Curcumina: benefícios, informação nutricional e malefícios
A curcumina possui muitos nutrientes que são essenciais para saúde do corpo em geral.
O principal ingrediente ativo do açafrão é a curcumina. Ela é um pigmento fenólico que tem um sabor ligeiramente amargo e picante e um cheiro bastante característico que lembra a mostarda.
É a curcumina que dá ao açafrão a propriedade anti-inflamatória e seu caráter preventivo em relação ao câncer.
Embora ainda estejam sendo feitos estudos a respeito dos efeitos da curcumina sobre o câncer, nota-se que em países como a Índia e o Sri Lanka, onde a cúrcuma é consumida diariamente a incidência de câncer de colo, útero, próstata e pulmões é muito mais baixa do que nos países que não têm o hábito de consumi-la.
A curcumina pura não é bem absorvida pela corrente sanguínea. Pesquisadores perceberam que para contornar esta dificuldade, basta consumi-la juntamente com pimenta preta, que contém piperina, uma substância natural que intensifica a absorção da curcumina em até 2000%.
A curcumina é uma excelente fonte de ferro e manganês. É também uma boa fonte de vitamina B6, fibras e potássio.
A cúrcuma pode ser o suplemento nutricional mais eficaz existente. Muitos estudos de alta qualidade mostram que ela tem grandes benefícios para o corpo e cérebro.Conheça então, Os 10 Benefícios da Curcumina Para Saúde:
Benefícios da Curcumina Para Saúde:
1. Melhora a Saúde do Coração:
Um grupo de pesquisadores no Canadá descobriu que a curcumina reduz o risco de problemas cardíacos, uma vez que ajuda a restaurar as condições cardíacas normais e reduzir a formação de tecido cicatricial.
2. Previne Contra o Câncer:
A curcumina retarda a propagação de células cancerígenas, pois combate o seu processo de reprodução, protegendo e fortalecendo as membranas celulares.
3. Contém Antioxidantes:
Devido à forma de suas moléculas, a curcumina é altamente eficaz na prevenção do processo de oxidação celular e controle dos níveis de radicais livres no organismo, reduzindo assim o número de células danificadas e o envelhecimento da pele
4. Melhora o Efeito da Quimioterapia:
O uso da curcumina combinada com quimioterapia provou resultados eficazes, já que, por ser uma substância antioxidante, potencializa o tratamento e aumenta sua eficácia.
5. Fortalece o Sistema Imunológico:
Em 2009, pesquisadores da Universidade de Michigan constataram que a curcumina fortalece as membranas celulares e, consequentemente, aumenta a resistência contra infecções externas. Talvez, este seja o motivo pelo qual a curcumina é tão eficiente contra o câncer.
6. Reduz o Risco de AVC:
Vários pesquisadores descobriram que a curcumina atrasa o processo de coagulação do sangue, permitindo reduzir a formação de coágulos e as chances de um derrame. Além disso, uma vez que melhora as células sanguíneas, a curcumina ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos, reduzir o colesterol, combater infecções e reduzir a pressão arterial.
7. Combate a Diabetes:
Em 2008 foi descoberto que a curcumina estimula a atividade das enzimas hepáticas que sintetizam glicose e geram o tipo de atividade anti-inflamatória exigido por aquelas pessoas com altos níveis de gordura no corpo. Os pesquisadores sugerem que o consumo diário de pequenas doses de curcumina é um complemento natural aos tratamentos tradicionais e reduz significativamente o risco de diabetes em pessoas com excesso de peso.
8. Melhora a Digestão:
Há vários sintomas que podem prejudicar o estômago, como flatulência, gases, náuseas, problemas digestivos e entre outros. A Curcumina estimula produção de bílis no fígado, o que melhora na hora da digestão. Também pode ser indicado que pode reduzir sintomas de gás e inchaço para pessoas susceptíveis a indigestão.
9. Desintoxica o Fígado:
Diariamente, dezenas de toxinas entram no nosso corpo deixando nosso organismo lutando com cada uma para eliminá-las. O fígado é um dos principais sistemas de desintoxicação e muitas das toxinas, o atacam. A Curcumina quando ingerida estimula o aumento de enzimas no fígado, no qual auxiliam no processo de desintoxicação. Assim, impedindo que as toxinas se acumulem e gere complicações a saúde.
10. Funciona como Cicatrizante:
A cúrcuma contém propriedades antissépticos e antibacterianas que funciona como agente desinfectante. Em caso de queimadura ou corte, espalhe o pó de cúrcuma na região afetada. Cúrcuma também ajuda a cicatrizar melhor e pode ser usado para tratar psoriase ou outras inchações de pele.
O açafrão pode ser facilmente adicionado à dieta. Seja na forma de pó (depois de cozido, seco e ralado), ralado cru como se faz com o gengibre, ou como suplemento na forma de cápsulas, extrato ou gotas. A parte mais utilizada da cúrcuma é o pó da sua raiz para temperar comidas, no entanto, as suas folhas também podem ser utilizadas na preparação de alguns chás.
- Infusão de cúrcuma: Colocar 1 colher de café de pó de cúrcuma em 150 ml de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Depois de amornar, beber até 3 xícaras por dia no intervalo das refeições;
- Gel de cúrcuma: misturar uma colher de sopa de babosa com o pó de cúrcuma e aplicar sobre as inflamações da pele, como psoriase.
Quando é consumido como alimento, a Curcumina é destruída pelos ácidos estomacais. A ingestão de cápsulas inibe este efeito e permite que o corpo absorva uma quantidade significativa de Curcumina , pois a substância passa através do sistema digestivo, indo até a corrente sanguínea e daí, para todas as partes do corpo.