Alcachofra: 40 benefícios, tipos, informação nutricional e malefícios
A Alcachofra é um vegetal de aparência régia que pode ser intimidante para os que não conhecem. Mas não deixe os espinhos afiados ou o exterior geométrico assustá-lo. Com um pouco de molho certo, a Alcachofra torna-se um lanche saudável delicioso.
Os extratos de Alcachofra vêm das plantas da Alcachofra (Cynara Scolymus) ou do cardo (Cynara Cardunculus). Tem sido historicamente usado para tratar problemas de estômago, gota e diabetes.
As alcachofras são conhecidas em sua forma natural como cardo, e sua classificação científica é Cynara cardunculus. Elas são um nativo da região do Mediterrâneo, que é principalmente porque elas desempenham um papel importante na sua culinária.
A Alcachofra é na verdade a porção de flores da planta quando elas florescem. Quando a comemos, estamos comendo a flor antes de florescer. Você sabia que as alcachofras existem desde os antigos tempos gregos e romanos, onde era bem conhecida por suas propriedades medicinais e de saúde, incluindo um afrodisíaco e estimulante da fertilidade?
Os espanhóis trouxeram as alcachofras com eles quando se estabeleceram na Califórnia, onde estão crescendo e prosperando desde então! Quase todas as alcachofras que comemos são cultivadas na Califórnia, e disponíveis durante todo o ano, mas as estações de pico são a primavera e o outono.
Tipos de Alcachofra
As flores imaturas da Alcachofra é uma das mais antigas hortaliças cultivadas no mundo. Existem vários tipos de alcachofras, incluindo o Green Globe, o Desert Globe, o Big Heart e o Imperial Star, que variam em cor de roxo escuro a verde pálido. Embora certamente não seja o alimento mais fácil de comer, a pura delícia delas é que as pessoas economizam o sabor único de noz e a textura macia que ela proporciona.
Valor Nutricional da Alcachofra
Alcachofras cozidas frescas contêm ainda mais super nutrientes! Elas são ricas em Ácido Fólico, que é essencial para o DNA em nossas células, e vital, especialmente para mulheres grávidas e seus bebês. Além do Ácido Fólico, eles contêm outras vitaminas do complexo B, incluindo Niacina, Tiamina e ácido pantotênico, todos importantes para nutrir o sistema nervoso e o cérebro.
Esses adoráveis globos verdes também contêm Vitamina C, que ajuda o corpo a criar colágeno que sustenta a pele e as articulações e ajuda a combater as infecções. É uma das melhores fontes de Vitamina K, necessária para a saúde óssea e para a saúde do cérebro. Então, confira Os 40 Benefícios da Alcachofra Para Saúde:
Benefícios da Alcachofra Para Saúde
1. Pode Beneficiar o Cabelo:
Sendo uma rica fonte de vitaminas A, B e Vitamina C, bem como Fósforo e cálcio, revive o cabelo seco e sem brilho e dá a ele uma aparência brilhante e saltitante.
Você pode ferver as folhas de Alcachofra por cerca de meia hora. Deixe a solução esfriar e, em seguida, coe-a. Massageie no couro cabeludo. Você pode deixá-la durante a noite e lavar com água morna pela manhã. Isso não só melhora a aparência do seu cabelo, mas também trata outros problemas de cabelo, como caspa e couro cabeludo seco.
2. É Antifúngica:
8 compostos fenólicos identificados na planta “mostraram atividade contra a maioria dos organismos testados” com o maior efeito contra os fungos, como a levedura Candida.
3. Anti-Inflamatório:
As Alcachofras são anti-inflamatórias e contêm antioxidantes, tornando-as uma excelente escolha ao gerenciar qualquer condição ou doença baseada em inflamação.
4. Fortalece os Ossos:
Os fitonutrientes nas alcachofras são creditados com vários benefícios, sendo um deles o aumento da resistência óssea. Elas também são ricas em Magnésio, Manganês e fósforo – minerais importantes para a saúde e densidade óssea.
