O Chá de Melissa possui uma grande variedade de nutrientes. Estudos têm demonstrado a versatilidade desse planta que pode ser uma grande aliada da saúde.
O Chá de Melissa é contraindicado para pacientes com pressão baixa. O consumo de doses elevados da planta pode levar à queda de pressão, irritação gástrica e bradicardia.
O Chá de Melissa ou erva cidreira verdadeira – como preferir chamar – é uma erva usada tradicionalmente para uma variedade de fins cognitivos como melhorar a cognição, reduzir o estresse, ansiedade e também para acalmar os nervos e relaxar o corpo.
A ESCOP (European Scientific Cooperative On Phytotherapy ou Cooperativa Europeia Científica sobre Fitoterapia) lista seu uso interno para alívio de tensão, agitação, irritabilidade e tratamento sintomático de distúrbios digestivos.
Evidências recentes sugerem que a erva atua também como sedativo sobre o sistema nervoso central e a German Standard License aprova seu uso para distúrbios nervosos do sono e também do trato gastrointestinal.
A erva ganhou uma reputação por ser uma excelente aliada para melhorar a saúde, hoje em dia estudos científicos servem apenas para reforçar sua reputação. Então, confira Os 10 Benefícios do Chá de Melissa Para Saúde:
Benefícios do Chá de Melissa Para Saúde:
1. Combate a Gastrite:
Você tem óleos essenciais que são ótimos na hora de combater problemas como a gastrite. É muito boa para a digestão em geral.
2. Elemina o Excesso de Gases:
Na hora de combater o meteorismo, você pode tomar um gostoso Chá de Melissa que acalmará qualquer problema de gases que tiver.
3. Combate o Estresse:
O Chá de Melissa tem excelentes propriedades para a melhorar digestão e combater o estresse, a melissa é considerada um grande relaxante. E isso sempre é algo bom para quando você está estressado.
4. Trata a Hipertensão:
Essas qualidades miorrelaxantes da melissa ajudam também a que você esteja mais sereno e que a hipertensão sossegue um pouco graças ao seu consumo.
5. Combate a Ansiedade:
Assim como ajuda contra o estresse, a melissa serve para a insônia, a ansiedade e outros transtornos nervoso.
6. Melhora o Funcionamento do Cérebro:
O Chá de Melissa é carregada com antioxidantes que mantêm as células a salvo de danos causados por radicais livres. Estudos sobre os ácidos eugenol e rosmarínico mostram que essas substâncias deixam o cérebro mais saudável. Outros antioxidantes importantes incluem ferúlico, ácido caféico e quercetina.
7. Combater a Febre:
O Chá de Melissa possui propriedades diaforéticas, o que significa que pode ser usada para induzir a transpiração, o que é especialmente útil caso esteja tentando se livrar da febre.
8. Previne o Diabetes:
Pode diminuir o índice de glicose no sangue quando consumido frequentemente.
9. Auxilia na Perda de Peso:
O Chá de Melissa acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico, isso aumenta a queima de gordura auxiliando assim no emagrecimento.
10. Tratar Inflamação:
O Chá de Melissa também possui fortes poderes anti-inflamatórios, cujo pode torna-se útil tanto para inflamações internas quanto externas.
Modo de Preparo do Chá de Melissa:
Leve ao fogo uma chaleira com 200 ml de água e deixe ferver. Acrescente em torno de 10 folhas secas de melissa, tampe, e deixe agir por 10 ou 15 minutos. Quando estiver em temperatura ideal para ser consumido, coe, acrescente a quantidade de açúcar que lhe agrada e, caso deseje, pode pingar no Chá de Melissa ainda quente algumas gotas de limão. Caso queira fazer a quantia para mais pessoas, acrescente mais 200 ml e 5 folhas de melissa.
Consuma-o, preferencialmente, antes de dormir. Não é recomendado ingeri-lo muitas vezes por dia, já que ele promove o relaxamento e você talvez perca parte da energia que precisa para efetuar suas atividades. Se quiser beber o Chá de Melissa mais de uma vez, não há contraindicações, mas opte por fazer a partir de umas 4 horas antes de seu horário de dormir, para ter uma noite tranquila e acordar devidamente revigorado.
Contraindicações do Chá de Melissa:
O Chá de Melissa é contraindicado para pacientes com pressão baixa. O consumo de doses elevados da planta pode levar à queda de pressão, irritação gástrica e bradicardia.