Iodo é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
O Iodo é um elemento vital para o crescimento normal e desenvolvimento. Cerca de 60% do Iodo presente no corpo humano está armazenado na glândula tireoide. Seus benefícios à saúde desempenham um papel muito importante no funcionamento normal da tireoide, que secreta hormônios responsáveis por controlar o índice metabólico do corpo. De fato, sem ela, os hormônios da tireoide não seriam nem sintetizados.
O Iodo controla o funcionamento da tireoide no corpo humano, o que acaba por ter uma influência significativa nos processos metabólicos do corpo. Ele ajuda a otimizar a utilização de calorias, prevenindo, portanto, o armazenamento de gordura em excesso. Outros benefícios incluem a remoção de toxinas do corpo e assistência para o sistema no que se refere a utilizar minerais como cálcio e silício.
Sintomas da Deficiência de Iodo:
A deficiência de Iodo pode possuir sérios efeitos no corpo. Os sintomas disso podem incluir frustração, depressão, retardo mental, baixos níveis de percepção, chances de parto de natimorto em gestantes, constipação e fadiga. Em casos severos, retardo mental associado a doenças tais como cretinismo, caracterizada por malformações físicas, podem ser o resultado.
Importantes Fontes de Iodo:
O Iodo está presente em grandes quantidades tanto em animais quanto em plantas marinhas, incluindo crustáceos, peixe branco de águas profundas e algas marinhas marrons, que absorvem Iodo da água do mar. Certifique-se de incluir abundantes quantidades de sardinhas e atum em lata, lagosta, ostra, mexilhão, bacalhau, arinca, linguado, poleiro de arenque, salmão, badejo e camarões na sua dieta mensal.
Dulse, algas, alho, feijões de lima, acelga, abobrinha, sementes de gergelim, soja, nabo verde e espinafre são algumas outras fontes de Iodo. O sal Iodado é outra importante fonte e padeiros frequentemente adicionam Iodo ao fermento como um agente estabilizante.
Benefícios do Iodo:
Ele é necessário para assegurar o desenvolvimento e metabolismo apropriados em seres humanos. Alguns benefícios específicos do Iodo incluem:
1. Regular o índice Metabólico:
o Iodo influencia o funcionamento da glândula tireoide ao assistir na produção de hormônios que são diretamente responsáveis pelo controle do índice metabólico do corpo. O índice metabólico afeta a eficiência e a eficácia dos sistemas do corpo e de processos comuns, incluindo a absorção de nutrientes, o ciclo de sono e a transformação de alimentos em energia utilizável.
2. Otimizar os Níveis de Energia:
o Iodo também desempenha um importante papel na manutenção de níveis otimizados de energia do corpo ao assegurar a eficiência da utilização de calorias, sem permitir que elas sejam depositadas como gorduras em excesso.
3. Saúde da Pele e Cabelos:
os benefícios do Iodo para a saúde incluem a formação de pele, dentes e cabelos saudáveis e brilhantes. É um importante elemento para o cuidado das madeixas e a falta desse mineral pode resultar em perda capilar. Além disso, ele também acelera o crescimento do cabelo e acrescenta força aos folículos.
4. Prevenir o Parto de Natimortos:
uma quantidade suficiente de Iodo em mulheres grávidas é essencial para prevenir partos de natimortos ou condições neuro cognitivas como o cretinismo em crianças recém-nascidas. Isso pode levar a hipertensão gestacional, que pode resultar em várias complicações durante a infância. O Iodo assegura movimentos e crescimento apropriados ao feto, juntamente com habilidades de fala e audição. Além disso, a deficiência de Iodo pode realmente tornar a mulher infértil.
5. Melhorar o Sistema Imune:
muitas pessoas focam nas implicações do Iodo relacionadas à glândula tireóde, incluindo a melhora do sistema imune. O Iodo combate radicais livres, e assim como a Vitamina C, ele também estimula e melhora a atividade de antioxidantes no corpo para prover uma forte medida de defesa contra várias enfermidades, incluindo doenças cardíacas e câncer.
6. Prevenir Hipotireoidismo:
essa condição é caracterizada por uma glândula tireoide pouco ativa e resulta no retardamento de vários processos do corpo, já que o equilíbrio químico do corpo sai de balanço. Um dos mais comuns resultados do hipotireoidismo é um grande aumento no peso, já que o corpo simplesmente não queima as calorias dos alimentos para transformá-las em energia útil.
7. Tratar Doença Fibrocística:
o Iodo pode reduzir significativamente condições como fibroses, turgência e mastalgia. Ele age como um alívio para doenças fibrocísticas e é largamente utilizado em terapias, tanto tradicionais quanto modernas.
8. Reduz o Riscos de Câncer:
provavelmente o mais importante benefício do Iodo para a saúde – à parte da sua influência à tireoide – é sua propriedade anticancerígena. Estudos demonstraram que células cancerosas encolhem após uma injeção de Iodo, e às vezes, elas sofrem apoptose (morte celular automática) e são substituídas por outras células saudáveis.
9. Remover Químicos Tóxicos:
o Iodo pode eliminar toxinas químicas como o fluoreto, chumbo, mercúrio e outros toxinas biológicas. O papel desse “Iodo extratroideano” que executa outros trabalhos pelo corpo é muito importante. Ele possui certas qualidades antibacterianas, particularmente contra a Heliobacter pylori, que é uma perigosa infecção bacteriana do estômago, mais comumente chamada de Pylori, conectada ao câncer gástrico.
10. Curar Bócio Endêmico:
a deficiência de Iodo é amplamente reconhecida como causa básica do bócio endêmico. Deve-se adicionar ovos, sal, frutos do mar e laticínios à dieta para evitar essa deficiência, já que esses produtos são ricos em Iodo, que é uma cura para a condição.
Outros Benefícios do Iodo Para Saúde:
- Age na prevenção de complicações da tireoide.
- Colabora com a fertilidade da mulher, justamente por essa questão hormonal da tireoide.
- Previne contra diversos tipos de câncer (ovariano, uterino, mamário, prostático).
- É bom para prevenir a hipertensão em gestantes.
- É um preventivo natural contra problemas cerebrais fetais.
- Previne contra males do coração e a não diminui o risco de você ficar diabético(a).
- É um anti-infeccioso fúngico e antibacteriano.
Nota: uma superdose de mais de 2000mg de Iodo pode ser perigosa, especialmente em pessoas que sofrem de desordens renais ou tuberculose. Quando consumido em excesso, pode resultar em câncer papilar da tireoide ao invés de ajudar a preveni-lo. Gestantes e mulheres amamentando devem ser cuidadosas quanto à ingestão de Iodo, exceto em doses especificamente prescritas. O equilíbrio saudável se faz necessário pois cada organismo pode reagir de um jeito. Seja cuidadoso com o consumo.