O Astrágalo é uma planta que está presente na região da China, Coréia, Sibéria e Mongólia.
Ela é normalmente utilizada como tônico na medicina natural chinesa; além de ser apontada como um imunomodulador que age no aumento da resposta do sistema imunológico a determinados microrganismos, incluindo vírus, protozoários e bactérias.
Os chineses acreditam que sua eficiência se dá especialmente sobre as doenças degenerativas e ele é normalmente utilizado como coadjuvante em quimioterapias.
Além disso, a raiz da planta pode ser tomada regularmente como um preventivo durante a temporada de gripes e resfriados.
O Astrágalo é uma planta medicinal que é muito usada para fortalecer o sistema imune, devido à presença de saponinas, que são substâncias ativas que fortalecem o corpo, além de diminuírem o risco de surgimento de várias doenças, como problemas cardiovasculares, resfriados, e, até câncer.
Além disso, a planta pode ser utilizada para melhorar a sensação de falta de energia, reduzir o cansaço e para combater o estresse e o colesterol em excesso.
Benefícios do Astrágalo:
O uso de Astrágalo pode ter vários benefícios comprovados para sua saúde, como:
Controlar o açúcar no sangue: a planta diminui a resistência à insulina, permitindo que o açúcar seja utilizado pelo organismo sem acumular no sangue;
Diminui o colesterol alto: com sua ação antioxidante, a planta previne o acúmulo de colesterol no corpo;
Tratar gripes e resfriados: quando combinado com ginseng ou equinácea, a planta tem potente ação antiviral que é capaz de eliminar os vírus responsáveis por estas doenças;
Reduzir o risco de câncer: devido à sua ação antioxidantes e à presença de saponinas e flavonóides, diminui o risco de câncer e pode até ajudar a diminuir o tamanho de alguns tipos de tumor;
Preço e Onde Comprar o Astrágalo:
O Astrágalo pode ser comprado em lojas de produtos naturais e em alguns supermercados, sendo que seu preço varia de acordo com a forma de apresentação do produto.
Como Usar o Astrágalo:
Para obter os benefícios do Astrágalo, a dose recomendada é de 500 mg, Porém, deve ser adaptada a cada pessoa e problema a tratar e, por isso, é importante consultar um especialista.
Malefícios do Astrágalo:
Os efeitos colaterais da planta medicinal são muito raros, especialmente quando utilizados dentro das dosagens recomendadas, entretanto, em alguns casos, pode surgir dor no estômago, diarreia ou sangramentos.