Nutrientes

Ácido Ascórbico: Fontes, Deficiência, Benefícios e Malefícios

Por Alan Costa, em 09/04/2018 (atualizado em 15/09/2021)
Ácido Ascórbico

O Ácido Ascórbico ou vitamina C é muito importante para a nossa saúde. Além disso, um dos nutrientes mais reconhecidos devido aos benefícios que oferece à nossa saúde, o Ácido Ascórbico é um verdadeiro fortalecedor do sistema imunológico, tendo seu consumo altamente indicado, principalmente durante os períodos frios.

Além de sua contribuição no combate de gripes e resfriados, esta importante vitamina potencializa a nossa saúde graças ao seu efeito antioxidante. Outros benefícios oferecidos pelo Ácido Ascórbico são o seu auxílio para a perda de peso e na obtenção de massa muscular.

Deste modo, a venda de suplementos de Ácido Ascórbico é grande, apesar do consumo do complexo vitamínico não ser necessário para a maior parte das pessoas.

Quando há deficiência de Vitamina C no organismo, os sintomas podem variar de acordo com sua privação, bem como a intensidade da mesma. Os primeiros sintomas da deficiência de Ácido Ascórbico são a fraqueza muscular e anemia, já que a vitamina contribui para a absorção de ferro de maneira significativa.

O nosso sistema imunológico enfraquece, e doenças como resfriados e gripem tornam-se mais frequentes e fortes. Nossos cabelos perdem beleza, já que tornam-se quebradiços, fracos e secos, bem como a nossa pele, que resseca e sofre rachaduras. Outros efeitos da privação de Ácido Ascórbico são as dores nas articulações, aumento de fraqueza, aumento do mau humor e muito cansaço.

Quando privamos nosso organismo de Ácido Ascórbico de forma mais severa, há o surgimento de sangramentos nas gengivas, bem como o surgimento de feridas que nunca cicatrizam, podendo inclusive levar à perda dos dentes.

Fontes de Ácido Ascórbico:

Alguns alimentos são ricos em Ácido Ascórbico e podem ser consumidos frequentemente em sua alimentação. Posso dizer que a laranja é a fruta mais conhecida como fonte natural dessa vitamina. Ainda assim, quero indicar o consumo mais frequente da acerola.

Essa frutinha é facilmente encontrada em todas as regiões do Brasil e pode ser sua principal fonte da vitamina. Apesar de pequena, a acerola é muito potente.

Ela ajuda a reduzir o açúcar no sangue, também combate o estresse oxidativo, que citei mais acima como tão perigoso para a sua saúde, além de outros benefícios. Você também encontra este nutriente em outros alimentos naturais, como por exemplo:

  • Couve-flor;
  • Goji Berry;
  • Tangerina;
  • Melancia;
  • Repolho;
  • Brócolis;
  • Abacaxi;
  • Tomate;
  • Maçã;
  • Kiwi.

Benefícios do Ácido Ascórbico

Benefícios do Ácido Ascórbico Contra a Gota:

O Ácido Ascórbico está associada a redução do risco de gota, que é uma doença dolorosa. Gota é um tipo de artrite, uma inflamação nas articulações e que ataca em grande escala o dedão dos pés.

A área adiposa afligida por essa doença se torna rígida, inflamada e dolorida devido ao excesso de ácido úrico no sangue (hiperuricemia).

Em uma pesquisa realizada em homens na faixa etária de 40 anos (idade em que é mais provável o surgimento da doença) administrada com aumento diário de Ácido Ascórbico, foi constatado que o risco de gota caiu para 31% entre esses homens. Se assuntos como artrite interessam você, é importante ler sobre os sintomas, causas e tratamento para a artrite.

Benefícios do Ácido Ascórbico Para o Desempenho Físico:

Incluir mais alimentos com Ácido Ascórbico na sua dieta diária vai melhorar o seu desempenho físico, e fortalecer a força muscular. Principalmente em pessoas com idade avançada.

Pode melhorar a ingestão de oxigênio durante os exercícios; alguns estudos apontam que ela também pode reduzir a pressão sanguínea.

Antes de realizar execícios físicos pesados é importante ingerir uma quantidade equilibrada de Ácido Ascórbico, para prevenir surgimento de infecções respiratórias.

