A Dolomita é um mineral encontrado na natureza, mais precisamente nas rochas calcárias, sua composição é formada por carbonato de Cálcio e magnésio. Podemos dizer que ela lembra a argila, no entanto, tem uma coloração esbranquiçada em sua forma in natura.
A Dolomita é um mineral que muito se assemelha à argila. Porém, ela possui uma textura mais fina e possui uma boa concentração de carbonato de sódio e magnésio. Seu uso medicinal vem desde a antiguidade, quando já era muito utilizada por chineses e babilônicos.
Hoje em dia, graças as inúmeras pesquisas, descobriu-se diferentes tipos de benefícios desse mineral para o corpo humano, principalmente por se tratar de elementos que não são encontrados com tanta frequência na nossa alimentação.
A Dolomita foi descoberta por um geólogo francês chamado Deodat Dolmieu, e desde 1930, seu pó vem sendo utilizado para prevenir osteoporose,e para recuperação de massa óssea, devido à sua alta concentração de Cálcio. Pesquisas realizadas em Israel, comprovaram a presença de calcitriol (hormônio que fixa o Cálcio nos ossos), em calcário dolomítico brasileiro.
Propriedades e Nutrientes:
Ela possui em sua composição uma maior concentração de magnésio e Cálcio. De cor branco acinzentado, esse mineral chama a atenção por sua beleza.
Ela possui a função mais eficiente que o Leite, age como calmante, combate o estresse, cansaço tanto físico como mental, perda de memória, déficit de atenção, hiperatividade, irritabilidade, insônia, problemas digestivos, enjoos na gravidez, úlceras gástricas, flatulência, colite, Hemorroidas, fissuras, diminui a pressão sanguínea e aumenta o desempenho do sistema vascular. Por isso, confira a seguir Os 20 Benefícios da Dolomita Para Saúde:
Benefícios da Dolomita Para Saúde:
1. Proporciona Auxílio no Tratamento de Doenças:
Muitas enfermidades podem ser tratadas, de modo complementar, com o uso da Dolomita, como nos casos de cólicas, dores reumáticas, contusões, dores ciáticas, artrites, osteoporose, neurite, Lúpus, entre outras.
2. Trata Dores Reumáticas e Artrite:
Os tratamentos terapêuticos evidenciam que o uso da Dolomita é muito eficaz para amenizar dores como artrite, ciáticas, osteoporose, contusões, Lúpus, entre outras.
3. Promove o Relaxamento Muscular:
Os músculos do nosso corpo precisam estar em sintonia, por isso, deve haver um equilíbrio entre a contração e o relaxamento deles. Isso, só é possível devido ao Cálcio responsável por contrair os músculos e o magnésio que tem a função de relaxar. A Dolomita possui esses dois minerais importantes que são utilizados no tratamento de fadiga e dores musculares.
4. Beneficia a Saúde Cardiovascular:
Um dos Benefícios da Dolomita também é aturar em favor do coração, pois as suas propriedades nutricionais promovem uma flexibilização arterial, melhorando a circulação do sangue. Portanto, pode ser consumida para controle da pressão arterial, bem como para evitar doenças como AVC ou infarto no miocárdio.
5. Protege a Saúde Bucal:
A Dolomita também pode ser usada como fator de prevenção e tratamento da higiene bucal, não somente na hora da limpeza, mas também para tratar o mau hálito, gengivite e afta.
6. Combate Males Intestinais:
A Dolomita pode ser usada, principalmente, em forma de pasta, para combater diversos males intestinais, tais como a Diarreia, má digestão, gases, intoxicação alimentar, Gastrite e úlceras.
7. Funciona como Anti-inflamatório:
Por causa de suas propriedades anti-inflamatórias e tonificantes, a Dolomita auxilia no tratamento de processos inflamatórios, agindo também como descongestionante e calmante. Além disso, também fortalece o sistema imunológico, normalizando o processo metabólico.
8. Fortalece os Cabelos:
A Dolomita age no controle da oleosidade do couro cabeludo, desse modo, cura as caspas e seborreia responsáveis pela queda excessiva dos fios. O resultado é um cabelo bonito, saudável, forte e brilhoso.
9. Alivia Sintomas da TPM:
Outro benefício da Dolomita é proporcionar alívio dos sintomas da TPM e cólicas menstruais. Ela também ajuda na reposição de Cálcio e magnésio, por isso previne a osteoporose, mantendo os ossos saudáveis.
10. Deixa a Pele Bonita:
Você já deve ter ouvido falar da ” máscara de porcelana”, ela é feita com a Dolomita, pois o mineral penetra rapidamente nos poros conferindo uma revitalização efetiva da pele, além disso, fornece outros efeitos como tonificação e cicatrização em casos de espinhas, acnes, micoses, ferimentos e manchas.
11. Trata Problemas Estomacais:
Desde a antiguidade a Dolomita era utilizada para cuidar do estomago, hoje não é diferente, ela continua atuando nos males que atinge esse órgão como a Gastrite, úlceras, má digestão, gases, Diarreia e intoxicação alimentar.
12. Ajuda na Reposição e Absorção de Nutrientes:
Esse mineral é importante também, pois facilita a absorção de ácido úrico no organismo, bem como a reposição de Cálcio e magnésio.
Outros Benefícios da Dolomita:
- Auxilia no tratamento contra acnes, coceiras e assaduras;
- Poderoso remédio contra o Sarampo;
- Combate estrias e celulite;
- Previne de manchas e flacidez na pele;
- Ajuda a clarear os dentes;
- Elimina a oleosidade do cabelo;
- Combate o mau cheiro nos pés;
- Auxilia no alívio de dores de picadas de insetos.
Como Usar e Onde Encontrar Dolomita:
A Dolomita pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. É utilizada como cataplasma, para fazer banhos ou em forma de pasta. Normalmente, ela vem em forma de pó.
Para usá-la, basta fazer uma pasta, aplicar na região desejada, deixando agir por 20 minutos e depois enxaguar. Para todos esses usos, no entanto, é importante consultar um especialista para que ele oriente corretamente a respeito, tendo em vista que suplementação de Dolomita só pode ser feita com prescrição médica.
Malefícios da Dolomita:
A Dolomita é contraindicada para pessoas com insuficiência renal e para quem tem hipersensibilidade aos ingredientes da sua fórmula. De maneira geral com o uso o correto os efeitos adversos são raros, mas é muito importante consultar o médico antes da sua utilização.
É importante que as pessoas conheçam os minerais que fazem bem para a saúde, sobretudo, devem buscar orientação médica quando se trata de suplementação alimentar, pois não se sabe quais as reações adversas que o consumo em excesso de uma vitamina ou mineral pode causar.