O consumo do Cabelo de Milho é pouco conhecido pela grande parte da população, entretanto o chá de Cabelo de Milho é rico em vários nutrientes, que beneficia todo o nosso organismo.
O Cabelo de Milho também conhecido como barba de milho ou estigma de milho, é uma parte da planta que geralmente é jogada fora, mas com ele se pode fazer um chá usado popularmente como diurético, no tratamento de infecções urinárias ou no controle da pressão alta.
O milho é um dos mais importantes alimentos para a humanidade, podendo ser utilizado desde sua forma in natura, com o milho verde fresco, enlatado ou em forma de farinha para a fabricação de biscoitos, ou de fubá, para confecção de diversos pratos.
Não é, contudo, apenas na culinária que o milho apresenta destaque. Uma de suas partes, o Cabelo de Milho, também chamado de barba de milho ou de estigma de milho, que, na maior parte das vezes é descartada, pode ser de grande utilidade para uso humano, servindo como diurético, para o tratamento de infecções urinárias e para controle de pressão alta, entre outras aplicações.
Valor Nutricional do Cabelo de Milho:
O Cabelo de Milho, entre outras coisas, apresenta-se como rica fonte de nutrientes, possuindo em sua composição o potássio, o betacaroteno, o cálcio, o ferro, o magnésio, o manganês, o acido glicólico, o gerânio, a betaína e as vitamina A, vitamina B1, vitamina B2,vitamina K e vitamina C. Então confira agora os Benefícios do Cabelo de Milho Para Saúde:
Benefícios do Cabelo de Milho Para Saúde:
1. Benefícios do Cabelo de Milho Para o Metabolismo:
O potássio do Cabelo de Milho, regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar. Ao regular a produção de insulina, o Potássio acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.
2. Ajuda na Prevenção de Doenças:
Muitos não sabem, mas o potássio tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial. E o Cabelo de Milho é rico nesse mineral.
Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas.
3. Benefícios do Cabelo de Milho Contra as Câimbras:
A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do potássio, presente no Cabelo de Milho. Este relaxamento pode ser voluntário ou involuntário, em função do tipo de músculo que está trabalhando. Ao existir um déficit de Potássio, o músculo se mantém contraído e provoca as câimbras.
Se os espasmos musculares dolorosos nas pernas costumam ser muito familiares, pode ser devido à falta de potássio. Isso é muito comum nos atletas que treinam muito. Se este for o seu caso, é uma boa ideia tomar ocasionalmente uma bebida rica em eletrólitos que inclua o potássio.
4. Combate a Obesidade:
Quando há a deficiência de cálcio no organismo ele fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar podendo desencadear aumento de peso. E o Cabelo de Milho é rico nesse nutriente. A ingestão desse nutriente faz com que o organismo crie uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.
Em excesso, este mineral pode trazer problemas à saúde, como pressão alta, perda de apetite, náusea e vômito. Alguns sinais indicam que você pode estar com excesso de Cálcio, tais como excesso de urina, sede, fraqueza, nervosismo e insuficiência renal.
5. Benefícios do Cabelo de Milho Para Evitar o Câncer:
A adequada quantidade de cálcio previne do risco geral de câncer de cólon e suprime o crescimento de pólipos que podem levar ao câncer. A suplementação de cálcio reduz o risco de adenomas, bem como tumores não malignos no cólon.
E como Cabelo de Milho é rico nesse nutriente, ele é uma ótima forma de absorver as quantidades necessárias de cálcio. Este é realmente um precursor ao câncer do cólon, mas ainda não se sabe se a ingestão de cálcio minimiza o risco de câncer completamente.
O excesso de cálcio é deixado em seus intestinos depois que seu corpo absorve o que precisa. Em seu caminho através do cólon, acredita-se que este cálcio não absorvido se liga com os promotores de câncer por isso eles são excretados junto do corpo.
Estudos têm demonstrado que ambas as fontes alimentares de cálcio proporcionam este efeito protetor. Suplementos de cálcio deve ser tomado em forma líquida, pois vitaminas líquidas absorvem 5 vezes melhor do que as pílulas.
6. Pode Controlar a Pressão Arterial:
Algumas pesquisas têm indicado que uma dieta com alta quantidade de alimentos ricos em cálcio, magnésio, potássio e fibra iram resultar na redução da pressão sanguínea, alimentos como o Cabelo de Milho.
Enquanto outros pesquisadores concluíram com opiniões diferentes. Mais tarde, verificou-se que a razão para estes resultados variados foi porque estes estudos testou o efeito de nutrientes individuais, em vez de as fontes alimentares possuindo esse conteúdo nutricional.
