Avelós é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
O Avelós (Euphorbia tirucalli L.) é uma planta de origem africana encontrada no Norte e Nordeste do Brasil.
Essa planta produz uma seiva semelhante ao látex e possui propriedades anticarcinogênicas, antiasmáticas, antiespasmódicas, antibióticas, antibacterianas, antiviróticas, fungicidas e expectorantes, além de ser purgativo e anti-sifilítico.
A planta é um tradicional ingrediente de chás medicinais e garrafadas (tipo de bebida feito a partir de ervas popularmente conhecidas como medicinais) e atribui-se a ela algumas características antitumorais, entretanto ainda não há comprovações científicas.
O Avelós despertou a curiosidade de um empresário nordestino, após a melhora de um familiar com câncer que realizou um tratamento com a planta, então, o empresário decidiu investir em pesquisas e, na fase pré-clínica (testes em células em cultura e em animais), foram demonstrados resultados positivos em diversos tipos de tumores sólidos.
O Avelós está sendo pesquisado no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa e pode tornar-se o princípio ativo do primeiro medicamento nacional para o tratamento de câncer. Sabe-se que a planta age inibindo enzimas relacionadas à multiplicação dos tumores, além de seu potencial como anti-inflamatório e analgésico.
A parte utilizada da planta é o látex, que deve ser dissolvido em água. O látex puro é perigoso, irrita a pele e os olhos, e pode provocar hemorragia. Por esse motivo, é recomendado manter o Avelós longe de crianças e animais.
Valor Nutricional do Avelós:
A planta Avelós possui propriedades antiasmáticas, antibióticas, anticarcinogênicas, antiescorpiônico, antirreumático, antivirótico, expectorante, purgativo, resolutivo, vermicida, antissifilítico e anti-inflamatório.
Benefícios do Avelós Para Saúde:
A planta Avelós é rica em látex, que dissolvido em água é indicado para auxiliar no tratamento de tumores. É fato que não se pode dizer ainda que está na Avelós a cura do câncer, pois não existem até o momento estudos conclusivos e definitivos sobre o assunto, mas pode-se afirmar que os pacientes com tumores que fizeram seu uso e foram pesquisados realmente apresentaram melhoras significativas.
No entanto, é importante lembrar que o câncer – assim como outras doenças graves, e até mesmo as de menor gravidade – deve ser tratado imediatamente por um médico de confiança.
Seu consumo também é indicado para pessoas que sofrem de distúrbios respiratórios, como sinusite e asma; pessoas que sofreram picadas de escorpião, pois a planta é capaz de interromper o veneno do animal e impedi-lo de se espalhar pelo organismo; aliviar e reduzir tosses, gripes e resfriados; dores musculares e inflamações em geral.
Como Usar o Avelós?
O látex, leite produzido pela planta, deve ser extraído da haste, e colocado em um copo com água pura. Deve-se tomar uma colher de sopa da mistura do látex com a água de quatro a seis vezes ao dia e, em caso de tumores, o tratamento deve ser feito durante alguns meses.
Para dores reumáticas, o ideal é passar o leite diluído duas ou três vezes ao dia. Para tratamento de verrugas e calos, pinga-se uma gota do látex no local afetado.
Indicações do Avelós:
O Avelós é indicado para casos de verruga, calo, câncer, sífilis, tumor canceroso e pré-canceroso, neoplasias neuralgia, cólica, asma e gastralgia.