O Cipó Cabeludo possui ricas propriedades que beneficiam a saúde do corpo humano.
É uma planta arbustiva de pequeno porte, possui sabor amargo e cheiro aromático.
A extremidade dos ramos mais novos se apresenta coberta de pelo que possui suma cor castanha clara.
Os princípios ativos da planta incluem taninos e matérias aromáticas e pépticas e ela pode ser utilizada em forma de chá, cápsulas (pó) e tintura (líquido).
O Cipó Cabeludo é popularmente utilizado para tratar as doenças das vias urinárias e litíases vesicais, além das afecções reumáticas. O Cipó Cabeludo possui os caules arredondados densamente, as suas folhas são opostas, pecioladas e possuem de 5 a 10 centímetros de comprimento por 3 a 5 centímetros de largura.
É uma espécie esciófita até eliófita, e indiferente quanto as condições físicas do solo. Geralmente florescem de novembro a abril.
Origem do Cipó Cabeludo:
O Cipó Cabeludo, cientificamente conhecido como Mikania hirsutissina, é uma planta originária da flora brasileira, é encontrada nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
É uma planta muito abundante na mata sul e possui uma bela afloração melífera. Muito utilizada na medicina popular, principalmente como anti-inflamatório.
Propriedades do Cipó Cabeludo:
Mesmo o Cipó Cabeludo sendo pouco estudada quanto aos seus componentes químicos, podemos afirmar que isso não diminui o seu uso e popularização. Entre seus principais componentes e princípios ativos temos: taninos catéquicos, óleo essencial, flavonas, ácidos terpênicos, sais de Al, Ca, Fe, K, Na e outros.
Suas propriedades medicinais são: antidiarreica, anti-disentérica, diurética, anti-inflamatória renal, antirreumática, bíquica, antinefrítica, adstringente e balsâmica. Então, confira agora os Benefícios do Cipó Cabeludo Para Saúde:
Benefícios do Cipó Cabeludo Para Saúde:
- Por ser um excelente diurético, o Cipó Cabeludo pode ser usado em casos de cistite, prostatite, uretrite, gota, infecções do trato urinário, muco excessivo, cálculos biliares, pedras nos rins, e para ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico na urina e no sangue.
- É um remédio natural preferido para a nefrite e prostatite e é considerado útil na remoção de muco excessivo das vias urinárias e dos brônquios. Ele também é utilizado como um analgésico para neuralgia, reumatismo crônico e artrite e dor muscular geral.
- Os benefícios desta planta para a saúde ocorrem devido à variedade de ação que ela possui no organismo. A planta atua como um antibacteriano, anticoagulante, analgésico e descongestionante, antirreumático, diurético, limpador do sangue.
- Isso porque ele possui doses concentradas de cumarina, óleos essenciais, flavonóis, flavonas, diterpenos, ácido caurenoico, resinas, saponinas e taninos. Com isso, ele pode ser uma ótima opção de cura natural.
Como Usar o Cipó Cabeludo:
Seu consumo pode ser feito na forma de cápsulas, tintura e infusão. Todos podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação. O chá deve ser consumido duas ou três vezes ao dia.
Receita do Chá de Cipó Cabeludo:
INGREDIENTES:
- 2 colheres de sopa da planta Cipó Cabeludo;
- 1 litro de água.
MODO DE PREPARO:
- Adicione duas colheres de sopa da planta em um litro de água e deixe ferver por cerca de 10 minutos. A indicação de consumo deste chá é de 2 a 3 xícaras ao dia.
Tintura de Cipó Cabeludo:
Outra forma comum de consumir o Cipó Cabeludo é através de uma tintura. Esta forma mais concentrada da substância pode ajudar, assim como a infusão feita com ela fresca. Você pode encontrar as tinturas feitas à base de cipó-cabeludo em lojas de produtos naturais e deve usar segundo a recomendação no rótulo, ou cerca de 25 a 100ml ao dia.
Não esqueça de consultar o seu médico antes de usar qualquer tipo de planta como um tratamento.
Malefícios do Cipó Cabeludo:
Não foram encontradas contraindicações na literatura consultada. No entanto, indicamos que, sempre antes de consumir quaisquer medicamentos, sejam eles naturais ou industrializados, você consulte o seu médico. Plantas e medicamentos podem atuar cortando ou intensificando outros medicamentos, ou prejudicando problemas pré-existentes.
É indicado, ainda, que pacientes que façam uso de anticoagulantes tenham monitoramento clínico constante, uma vez que a planta cipó-cabeludo tem efeito redutor sobre a viscosidade sanguínea. Além disso, pacientes que não desejem o efeito de diurese não devem consumir a planta.