O ácido salicílico clareia a pele muito bem, pois é um ingrediente de cuidado da pele aprovado pela FDA, usado no tratamento tópico da acne, e é o único beta-hidroxiácido (BHA) usado em produtos de cuidado da pele.((https://www.webmd.com/drugs/2/drug-18-193/salicylic-acid-topical/salicylic-acid-for-acne-topical/details))
O que é ácido salicílico?
Ácido salicílico é substância obtida de plantas, folhas de salgueiro branco e folhas de gaultéria e também sintetizada, é versátil e possui ações bacteriostáticas, fungicidas e ceratolíticas.
É perfeito para pele oleosa, o ácido salicílico é mais conhecido por sua capacidade de limpar profundamente o excesso de óleo dos poros e reduzir a produção de óleo no futuro. Como o ácido salicílico mantém os poros limpos e desobstruídos, ele impede o desenvolvimento de cravos e espinhas no futuro.((https://www.medicinenet.com/script/main/art.asp?articlekey=25386))
Ácido salicílico clareia a pele?
O que tudo isso significa é que o ácido salicílico pode penetrar profundamente na pele para fazer seu trabalho. Esta qualidade é precisamente o que torna o ácido salicílico um ingrediente tão potente para combater a acne especialmente para cravos e espinhas.
Ácido salicílico clareia a pele, pois ao retirar a camada superficial da pele, o ácido salicílico consegue diminuir e clarear as manchas da pele e cicatrizes.
Benefícios do ácido salicílico:
1. Limpa o excesso de óleo dos poros:
Se você está lutando contra a pele oleosa, o ácido salicílico é um ingrediente chave para limpar o excesso de óleo hoje e reduzir os níveis de óleo no futuro.
2. Esfolia as células mortas da pele:
O Ácido salicílico clareia a pele , e acaba com células ,mortas, pois é um agente de peeling que esfolia as células mortas da pele e acelera a renovação das células da pele.((https://gethealthyskin.com/ingredients/salicylic-acid#:~:text=Can%20salicylic%20acid%20lighten%20your,a%20brighter%20more%20even%20complexion.))
3. Previne acne:
O ácido salicílico é um comedolítico, o que significa que impede a formação de cravos e espinhas no futuro.
Ao manter os poros limpos, espinhas e cravos não se desenvolverão devido ao excesso de oleosidade ou células mortas da pele aninhadas na pele.
4. Acalma a inflamação:
Além do ácido salicílico clareia a pele, o ácido salicílico é encontrado naturalmente na casca do salgueiro e contém uma substância química chamada salicina.
Relacionada à aspirina, a salicina tem propriedades anti-inflamatórias que acalmam a pele irritada e inflamada.
Com que frequência usar ácido salicílico para clarear a pele?
Os dermatologistas geralmente não recomendam o ácido salicílico clareia a pele para o uso diário. Isso ocorre porque ele tem o potencial de irritar e ressecar a pele.
Use uma ou duas vezes por semana, aumentando a frequência conforme tolerado. Isso vai depender de quão sensível é sua pele e de quais outros produtos você está usando.((https://www.allure.com/story/what-does-salicylic-acid-do))
Se sua pele está descamando excessivamente, ficando irritado ou muito seco, diminua a frequência do ácido salicílico ou pare de usá-lo.
Embora seja raro, se você começar a ter urticária ou tiver qualquer outra reação intensa, pode ter uma alergia ao ácido salicílico. Você deve parar imediatamente de usá-lo e procurar atendimento médico.
Como aplicar ácido salicílico para clarear pele:
O ácido salicílico clareia a pele funciona melhor quando aplicado em todo o rosto (evite olhos, lábios e boca) porque remove as células mortas da pele dos poros e limpa o excesso de óleo dos poros.((https://www.goodhousekeeping.com/beauty/anti-aging/a30982749/what-is-salicylic-acid/))