Frutas

Araçá fruta: 20 benefícios, informação nutricional e malefícios

Por Alan Costa, em 26/03/2018 (atualizado em 20/08/2021)

araçá é uma fruta que possui cerca de 150 espécies diferentes. Independentemente da espécie, essa fruta possui diversos benefícios medicinais, que podem variar um pouco de acordo com o seu tipo.

Origem do Araçá

O araçá, conhecido cientificamente como Psidium araca Raddi, é uma planta nativa do Brasil, pertence à família das Myrtaceae.

Ele geralmente cresce em planícies costeiras e Mata Atlântica até cerca de 1200 metros de altitude e é cultivada como uma árvore frutífera ornamental.

Valor Nutricional do Araçá

O araçá é extremamente rico em carboidratos, Proteínas, Niacina, sais minerais (Ferro, fósforo, Cálcio), vitaminas do complexo B.

Pode ser consumido in natura ou na forma de sucos e sobremesas. Então confira agora Os 20 Benefícios do Araçá Para Saúde:

Benefícios do Araçá Para Saúde

1.Tratar Deficiências de Vitaminas:

O araçá é mais nutritivo do que outras frutas, como laranja e outras frutas cítricas. O fato surpreendente é que ele contém cerca de 5 vezes a quantidade de vitamina C do que as outras futas cítricas.

Esta propriedade torna-o um alimento importante para tratar deficiências de vitaminas, como escorbuto, e aumentar a imunidade.

2. Promove a Saúde de Cérebro:

O fósforo contido no Araçá é altamente necessário para manter as funções mentais adequadas.

Funções como a concentração, memória e o próprio funcionamento mental podem ser melhorados com o consumo deste mineral.

O nível adequado de fósforo garante o crescimento e desenvolvimento cognitivo, fazendo assim com que seja um ótimo alimento para tratar esses transtornos.

3. Benefícios do Araçá Para a Constipação:

Esta fruta é rica em fibra dietética, o que o torna um remédio eficaz para problemas gástricos, colesterol elevado no sangue e alto nível de açúcar no sangue.

A fibra é um excelente digestivo e um agente de volume. A fibra evita que as fezes endureçam e empurra-a para fora dos intestinos.

4. Promove a Saúde da Tireoide:

O araçá é rica fonte de cobre. O cobre é muito importante e ajuda a regular o seu metabolismo, promovendo o metabolismo da tireoide, que ajuda a regular a produção e absorção de hormônios.

5. Ajuda a Melhorar a Visão:

O araçá contêm boas quantidades de vitamina A. As deficiências de vitamina A podem levar à cegueira noturna e a uma visão fraca.

Consumir vitamina A regularmente ajuda a melhorar a visão e aumenta a sua saúde. A vitamina A pode ajudar a prevenir a formação de catarata e melhora a saúde geral dos seus olhos.

6.Trata a Disenteria:

O araçá é rico em vitamina C e fibra, o que o torna excelente para manter a saúde estomacal.

Quando você mastiga o fruto, suas propriedades adstringentes inibem o crescimento microbiano e auxiliam a liberar o excesso de muco do intestino, curando assim a disenteria.

7. É um Poderoso Antidiabético:

O araçá promove a perda de peso, regula a pressão sanguínea e contém cargas de fibras. Estas propriedades torna-a um excelente antidiabético.

A fibra ajuda a regular o consumo de açúcar e reduz o risco de insulina ou picos de glicose no corpo.

8. Trata a Síndrome da Perna Inquieta:

A deficiência de Ferro é uma das causas da síndrome das pernas inquietas, e o Araçá é usado como uma forma de tratar esse mal.

A maioria das pesquisas sobre essa síndrome tem se concentrado em Ferro. Os baixos níveis de Ferro no sangue são a principal causa da condição, de modo que a ingestão adequada de alimentos ricos em Ferro, como é o caso do Araçá, pode curar este problema.

9. Promove a Saúde do Cérebro:

O araçá também contêm quantidades decentes de vitaminas B, como B6 e B3, que são bastante cruciais para o desenvolvimento do cérebro.

Na verdade, a vitamina B3 aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e também estimula as funções cognitivas. Desta forma, pode melhorar a saúde do cérebro.

10. Trata a Anemia Nas Mulheres:

O Ferro também podem apresentar os seus benefícios para a saúde na cura de doenças como a anemia, que ocorre em mulheres durante a gravidez ou a menstruação, por exemplo.

Os novos glóbulos vermelhos devem substituir os que foram perdidos, por isso, o consumo de quantidades significativas de Ferro é necessário para aquelas mulheres nesses mesmos pontos na vida delas, então, o Araçá pode ser usado para regularizar essa situação.

11. Ajuda na Perda de Peso:

O araçá ajuda-o a reverter aquelas calorias extra. É especialmente rico em fibras, o que ajuda a reduzir o colesterol e auxilia na digestão.

De acordo com especialistas, as dietas ricas em fibras podem ajudar na perda de peso. O araçá tem menos açúcar em comparação com outras frutas como uvas, laranjas e maçãs.

12. Controla Diabetes:

As fibras contidas no Araçá, retardam a velocidade da digestão de carboidratos, tornando a absorção da glicose mais lenta pelo sangue e, com isso, reduz os picos de insulina.

Ao entrar em contato com a água, as fibras também formam uma proteção em torno da comida e dificultam a absorção do açúcar, fazendo um bom aliado para quem é portador dessa doença.

13. Benefícios do Araçá Para a Digestão:

O araçá é rico em  fibra dietética e vitamina C. A fibra ajuda a estimular a digestão e auxilia a empurrar os alimentos através do intestino delgado.

Isso faz com que seja um excelente digestivo. Da próxima vez, pule sua sobremesa e coma essa fruta. Não é só delicioso, ele vai ajudar no processo de digestão também.

Outros Benefícios do Araçá Para Saúde

  • Ele contém cerca de 5 vezes a quantidade de vitamina C do que as outras futas cítricas;
  • Ótimo alimento para tratar esses transtornos;
  • A fibra evita que as fezes endureçam e empurra-a para fora dos intestinos;
  • Ajuda a regular a produção e absorção de hormônios;
  • Ajudar a prevenir a formação de catarata;
  • A fibra ajuda a regular o consumo de açúcar e reduz o risco de insulina;
  • Ingestão adequada de alimentos ricos em Ferro, como é o caso do Araçá;

Malefícios do Araçá

Não foram relatados, até o momento, nenhum tipo de efeito colateral ou contraindicação quanto ao consumo dessa fruta, mas é importante lembrar que o consumo demasiado de qualquer alimento pode causar danos.

Sair da versão mobile