Benefícios do Ácido Ascórbico na Absorção de Minérios:

As células absorverem as vitaminas e nutrientes dos alimentos que você come, para reduzir o nível de inflamação e o desenvolvimento de doenças.

Tomando Ácido Ascórbico junto com alimentos ricos em ferro, você ajuda o seu corpo a aumentar a quantidade de ferro absorvido pelo corpo.

Reduz o Risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC):

Pessoas que consomem de forma regular esses alimentos, tendem a ter 42% menos de chances de desenvolverem acidente vascular cerebral, devido a grande concentração de Ácido Ascórbico em seu sangue; em comparação a pessoas que não consomem tanto essa vitamina.

Benefícios do Ácido Ascórbico Para o Sistema Imunológico:

Estudos recentes mostraram que a Vitamina C é benéfico para indivíduos que tiveram o sistema imunológico enfraquecido devido ao estresse.

O estresse é uma doença que cresceu muito nos últimos anos em todo o mundo, e o Ácido Ascórbico tem sido usado como uma importante ferramenta para melhorar a saúde.

Fortalecendo o sistema imunológico, o Ácido Ascórbico também previne e combate os sintomas do resfriado e a gripe.

Além de evitar o desenvolvimento de doenças adicionais como pneumonia e infecções pulmonares. Manter a imunidade do organismo equilibrada pode evitar o surgimento de muitas doenças.

Benefícios do Ácido Ascórbico no Tratamento Do Câncer:

Doses elevadas dessa vitamina pode aumentar o efeito do combate ao câncer, em remédios usados durante a quimioterapia.

Pesquisadores defendem que a Vitamina C possa ser considerada um complemento medicinal seguro e natural, contra o pulmão, principalmente contra o câncer de ovário e pulmão.

Benefícios do Ácido Ascórbico Para a Produção de Colágeno:

Ácido Ascórbico promove a formação saudável de áreas pele e colágeno. Ele é usado pelo corpo para formar a proteína responsável por produzir os tecidos da pele, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos.

Isso auxilia na cicatrização e no processo curativo natural de feridas que o corpo possui. Manter uma alimentação rica em antioxidantes é uma forma de prevenir o câncer de pele, e de cuidar da saúde dela.

Deficiência de Ácido Ascórbico

Em países desenvolvidos, a deficiência de Ácido Ascórbico no corpo pode ser parte de desnutrição geral. Os sintomas mais comuns e primários são:

  • Problemas bucais: A ingestão da Vitamina C auxilia na saúde dos dentes e gengivas, já a falta dela posse causar deterioração das gengivas e dependendo do caso pode alcançar um problema mais perigoso como o escorbuto (doença crônica causada pela carência de Ácido Ascórbico levando a hemorragias, alterações e sangramento das gengivas e queda da resistência às infecções). No entanto, é incomum e geralmente aparecem os sintomas em um período em torno de três meses ou mais;
  • Infecções: Se o indivíduo estiver há um grande período sem a quantidade suficiente da vitamina, ele poderá ter dificuldade na cicatrização de feridas e dificuldade na luta contra infecções, pois geralmente o sistema de imunidade do corpo está desbalanceado;
  • Hematomas, manchas pequenas e contusões avermelhadas e azuladas na pele: Equimoses com facilidade e manchas excessivas podem ser um sinal que o corpo precisa de Ácido Ascórbico com mais frequência.
  • Fadiga, cansaço e depressão: É um dos sintomas mais rápidos. A falta de Vitamina C faz com que o corpo se canse rapidamente e tenha uma redução de energia. Além disso, a fadiga pode levar a outras doenças;
  • Pele e cabelo secos: Uma mudança nos cabelos e peles também podem ser um sinal que o corpo não está consumindo um número suficiente de Ácido Ascórbico e outras vitaminas e minerais essenciais;
  • Alteração de humor: as rápidas alterações de humor, temperamento curto e irritabilidade também podem ser um princípio de escorbuto;
  • Anemia: Também conhecida pela falta de ferro, a anemia também pode ser um possível sinal de deficiência da Vitamina C.
  • Dores musculares: Dores nos membros e articulações pode ser um sintoma da falta de Ácido Ascórbico;

Outros sintomas também podem aparecer, como: hemorragias nasais, má cicatrização de feridas, problemas no combate de infecções, dores articulares, mudanças nos ossos, perda de dentes e depressão.

Sair da versão mobile