A Bananeira Imbé é uma planta conhecida no mundo da medicina alternativa graças ao seu poder de tratar problemas, principalmente problemas como erisipela, orquites, úlcera, inflamações e hidropisia.
A planta, que também é conhecida por cipó-imbé e tracuá, possui folhas grandes, profundamente cortadas e com uma cor verde escura bastante brilhante.
Graças à sua beleza exuberante, a Bananeira Imbé é bastante usada também para princípios ornamentais.
A casca seca e as folhas da Bananeira Imbé são muito usadas por pessoas que sofrem de erisipela de problemas como úlcera, inflamações e reumatismo.
Além disso, elas também servem para tratar algumas inflamações específicas, como a erisipela (doença infecciosa aguda), orquites (trata-se da inflamação do testículo) e hidropisia (derramamento de líquido seroso nas cavidade do corpo ou nos tecidos). Veja tudo sobre esta planta:
Origem da Bananeira Imbé:
A Bananeira Imbé (philodendron bipinatifidum) é uma planta da família das aráceas, sendo também conhecida por outras denominações como guaimbê, bambu-do-brejo, imbê, banana-de-macaco, banana-de-morcego, banana-do-brejo e banana-de-brugre.
É confundida com outra planta chamada de costela de Adão (monstera deliciosa), mas se difere desta por não apresentar furos nas folhas e ter os recortes mais finos.
A Bananeira Imbé é nativa da Mata Atlântica e pode ser encontrada do Paraguai até a região Sudeste do Brasil. Suas folhas são gigantes, verdes, brilhantes e vistosas, o que a torna diferente e, por isso, bastante utilizada como planta ornamental em jardins e quintais.
Ao contrário das folhas, as suas flores têm pouca ou nenhuma importância ornamental, mas podem ser organizadas em vasos para decoração de interiores e jardins, podendo ser plantada isolada ou em grupos.
Esta planta é tolerante às baixas temperaturas e deve ser cultivada em substrato rico em matéria orgânica, na meia sombra ou em pleno sol.
Propriedades e Benefícios:
Graças às suas propriedades medicinais, as folhas e a casca seca da Bananeira Imbé podem ser utilizadas para tratar uma série de condições de saúde, como erisipela, orquites, úlcera, inflamações e hidropisia.
No entanto, é preciso ter muito cuidado com esta planta, pois as suas folhas podem ser tóxicas. O princípio ativo da Bananeira Imbé é o oxalato de cálcio. As raízes do vegetal normalmente são usadas para confeccionar cestos, barbantes e outros itens.
Chá de Bananeira Imbé:
Ingredientes:
- 10 g de cascas de folhas frescas da Bananeira Imbé;
- 1 litro de água.
Modo de Preparo:
- Cozinhe as cascas e folhas da planta na água.
- Quando o líquido atingir a fervura ideal, desligue o fogo e abafe o recipiente por aproximadamente dez minutos.
- As folhas da Bananeira Imbé também podem servir como ingredientes para um benéfico banho.
- Cozinhe as folhas secas e a casa do caule e acrescente na banheira.
Malefícios:
Não foram encontradas contraindicações e efeitos colaterais nas fontes pesquisadas, mas lembre-se que a automedicação pode ser muito perigosa.
Todo e qualquer tratamento, inclusive o natural, só deve ser iniciado sob orientação médica. E no caso da Bananeira Imbé, a planta é relativamente tóxica, e por isso deve ser ingerida de forma moderada.