Agripalma é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
A Agripalma é uma planta medicinal de nome científico leonurus cardíaca. É facilmente encontrada para comprar em lojas de produtos naturais, além de feiras livres e farmácias de manipulação.
Pode ser encontrada na forma de cápsulas ou tintura, sendo que a última é para diluir em água.
Nativa da Europa Central à Escandinávia, Rússia e Ásia, a planta foi levada às outras localidades do mundo, por onde tornou-se espontânea. Seu nome é derivado do aspecto de cauda leonina e a planta vem sendo usada desde a Roma Antiga devido às suas propriedades e benefícios à saúde.
Veja tudo sobre esta planta:
Origem da planta Agripalma:
A Agripalma é uma planta medicinal, também conhecida como Cardíaca, Orelha-de-leão, Calda-de-leão, Rabo-de-leão ou Erva de macaré, muito utilizada no tratamento de ansiedade, problemas cardíacos e pressão alta, devido às suas propriedades relaxante, hipotensiva e tônica cardíaca.
O nome científico da Agripalma é Leonurus cardiaca e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, ferias livres e algumas farmácias de manipulação na sua forma natural, em cápsulas ou em tintura para fazer diluições em água.
O uso da Agripalma pode ser útil para complementar o tratamento de pessoas com problemas cardíacos e alterações como pressão alta. No entanto, seu uso não exclui a necessidade de tomar os medicamentos indicados pelo cardiologista, embora seja um ótimo complemento para baixar a pressão sanguínea.
Propriedades da planta Agripalma:
As propriedades da Agripalma incluem sua ação relaxante, tônica, carminativa, estimulante uterina, hipotensiva, antiespasmódica e diaforética.
Benefícios da planta Agripalma:
A Agripalma é um remédio natural em especial para o coração, já que age como tônico e o fortalece, evitando possíveis infartos ou problemas decorrentes de um coração frágil. Composta também de alcaloides, ela facilita contrações uterinas, alivia cólicas e auxilia o trabalho de parto, além de restaurar o útero e prevenir hemorragias pós parto e amenorreia. Para quem sofre de hipotireoidismo a Agripalma também é um ótimo medicamente homeopático.
Seu uso ainda é ideal para quem sofre de insônia, ansiedade, taquicardia, palpitações e arritmia. Funciona como uma espécie de sedativo, relaxante, antiarrítmico e hipotensor leve. Pode curar disfunções da tireoide, problemas respiratórios como asma, sinusite, rinite, entre outros.
Como Consumir:
A tintura deve ser usada na proporção entre 6 ml e 10 ml de tintura para cada xícara de água. Dilua e tome como tônico cardíaco duas vezes ao dia.
Pode ser consumida ainda uma colher de chá, três vezes ao dia, para o tratamento de palpitações, menopausa, taquicardia e TPM.
As cápsulas são uma alternativa à infusão: consuma duas de 500 mg entre duas e três vezes ao dia.
Na forma de chá, a Agripalma é excelente para combater a ansiedade. Para preparar, você vai precisar de:
Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo. Aguarde até eu levante fervura e então desligue. Adicione a erva e tampe, deixando repousar por aproximadamente cinco minutos. Depois disso, coe e consuma. A dose indicada é de uma xícara pela manhã e outra à tarde.
Malefícios e Contraindicações:
A Agripalma é contraindicada para gestantes em período menstrual, pois pode causar aborto ou alterações no ciclo menstrual. Também não podem fazer uso da planta pacientes que fazem tratamentos com sedativos.
Recomenda-se que, antes de fazer o tratamento, principalmente em caso de doença cardíaca, um médico seja consultado. Mesmo as plantas e tratamentos naturais podem causar problemas sérios de saúde quando não condizentes com sua afecção ou medicamentos já utilizados.