O que precisamos olhar novamente é o fósforo nas alcachofras. Este mineral trabalha em conjunto com o cálcio para construir ossos. As alcachofras também são ricas em luteína e zeaxantina, poderosos antioxidantes conhecidos por manter os ossos fortes.
5. Facilita os Processos Metabólicos:
O Magnésio e Manganês são nutrientes essenciais para os processos metabólicos do corpo. O Magnésio aumenta as taxas metabólicas de aminoácidos, Colesterol e carboidratos.
6. Evita o Crescimento do Câncer:
Extratos de Alcachofra foram encontrados para ter efeitos negativos sobre as células do câncer de mama em vários estudos. A pesquisa também afirma que as alcachofras podem retardar a atividade das células cancerígenas do fígado. Tudo isso pode ser atribuído a silimarina, um flavonoide em Alcachofra, que foi encontrado como um agente anticancerígeno.
Os antioxidantes encontrados nas alcachofras, como rutina, quercetina e ácido gálico, reduziram o crescimento das células cancerígenas. Os polifenóis em Alcachofra também foram encontrados para induzir a morte de células cancerosas.
Como por outros relatórios, os antioxidantes em polifenóis também matam as células cancerígenas do pâncreas. Isso pode ser atribuído à apigenina, um dos compostos das alcachofras.
7. Possui Alto Teor Antioxidante:
Os principais antioxidantes presentes nas alcachofras são o ácido clorogênico, a cinarina, a luteolina 7-O-rutinosídeo e a luteolina 7-O-glicosídeo. Dois dos compostos contribuintes – apigenina-7-rutinosídeo e narirutina – são completamente únicos e não encontrados em nenhuma outra planta.
8. Protege Contra a Toxicidade do Chumbo:
O acúmulo de chumbo nos rins e outros órgãos pode ser letal. Mas o efeito antioxidante das alcachofras reduz a concentração de chumbo no sangue.
9. Possui Fibras:
Os corações de Alcachofra são ricos em fibras, com uma Alcachofra fornecendo cerca de 10,3 gramas de fibra dietética. Uma dieta rica em fibras pode ajudar a sua saúde intestinal, diminuir os níveis de Colesterol e ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.
10. Melhora a Saúde do Fígado e a Desintoxicação:
As alcachofras são bastante populares para desintoxicar o fígado. Cianina e silimarina, dois compostos em Alcachofra, são conhecidos por melhorar a saúde do fígado, reduzindo a quantidade de toxinas. A Alcachofra tem propriedades similares de regeneração do fígado, como o cardo mariano (uma planta conhecida particularmente por suas propriedades de melhorar o fígado).
11. Melhora a Saúde da Pele:
Alcachofras são super ricas em antioxidantes, que melhoram a saúde e a aparência da pele e retardam o envelhecimento da pele. Elas também são ricas em Vitamina C, que é um dos maiores contribuintes para o desenvolvimento de colágeno saudável. E como as alcachofras ajudam na desintoxicação, isso também reflete na saúde da sua pele – como se livrar das toxinas do corpo é uma maneira de melhorar a aparência da pele.
Os antioxidantes nas alcachofras também previnem o estresse oxidativo, que afeta a saúde da pele. O extrato de folhas também contém outra importante substância química, chamada cinaropicrina, que reduz os danos causados pelos raios UV e protege a pele.
12. Melhora a Função Cerebral:
A Vitamina K nas alcachofras faz o trabalho aqui. Esta vitamina protege os neurônios no cérebro de danos. E isso pode ajudar a reduzir o risco de Alzheimer também. As alcachofras também ajudam a expandir os vasos sanguíneos, o que permite que mais oxigênio atinja o cérebro.
E então, temos antocianinas em alcachofras, que protegem contra doenças cerebrais e mantêm o funcionamento mental. E o folato no vegetal preserva a memória, a saúde emocional e até ajuda a tratar a depressão.
13. Previne Defeitos de Nascimento:
Por causa de nutrientes essenciais, as alcachofras podem ajudar a diminuir o risco de defeitos congênitos. O Ácido Fólico neste vegetal pode ajudar a manter defeitos de tubo em recém-nascidos na baía. O Ácido Fólico é uma vitamina B e deve ser incluído antes e durante a gravidez para ajudar a prevenir defeitos congênitos no cérebro ou coluna do bebê.
