O Boldo-da-Bahia é uma planta da família Asteraceae, das mais cultivadas em jardins e hortas brasileiros.
A sua origem é africana, tendo sido trazido com os escravizados desde a época colonial.
As suas folhas são utilizadas pela medicina popular sob a forma de chás ou sucos, no tratamento da azia, da indisposição gástrica, no controle da gastrite, contra a ressaca e como um tônico amargo, estimulante da digestão e do apetite.
Pode produzir irritação da mucosa do estômago, se utilizado em doses elevadas. Veja tudo sobre esta planta:
Origem do Boldo da Bahia:
Com o nome científico de Vernonia condensata, a planta Boldo da Bahia é natural da África e chegou ao Brasil na época da escravidão, por intermédio dos escravos da Nigéria e Benin. Pertencente à família das Asteraceae, a planta se disseminou grandemente em nosso país, sendo atualmente de uso comum entre a população nas mais diversas regiões nacionais.
É importante saber que de acordo com cada região, a planta boldo-da-bahia pode ser conhecida por outros nomes populares, como alomã, alumã, acumã, árvore do pinguço, boldo-baiano, boldo-goiano, boldo-chinês, boldo-japonês, heparém, fel-de-índio, figatil, cambará-guaçu, boldo-africano, luman, assa-peixe, entre outros.
Não é difícil reconhecer a planta Boldo da Bahia, pois se trata de uma árvore consideravelmente pequena – atinge até 5 metros de altura – quebradiça e muito ramosa. Seu fruto-semente é um aquênio, as flores são pequenas e esbranquiçadas formadoras de cachos, e suas folhas são alternadas em tom verde escuro, levemente cerrilhadas.
Propriedades do Boldo-da-Bahia:
A Boldo da Bahia não veio para o Brasil por acaso: os escravos traziam consigo o que acreditavam ser um poderoso remédio, capaz de curar diversos males. Vale lembrar que naquela época não se tinha a indústria farmacêutica como temos hoje, de forma tão evoluída.
Assim, as propriedades medicinais eram descobertas nas plantas, e muitos são adeptos dessa medicina natural até os dias de hoje. No caso do Boldo da Bahia, por exemplo, suas principais propriedades são:
- Analgésica;
- Antianêmica;
- Antibacteriana;
- Aperiente;
- Colagoga;
- Colerética;
- Depurativa;
- Desintoxicante;
- Diurética;
- Digestiva;
- Tônico hepático.
Benefícios do Boldo da Bahia:
Como analgésica, a Boldo da Bahia é indicada para dores de cabeça e outras situações dolorosas, como artrite, artrose, cólicas menstruais e outros problemas, com a finalidade de amenizar a dor.
Como poderoso diurético, é indicado para cálculos renais, cálculos da bexiga, cistites e infecções no trato urinário, já que ela estimulará a eliminação de líquidos e promoverá uma limpeza no organismo, em especial nos órgãos onde essas doenças costumam se desenvolver.
O consumo regular do Boldo da Bahia também abre o apetite, é indicado para anemia, diarreia, doenças cardíacas e pulmonares, febre, gota, sífilis, tosse e outros males.
Como Usar o Boldo da Bahia:
O consumo de Boldo da Bahia se dá através de suas folhas, as quais você encontrará em farmácias ou lojas de produtos naturais. Leve ao fogo 4 folhas inteiras – caso elas estejam trituradas, leve 4 colheres de sopa com as folhas – juntamente com meio litro de água.
Deixe ferver por 5 minutos, então desligue o fogo, abafe o recipiente e aguarde amornar. Quando a temperatura estiver própria para consumo, coe e beba o chá duas vezes por dia.
Contraindicação do Boldo da Bahia:
O consumo do Boldo da Bahia é contra indicado para gestantes, pois pode ocasionar aborto espontâneo.