A Castanha Portuguesa é um fruto seco muito procurado no fim do ano, principalmente para as ceias de Natal e Ano Novo, inclusive pelo seu período de comercialização ser de outubro a janeiro.
Esse alimento apresenta diversas formas de consumo e comercialização, como castanha congelada, castanha torrada, castanha em conserva, castanha em calda, farinhas, aperitivos, entre outros.
Além disso, por não conter glúten, essa oleaginosa atende ao grupo dos portadores da doença celíaca, já que a farinha de Castanha Portuguesa é uma alternativa saudável em substituição ao trigo e outros farináceos que possuem glúten.
O que é a Castanha Portuguesa?
Essas oleaginosas ainda não são muito populares no Brasil, mas com o tempo vêm ganhando admiradores tanto pelo seu sabor como por suas características nutricionais.
Muito consumida no Natal e Ano Novo no hemisfério norte, as castanhas são usadas em receitas como o monitoramento ou o enchimento de aves típicas nesta época do ano.
Valor Nutricional da Castanha Portuguesa
Rico em vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais, a maioria dos benefícios da castanha refere-se ao poder de fortalecer o sistema imunológico, impedindo o nosso corpo de uma série de doenças.
Além disso, é uma fonte de fibra e proteína que pode ajudar o sistema digestivo e também para aqueles que querem perder peso com saúde, pois proporciona uma grande sensação de saciedade logo após consumi-lo.
Benefícios da Castanha Portuguesa
1. Sistema Imunológico:
Por conter uma alta concentração de vitamina C e outros antioxidantes importantes, a Castanha Portuguesa é um excelente alimento para fortalecer o sistema imunológico. A vitamina C não estimula apenas a produção de glóbulos brancos, mas também atua como um antioxidante, bloqueando a ação dos radicais livres antes que eles possam prejudicar as células saudáveis, causando doenças crônicas e até mesmo alguns tipos de câncer.
2. Saúde dos Ossos:
O cobre e o magnésio são minerais essenciais para a saúde dos ossos, ajudando o primeiro no processo de absorção de ferro e o segundo aumentando a densidade óssea.
Além desses dois minerais, as castanhas também são uma fonte de cálcio e fósforo, que podem ajudar no crescimento e desenvolvimento dos ossos e na prevenção de doenças como a osteoporose.
3. Sistema Digestivo:
No mundo das castanhas, a Castanha Portuguesa é uma das fibras que mais rapidamente contêm em sua composição, tornando-se uma ótima opção para quem tem problemas gastrointestinais. Em cada 100 gramas, 3 são fibras.
As fibras ajudam a moldar a massa fecal, facilitando o trânsito intestinal e regulando o movimento intestinal. Além disso, outros benefícios da Castanha Portuguesa são o poder de prevenir a inflamação e algum desconforto, como constipação e diarreia.
Uma dieta rica em fibras também pode ajudar na absorção de nutrientes, o que significa que você estaria aproveitando ainda mais as propriedades de todos os alimentos que você consome.
4. Função Cerebral e Cognição:
A Castanha Portuguesa tem muitos nutrientes que contribuem para o funcionamento do cérebro e cognição. Primeiro, é rico em vitaminas do complexo B, substâncias diretamente relacionadas ao desenvolvimento neurológico.
Além disso, o potássio encontrado na castanha pode melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro, promovendo uma melhor saúde do sistema nervoso, favorecendo a concentração e a memória.
5. Prevenção de Doenças Crônicas:
Muitas doenças crônicas são desencadeadas pela ação dos radicais livres, subprodutos da respiração celular que podem ser prejudiciais à nossa saúde. Os radicais livres podem causar mutação celular, resultando em alguns tipos de câncer e algumas doenças crônicas, como a doença de Alzheimer.
Sem antioxidantes, como os encontrados na castanha, nosso corpo estaria lutando o tempo todo contra a ação dos radicais livres, então consumir alimentos ricos em antioxidantes melhora a defesa natural do corpo.
6. Sistema Cardíaco:
Nosso corpo precisa de certos tipos de gordura que são essenciais para o corpo, como os ácidos graxos, abundantes na castanha e na maioria das nozes.
Estas substâncias são capazes de regular o colesterol, reduzir a inflamação no corpo e prevenir coágulos sanguíneos, reduzindo o risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e outras doenças cardíacas.
7. Ajuda a Combater Problemas Respiratórios:
A maioria das doenças respiratórias está associada à inflamação, como tosse, resfriado e bronquite. Para melhorar a imagem geral, recomenda-se usar expectorantes. Esses benefícios da castanha vêm de suas propriedades expectorantes, que podem ajudar na saúde respiratória, prevenindo e tratando algumas doenças relacionadas à inflamação.
8. Melhora a Função Tireoidiana:
A tireoide é responsável pela produção dos hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), por regular a velocidade com que nosso corpo usa energia e controla a sensibilidade do corpo a outros hormônios.
O ácido elágico presente no castanheiro ajuda a manter a função da tiróide quando alguém sofre de hipertiroidismo, uma vez que suprime a secreção do hormônio, trazendo controle sobre a glândula tireoide.
9. Pode Ajudar na Perda de Peso:
Para perder peso com a saúde, nada melhor do que combinar uma rotina de exercícios com um suprimento completo de nutrientes. E para isso, também há benefícios da castanha.
Além de seu grande conteúdo de nutrientes, é uma das nozes que tem mais fibras. Eles são o que fazem você mais satisfeito e, claro, ter o seu apetite.
Além disso, a água e os minerais em sua composição ajudam a controlar e reabastecer eletrólitos perdidos se você se exercitar.
10. Benefícios da castanha durante a gravidez
As mulheres grávidas devem consumir porções extras de alimentos nutritivos, uma vez que precisam oferecer ao seu bebê uma boa dose de vitaminas e minerais que ajudarão no seu desenvolvimento.
A castanha equilibra os eletrólitos no corpo, evitando a recorrência de cãibras e fornece cálcio e vitaminas importantes para os ossos. Seu alto teor de fibraswi também pode ajudar na prevenção da constipação, contribuindo para um fluxo intestinal mais saudável.
Receita da Farofa de Castanha
INGREDIENTES:
- 300 gramas de castanhas cozidas;
- 300 gramas de farinha de mandioca;
- 100 g de manteiga sem sal;
- 1 cebola picada;
- ½ xícara de chá picado azeitonas pretas;
- Salsa picada a gosto;
- Sal e pimenta preta a gosto.
MODO DE PREPARO:
- Asse as nozes como indicado acima.
- Em uma frigideira, aqueça metade da manteiga.
- Adicione a farinha gradualmente, mexendo sempre. Farinha de Torre e reserve.
- Na mesma frigideira, refogue a cebola com metade da manteiga por cerca de cinco minutos ou até a cebola ficar dourada.
- Adicione as nozes picadas grosseiramente e refogue por alguns minutos.
- Adicione as azeitonas e salsa.
- Adicione a farinha nesta mistura e refogue por alguns minutos.
- Você pode adicionar bacon picado com a cebola para dar mais sabor.
Malefícios da Castanha Portuguesa
Mesmo como alimento saudável, a castanha pode causar alguns efeitos indesejáveis.
O excesso de vitamina B6, abundante em castanha, está associado a complicações no cérebro e nos nervos, já que o consumo é alto e por longos períodos.
A anafilaxia é outra complicação do consumo de castanha. Esta é uma reação alérgica que causa sintomas de asma. Quem é alérgico a nozes deve se certificar de que não é alérgico a castanha.