14. Beneficia a Função Renal:
A Alcachofra pode melhorar a função renal e pode ser usada para combater o edema.
15. Pode Ajudar a Perda de Peso:
Sendo rica em fibras, as alcachofras podem ajudar na perda de peso. As fibras ajudam o corpo a se livrar de resíduos, açúcar, toxinas e excesso de Colesterol – tudo o que pode levar ao ganho de peso. Estudos têm demonstrado que consumir muita fibra é uma ótima maneira de prevenir a gordura visceral (o tipo de gordura acumulada em torno de seus órgãos internos).
Além disso, a fibra pode se expandir em seus intestinos e mantê-lo cheio por longos períodos. Isso, por padrão, regula seu peso corporal.
Alcachofras também são pobres em calorias e gorduras e, portanto, fazem parte de uma excelente escolha de alimentos em uma dieta de perda de peso. O alto teor de fibras nas alcachofras também estimula o metabolismo. E os outros nutrientes, como niacina, Vitamina B6, tiamina e ácido pantotênico – todos exibem atividades metabólicas ideais.
16. Melhora a Saúde do Coração:
A fibra nas alcachofras pode contribuir para a saúde do coração. E, de acordo com um estudo italiano, as alcachofras exibem ação lipídica e redutora da glicemia, o que melhora em grande medida a saúde do coração.
Suco de folha de Alcachofra também foi encontrado para ter efeitos anti-hipertensivos – especialmente naqueles pacientes com hipertensão leve. A redução da pressão arterial também é uma forma de proteger o coração contra danos e doenças. E isso pode ser atribuído ao teor de potássio no vegetal.
Um estudo alemão também provou que a Alcachofra não apenas reduz o Colesterol ruim, mas também aumenta os níveis de Colesterol bom. O extrato de folhas de Alcachofra aumenta o fluxo de bile – e isso desempenha um papel fundamental na excreção do excesso de Colesterol do corpo. Os vegetais também contêm cinarina e lactonas, compostos que impedem a síntese do Colesterol.
17. Rica em Proteínas:
Com cerca de 5,5 gramas de aminoácidos por 100 calorias, 22% das calorias das alcachofras vêm da proteína. Essas folhas oferecem cerca de 60% do teor de proteína da carne, mas sem o Colesterol, a gordura saturada, as aminas heterocíclicas e todas as outras coisas ruins para você.
18. Evita Defeitos Congênitos:
As alcachofras são ricas em folato, o que explica tudo. A ingestão adequada de folato antes e durante a gravidez reduz o risco de defeitos congênitos no recém-nascido – alguns dos quais incluem o subdesenvolvimento do cérebro ou da medula espinhal. Tomar 400 a 800 microgramas de folato por dia pode prevenir esses defeitos. Uma Alcachofra média contém 107 microgramas de folato.
O Ácido Fólico nas alcachofras também é um co-fator nas reações enzimáticas e na síntese do DNA – ambas são importantes, ainda mais durante a gravidez.
Algumas fontes dizem que a ingestão adequada de folato pode reduzir o risco de defeitos congênitos em até 70%.
19. Estimula a Produção de Bílis:
A digestão de alimentos gordurosos e a absorção de certas vitaminas exigem que o fígado secrete bile, que é um líquido alcalino marrom esverdeado que ajuda na digestão.
Alcachofras contêm uma alta concentração de um composto conhecido como cynarin. Já em 1970, a cinarina tem sido pesquisada por sua capacidade de estimular o fígado a produzir mais bile.
20. Ajuda a Tratar a Indigestão e Outros Problemas Digestivos:
O extrato de folha de Alcachofra é recomendado em várias partes do mundo para tratar a indigestão. O extrato aumenta o fluxo de bile, e isso acelera a comida através do trato digestivo. Esta é também a razão pela qual o extrato pode aliviar os sintomas de plenitude e inchaço.
Um estudo do Reino Unido também fala sobre como o extrato de folhas de Alcachofra pode ajudar a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável. E, dada a Alcachofra, é um vegetal fibroso, alimenta as bactérias probióticas saudáveis no intestino e melhora a saúde intestinal.
