a presença de enzimas que ajudam a limpar a gordura presente nos vasos sanguíneos.
6. Combate Ansiedade e Depressão:
O Chá de Alpiste também pode ser usado para prevenção da ansiedade e depressão, devido ao seu alto teor de triptofano, composto essencial na formação da serotonina, o “hormônio do prazer”.
7. Combate o Inchaço do Corpo:
Por conter propriedades diuréticas, tanto o Chá de Alpiste quanto o leite de alpiste favorecem a eliminação de líquidos pelo corpo, combatendo naturalmente o inchaço, principalmente o abdominal.
8. Inibe o Envelhecimento Precoce:
Pelo fato do Chá de Alpiste ser bastante rico em antioxidantes, ele é tido como um poderoso combatente natural do envelhecimento precoce, agindo contra os radicais livres responsáveis pela deterioração celular. Desse modo, o consumo do leite e do chá desta semente está associado a uma pele muito mais bonita e saudável.
9. Combate infecções Urinárias:
Por ter efeito diurético e também por favorecer a proteção dos rins, o Chá de Alpiste consiste em um grande aliado na prevenção e tratamento de infecções urinárias.
10. Contém Fontes de Proteínas:
Algumas informações circulam na internet que um dos Benefícios do Chá de Alpiste é a grande quantia de proteínas presente em um copo de 200 ml de leite de alpiste, que beira a mesma quantidade de 3 kg de carne.
Segundo especialistas da saúde, essa informação é falsa, o correto é afirmar que a quantidade de proteínas de 4 litros de leite de leite do Chá de Alpiste pode ser comparada com as proteínas de 3 kg de carne, além disso, não existem comprovações que essa proteína é boa para o consumo humano.
Confira Outros Benefícios do Chá de Alpiste:
- Tem uma poderosa capacidade de recarga enzimática;
- Excelente fonte de antioxidantes, que previnem o envelhecimento e o desgaste prematuro da pele;
- Ótimo conteúdo de proteínas vegetais;
- As enzimas deste maravilhoso Semillita são ideais para os órgãos internos inchados, como o fígado, rins e pâncreas remédio natural: alpiste um regenerador pancreático muito poderosa, por isso ajuda significativamente para reduzir o elevado nível de erradicar a glicose no sangue diabetes em nenhum momento;
- Elimina a cirrose aumentando a contagem de hepatócitos do fígado e, claro, desinfla. Recarregue os rins com enzimas, ajude a eliminar o excesso de fluidos;
- Previne a arteriosclerose;
- Ajuda em casos de gota e outros tipos de reumatismo, edema, gastrite e úlceras estomacais;
- Ideal para combater a hipertensão;
- Ele contém lipase, uma enzima que ajuda a purificar gorduras prejudiciais nas veias, artérias, ou simplesmente depósitos de gordura, de modo que serve como um remédio extraordinária contra a obesidade, celulite, abdômen inchado, etc.
- Ajuda a queimar gordura, diminui o colesterol, fornece tônus muscular. Muito boa comida para dietas de controle de peso ou para baixar o colesterol;
- Um ótimo remédio para doenças dos rins e da bexiga (cistise), eficaz contra infecções urinárias, já que mata bactérias no trato urinário;
Como Consumir o Chá de Alpiste:
Além do Chá e do Leite, você também pode adicioná-lo em receitas como massas de pães, tortas, etc. Por possuir fibras, auxilia bastante o tratamento de problemas da flora intestinal. Quanto ao leite de alpiste, existe uma dica que não pode ser deixada de lado: nunca adicione açúcar, pois ela anula seu princípio ativo.