Agnocasto é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
O Agnocasto é uma planta com muitos benefícios medicinais, empregada principalmente no tratamento de problemas relacionados à cólicas, menstruação, e sintomas de menopausa.
Seu nome científico é Vitex agnus-castus L, porém, a planta é popularmente conhecida como Alecrim da Angola e Árvore da Castidade.
Ela é indicada para quem sofre com determinados problemas hormonais, pois atua no corpo como estimulante do hormônio LH, Hormônio Luteinizante, uma proteína que ajuda a regular a secreção da progesterona na mulher, sendo um dos responsáveis pelo controle da ovulação.
Ainda no campo dos hormônios, a planta atua como inibidor do hormônio FSH e Hormônio Folículo-Estimulante.
Esse hormônio é encontrado em homens e animais e é eficiente na regulação do crescimento e a maturação durante o período da puberdade, assim com os processos reprodutivos do ser humano.
As partes da planta usadas para fins medicinais são as folhas e os frutos, porém, a planta pode ser mais facilmente encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais na forma de cápsulas.
Benefícios e Propriedades da Planta:
Como citamos anteriormente, a planta é utilizada amplamente como um excelente regulador natural para o sistema hormonal feminino.
Por isso, a planta pode ser usada para o tratamento de cólicas menstruais, acne, oscilações do humor, ansiedade, dores de cabeça, taquicardia, insônia, menopausa, TPM e endometriose.
Seus benefícios provém das propriedades, que envolvem a sua ação como antiestrogênico, anti-inflamatório, antisséptico, calmante, diurético, estimulante do hormônio LH, inibidor do hormônio FSH, além de sedativo.
Como Consumir o Agnocasto:
Para o preparo do chá da planta, é preciso de:
INGREDIENTES:
- 200 ml de água fervente;
- 1 colher de sopa de flores de Agnocasto.
MODO DE PREPARO:
Em um recipiente, você deve colocar a água e levar ao fogo. Quando começar a ferver, desligue o fogo e coloque as flores de Agnocasto.
Depois, tampe e deixe a mistura descansar por, aproximadamente, 10 minutos. Quando estiver morno, coe e beba.
A ingestão deve ser feita entre duas e quatro vezes ao dia. Seu uso se dá também por meio de infusão para banhos.
Malefícios da Planta:
Atenção! mulheres lactantes e gestantes não devem fazer uso do Agnocasto, assim como indivíduos com câncer de mama e as que se encontram em algum tipo de tratamento hormonal por possibilidade de interferência já que a planta atua nos hormônios.