A flor amarelinha que desabrocha no final do verão é o que dá significado ao nome da herbácea pertencente da família Asteraceae, a Vara-de-Ouro. Tendo como nome científico Solidago virga aurea, a planta possui uma historicidade medicinal de longa data e se destaca por ser utilizada para tratar casos de próstata. Originada no Oriente Médio, a planta foi difundida no mundo todo e por isso possui vários nomes, como erva dos judeus, solidago e vira aurea.
Atualmente, ela é conhecida pela sua composição que conta com flavonoides, sapotinas, óleo de cânfora entre outros. E é exatamente por esses fatores, juntamente com suas propriedades que a planta possui efeitos medicinais importantíssimos para a garantia da saúde humana. Veja tudo sobre esta planta:
Origem do Vara de Ouro:
A Vara-de-Ouro é uma planta medicinal muito utilizada para ajudar no tratamento de feridas e problemas respiratórios, como catarro.
O seu nome científico é Solidago Virga Aurea e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.
Propriedades da Vara de Ouro:
As propriedades da Vara-de-Ouro incluem sua ação adstringente, antidiabética, anti-séptica, cicatrizante, digestiva, diurética, expectorante e relaxante.
Para que Serve a Vara de Ouro:
A Vara-de-Ouro serve para ajudar no tratamento de catarro, diarreia, dispepsia, problemas de pele, feridas, problemas de fígado, dor de garganta, gases, gripe, infecções urinárias, picadas de insectos, pedra nos rins e úlceras.
Modo de uso da Vara de Ouro:
A Vara-de-Ouro pode ser utilizada sob a forma de chá, feito a partir das suas folhas. Assim, para problemas de pele deve-se utilizar uma compressa molhada no chá sobre a região afetada.
Chá de Vara-de-Ouro: colocar uma colher (de sopa) das folhas secas em uma xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber 3 xícaras por dia.
Malefícios da Vara de Ouro:
Não foram encontrados efeitos colaterais da Vara-de-Ouro.
Contra Indicações da Vara de Ouro:
A Vara de Ouro está contraindicada para pacientes com inchaços, insuficiência cardíaca ou renal.