Andiroba é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
A Andiroba de nome cientifico Carapa guianensis, é uma planta medicinal que pertence à família das Meliáceas, a mesma família do cedro, mogno, canjerana e cinamomo.
A Andiroba é uma planta medicinal, também popular como aruba, sanuba ou canapé, muito usadada para combater vermes, doenças de pele, febre e até mesmo inflamações. Ela pode ser comprada em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.
Alguns estudos realizados nos EUA e na Europa mostraram que os meliacinos presentes na planta podem combater a artrite e o câncer de útero.
Esses compostos também têm ação antirreumática e anti-inflamatória. Os meliacinos ainda agem como inseticida, funcionando como repelente de insetos.
Além disso, um pesquisador americano registrou recentemente a patente da utilização da andiroba no tratamento de celulites.
Outros estudos mostraram que os lipídios presentes na andiroba são capazes de inibir enzimas responsáveis pelo acúmulo de gorduras e conversão das nossas células em adipócitos. Então, será comum o uso de andiroba em produtos para combater a tão insuportável celulite.
Propriedades da Planta:
As propriedades presentes na planta são sua ação anti-inflamatória, anti-séptica, anti-reumática, cicatrizante, purgativa e inseticida.
Para que Serve a Planta:
A planta serve para ajudar no tratamento de dor de garganta, doenças de pele, contusão, febre, feridas, picadas de insetos, papeira, bicho de pé e reumatismo.
Como Fazer o Chá da Andiroba:
As partes utilizadas da planta são seus frutos, casca e óleo de suas sementes. veja como fazer este chá:
Coloque 1 colher das folhas da planta numa xícara e cobra com água fervente, deixando esfriar por 15 minutos. Depois é só beber 2 vezes ao dia.
Malefícios da Planta:
Não foram falados os efeitos colaterais desta planta.
Contraindicações:
Não foram falados os efeitos contraindicações desta planta.