O Abrunheiro, cujo nome científico é Prunus spinosa, é arbustiva espinhosa de tamanho pequeno, podendo chegar aos 2 metros de altura. É facilmente encontrada em todo o continente Europeu, exceto nos países nórdicos.
Com casca lisa, folhas serradas, flores brancas e frutos com coloração azul escuro ou vermelho azulado, normalmente é confundido com a ameixeira de damasco, mas é importante frisar que são diferentes.
Nem todas as partes da planta podem ser usadas para fins medicinais, uma vez que algumas partes são tóxicas. Deve-se usar somente as flores e as bagas. Veja tudo sobre esta planta:
Origem do Abrunheiro:
O Abrunheiro, de nome científico Prunus spinosa, é um pequeno arbusto que mede 2 metros e pode ser encontrado em todo o continente europeu, com exceção dos países nórdicos.
Possui casca lisa, folhas oval-lanceolada serradas, flores brancas e frutos do tipo baga, que apresentam coloração azul-escura ou vermelho-azulada.
O abrunho, seu fruto, é facilmente confundido com o da ameixeira-de-damasco e usado como sinônimo deste, embora sejam diferentes.
Benefícios e Propriedades do Abrunheiro:
As flores e bagas da planta são ricas em amigdalina, taninos e vitamina C, e portanto tem efeito fortalecedor do sistema imunológico, laxativo e diurético. Atua ainda como adstringente e é indicado também para o tratamento de pedras nos rins, perturbações digestivas, problemas na bexiga e no trato urinário.
A infusão pode ser usada ainda para o tratamento de tosse oriunda de bronquite crônica, insônia, ansiedade, obesidade, afecções da pele, aftas, acne, fadiga, furúnculo, menstruação irregular e TPM dolorosa.
O fruto pode ser usado ainda para a fabricação de geleias, compotas ou sumo que, quando consumidos regularmente, deixam o organismo mais resistente.
Como Preparar o Chá de Abrunheiro:
Para preparar o chá de Abrunheiro e aproveitar os seus benefícios basta seguir esta receita:
Ingredientes:
- 2 folhas de Abrunheiro;
- 1 litro de água.
Modo de Preparo:
- Coloque a água no fogo até levantar fervura.
- Em seguida, acrescente as duas folhas de Abrunheiro e deixe ferver.
- Quando levantar fervura, desligue o fogo e deixe repousar durante aproximadamente 10 minutos e coe.
- Se preferir, você pode adicionar mel ou sumo de limão.
- A indicação de consumo é de, no máximo, 2 xícaras deste chá ao dia.
Malefícios do Abrunheiro:
A ingestão do chá de Abrunheiro é contraindicado para mulheres grávidas. É necessário ter atenção com a quantidade usada, pois em alta dosagem, esta planta é tóxica, abortiva e pode causar reações adversas como hemorragias, vômitos, diarreias e vertigens.
As cascas do tronco, dos ramos e da raiz do Abrunheiro não devem ser usadas, pois contêm ácido prússico, que pode provocar intoxicação. Além disso, é importante ressaltar que os caroços dos frutos também não devem ser comidos nem mastigados.
Lembre-se que a automedicação pode ser muito perigosa! Por isto, sempre consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.