21. Aumenta a Saúde Cardiovascular:
Alcachofra aumenta a saúde cardiovascular, ajudando a aumentar o Colesterol bom e reduzir o Colesterol ruim. Colesterol que se acumula nas artérias pode afetar o sistema cardiovascular, aumentar a pressão arterial, bloquear o fluxo sanguíneo e levar a doenças cardíacas fatais e derrame. Para ajudar a reduzir o Colesterol ruim em seu corpo e proteger a saúde do seu coração, considere o consumo de alcachofras regularmente.
22. Pode Curar a Ressaca:.
Como as alcachofras têm um efeito benéfico no fígado, elas podem ajudar a curar as ressacas. Mas queremos dizer-lhe que a evidência é inconclusiva. De fato, um estudo mostra como o extrato inofensivo de Alcachofra era para curar a ressaca. Portanto, sugerimos que você fale com um especialista antes de tomar Alcachofra por esse motivo.
23. Ajuda na Perda de Peso:
A dieta de alcachofa é relativamente popular. Alcachofa é a palavra espanhola para a Alcachofra e a dieta envolve o consumo de cápsulas e chás feitos a partir deles. No Brasil, é um dos remédios fitoterápicos mais populares para emagrecer. Também é popular na Espanha e em vários países europeus.
24. Ajuda ao Tratamento da Diabetes:
Sendo vegetais ricos em fibras, alcachofras podem manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, o que é muito importante para os diabéticos. A fibra permite que a glicose seja absorvida no sangue mais lentamente, e isso evita picos repentinos nos níveis de açúcar no sangue. De acordo com um estudo, a Alcachofra de Jerusalém pode melhorar a secreção de insulina em humanos diabéticos.
O extrato de Alcachofra também inibiu a atividade da α-glicosidase, que é uma enzima que decompõe o amido em glicose e pode aumentar os níveis de açúcar no sangue.
25. Ajuda a Reduzir a Pressão Sanguínea:
Outro benefício das alcachofras é auxiliar na redução da pressão arterial. Alcachofras são ricas em potássio que ajuda a regular os efeitos do sódio em seu corpo. O alto nível de sódio pode resultar em aumento da pressão arterial. Pacientes com pressão alta ou hipertensão geralmente têm deficiência de potássio. Portanto, é aconselhável aumentar a ingestão de potássio através de sua dieta. Pacientes diabéticos devem consumir Alcachofra regularmente para ajudar a evitar complicações como pressão alta.
26. Aumenta a Imunidade:
Um dos motivos é a Vitamina C – as alcachofras são ricas em nutrientes, e isso praticamente cuida do seu sistema imunológico. E como a Alcachofra é um bom prebiótico, ela aumenta a flora intestinal e isso também melhora a imunidade.
Alcachofras também são uma boa fonte de ferro, o que contribui para um forte sistema imunológico também. E dado que os vegetais são ricos em numerosos outros fitonutrientes, eles aumentam as defesas do organismo contra a doença.
A alta quantidade de proteína nas alcachofras também aumenta a imunidade – já que a proteína é necessária para a regeneração das células.
Outros Benefícios da Alcachofra Para Saúde
- Previne e melhora alguns tipos de câncer;
- Possui propriedades digestivas;
- Ajuda a controlar o apetite;
- Dispõe de qualidades diuréticas;
- Ajuda a tratar a síndrome do intestino irritável;
- Aliviam a acidez do estomago;
- Oferece uma infinidade de vitaminas e sais minerais;
- Elimina a retenção de líquidos no corpo;
- Combate a arteriosclerose;
- Ajuda a tratar o reumatismo;
- Beneficia os movimentos intestinais;
- Regula a prisão de ventre e as Diarreias;
- Ajuda a curar a ressaca;
- Possui propriedades antimicrobianas.
Malefícios da Alcachofra:
Em estudos baseados em células e em animais, altas doses de extrato de folhas de Alcachofra danificaram as células. Pode levar a danos oxidativos, bem como mutações de DNA. Por isso, consuma com equilíbrio.