Bacopá é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, O Bacopá é uma erva muito utilizada na medicina tradicional da índia.
Lá os curandeiros geralmente usam essa erva para tratar a ansiedade e os distúrbios de memória, ela também é conhecida por ser usada como remédio natural para o hipotireoidismo. Mas essa planta possui mais benefícios. Veja tudo sobre esta planta:
Origem do Bacopá:
O Bacopá, conhecido cientificamente como Bacopá monnieri é uma erva que pertence à família das Scrophulariaceae. Outros nomes mais populares são pacoba, pacobeira e pacova. Essa erva é um tipo de tônico chamado de “Brahmi”, que faz referência ao Deus Brahma, criador do panteão hindu. Sua utilização vem há mais de 3000 anos.
Propriedades e Benefícios do Bacopá:
Entre as suas principais propriedades, temos as de seguintes ações: antirreumática, cicatrizante, digestivo, eupéptica, estomáquica e vulneraria.
É muito utilizada para melhorar a capacidade de memorização e de retenção de informações. Ela melhora significativamente a capacidade de aprendizagem.
É promissora em tratamentos referentes a transtornos de memória, vários estudos afirmam que Bacopá pode ajudar a preservar a memória e melhorar a função cognitiva, bem como trata da depressão, ansiedade, da frequência cardíaca e da doença de Alzheimer.
É usada para aliviar a tensão, distúrbios nervosos e digestivos, como o esgotamento nervoso e o stress; infecções bacterianas, nas infecções de garganta pode-se diluir a tintura e usa-la para gargarejar, sendo engolida logo em seguida. É útil também para tratar diversos problemas bacterianos, incluindo a acne.
Essa planta é usada também no tratamento de frieiras, queimaduras, reumatismo, angina, chaga e feridas.
O extrato de Bacopá pode ser encontrado no mercado, mas faça seu uso apenas se seu médico indicar. Pergunte ao profissional sobre seu uso!
Contraindicações e Malefícios:
Embora a planta seja considerada segura, ela pode vir a causar alguns efeitos colaterais como a boca seca, náuseas e a fadiga muscular. Além disso, nenhuma planta deve ser consumida em excesso.