Bolsa de Pastor é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
A planta Bolsa-de-Pastor também é conhecida pelo nome de braço-de-preguiça, bucho-de-boi e panaceia. Podendo alcançar os 60 cm de altura, suas folhas tem formatos variáveis e são ovaladas, e suas flores são brancas em cachos.
Cada uma de suas flores forma um fruto com a forma de coração, ou de bolsa, com duas cavidades separadas por um septo. A planta floresce do início da primavera até o fim do inverno e é espontânea em toda a Europa e Ásia, crescendo em jardins, campos, entulheiras e taludes. Veja tudo sobre esta planta:
Origem da Bolsa de Pastor:
A Bolsa de Pastor (Capsella bursa-pastoris) é uma planta anual da família das Brassicaceae, também conhecida como erva-do-bom-pastor, braço-de-preguiça, chapéu-de-frade, entre outras denominações.
Recebe este nome porque os seus frutos se parecem a uma bolsa (carteira) de pastor (em latim, pastoris). Esta planta cresce espontaneamente na Europa e na Ásia, em lugares como jardins, campos, entulheiras e taludes.
Além de ser utilizada como erva medicinal, a Bolsa de Pastor também é usada na alimentação humana, como verdura. A planta é cultivada em alguns países orientais, enquanto que em outros países como, por exemplo, em Portugal, a Bolsa de Pastor é considerada uma erva daninha.
Como erva medicinal, esta planta já era usada pela medicina tradicional chinesa para tratar disenteria e doenças oftalmológicas. Confira a seguir as propriedades medicinais e os benefícios proporcionados por esta planta.
Propriedades da Bolsa-de-Pastor:
As principais propriedades da Bolsa de Pastor incluem:
- Adstringente;
- Antiálgica;
- Antidisentérica;
- Antiemética;
- Antiescorbútica;
- Anti-inflamatória;
- Tônica;
- Diurética;
- Febrífuga (baixa a febre);
- Oxitócica (age no organismo feminino como a hormona oxitocina);
- Cicatrizante;
- Estomáquica;
- Hipotensor;
- Anti-hemorroidária.
Benefícios da Bolsa de Pastor:
Devido às suas propriedades medicinais, a Bolsa de Pastor age em casos de febre, estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias e induz a contração do útero. É indicada no tratamento de casos de vômitos e escarros de sangue, problemas de menstruação (especialmente durante a puberdade e pré-menopausa), feridas, cortes (sangramentos), hemorragia nasal e hemorragia uterina.
Como Usar a Bolsa de Pastor:
A Bolsa de Pastor é utilizada de várias formas atendendo a diversas finalidades. Veja a seguir:
Folhas: As folhas da Bolsa de Pastor são consumidas cruas, em saladas, ou cozidas. A decocção é feita com a medida de 30 gramas de folhas para 1 litro de água. Tome até 3 litros (50 a 90g da erva) ao dia;
Infusão: Para preparar a infusão de Bolsa de Pastor, utiliza-se de 20 a 30 gramas de folhas para 1 litro de água;
Cataplasma: Para o tratamento de regiões doloridas e inflamadas, utiliza-se a cataplasma da planta fresca;
Gargarejos: Para tratar afecções da garganta, basta fazer gargarejos com a medida de 30 gramas de folhas da planta para 1 litro de água;
Aplicações externas: Para limpar feridas, eczemas e erupções cutâneas, basta preparar a infusão ou decoção e aplicar sobre a região afetada.
Contraindicações e Precauções da Bolsa de Pastor:
A Bolsa de Pastor não é indicada para gestantes, nutrizes e pessoas com pedras nos rins. Em doses excessivas, a planta tem efeitos tóxicos.
Curiosidades da Bolsa de Pastor:
Antes mesmo de se tornar mais conhecida, essa planta já tinha propriedades medicinais e era usada na China como tratamento em doenças oftalmológicas. Pode ser encontrada facilmente na Europa, Ásia e até nas montanhas, em cerca de 1600 metros de altitude.
Quando encontradas então, é só colher e secar as folhas e para fazer o chá. Esse nome curioso da planta, Bolsa de Pastor, foi dado pelo motivo dos frutos serem muito parecidos com uma bolsa ou carteira usada por pastor.
É também considerada uma planta protocarnívora. Ou seja, ela mata pequenos insetos ou animais para se alimentar. Mas não tem a capacidade de digerir o que comeu e absorver os nutrientes, diferente de uma verdadeira planta carnívora