7. Benefícios do Cabelo de Milho Para na Formação de Hemoglobina:
A formação de hemoglobina é a principal função do ferro, que é rico no Cabelo de Milho. Não só isso, uma vez que o ferro é uma parte da hemoglobina, que dá o tom escuro de vermelho para o sangue e também auxilia no transporte de oxigênio para as células do corpo.
A hemoglobina adicional é de vital importância porque os seres humanos tendem a perder sangue de várias maneiras, através de lesões, tanto internos como externos.
Mais notavelmente, as mulheres perdem quantidades consideráveis de sangue a cada mês durante os seus anos de menstruação, que é uma das principais razões por que as mulheres são mais propensos a sofrer de anemia do que os homens.
8. Ajuda a manter a Saúde do Cérebro:
O aumento do desenvolvimento do cérebro é também um dos muitos benefícios do Cabelo de Milho. Uma vez que o fornecimento de oxigênio no sangue é auxiliado por ferro e o cérebro utiliza cerca de 20% do oxigênio no sangue, ele está diretamente relacionado com a saúde do cérebro e suas funções.
O bom fluxo de sangue no cérebro pode estimular a atividade cognitiva e ajudar a criar novas vias neurais para prevenir distúrbios cognitivos como a demência e doença de Alzheimer, por isso a ingestão de ferro adequada e sua posterior oxigenação do cérebro é essencial.
9. Benefícios do Cabelo de Milho Para Evita a Fadiga:
Os benefícios do Cabelo de Milho para saúde também incluem a eliminação da fadiga crônica, o que pode ocorrer em homens e mulheres. A deficiência de ferro é uma causa natural de fadiga, uma vez que é um componente importante da hemoglobina.
Assim, a inclusão de Ferro em sua dieta mantém você em forma, saudável e energético, tanto internamente quanto em sua vida externa. E uma ótima forma de fazer isso, é adicionando mais Cabelo de Milho na sua dieta.
10. Ajuda a Tratar as Doenças Cardiovascular:
O magnésio é essencial para manter a regularidade dos batimentos cardíacos. Esse é, entre os benefícios do Cabelo de Milho, provavelmente o mais essencial, pois sem o mesmo o coração sofre pela falta de ritmo, o que pode ter sérias consequências.
Além disso, o magnésio reconhecidamente protege o coração do estresse muscular, além de colaborar para o controle da pressão arterial. Todos esses fatores fazem do magnésio um mineral essencial para o sistema cardiovascular.
11. Benefícios do Cabelo de Milho Para a Nutrição:
Os benefícios do Cabelo de Milho para a nutrição se dão através do seu papel na absorção de outros nutrientes. Minerais como sódio, cálcio, potássio e fósforo, bem como muitas vitaminas, são melhor absorvidos quando o corpo está bem suprido de magnésio.
Esse benefício pode ser atribuído à capacidade do magnésio de ativar diversas enzimas, substâncias necessárias para a quebra dos nutrientes durante a digestão. Dessa forma, a ingestão adequada de magnésio cria um efeito benéfico em cadeia sobre a nutrição em geral.
12. Regula os Níveis de Açúcar:
Uma das funções do magnésio é regular a reação da insulina aos níveis de açúcar no sangue, colaborando para manter esses níveis de açúcar sob controle e razoavelmente constantes. E para absorver esse nutriente, uma ótima opção é o Cabelo de Milho.
Além disso, o magnésio torna as células mais sensíveis a insulina, de modo que esse aspecto do metabolismo é fortemente beneficiado. Por esse motivo, o magnésio é extremamente indicado para a prevenção do diabetes e para o tratamento da doença.
13. Benefícios do Cabelo de Milho Para Tratar a Tiroide:
O manganês presente no Cabelo de Milho é um co-fator importante para muitas enzimas diferentes, e é um componente essencial da tiroxina, sem dúvida, o mais importante hormônio na glândula tireoide. O bom funcionamento da glândula tireoide e sua síntese hormonal ajuda na prevenção de uma grande variedade de problemas de saúde no corpo, incluindo perda de peso, perda de apetite, no metabolismo e na eficiência dos sistemas dos órgãos.
14. Alivia os Sintomas de TPM:
É um infeliz, mas inevitável fato de que muitas mulheres sofrem da síndrome pré-menstrual (TPM). Nestas situações mensais, o manganês do Cabelo de Milho ajuda a aliviar as alterações de humor, dores de cabeça, depressão e irritabilidade. Além disso, Estudos têm mostrado uma ligação entre baixos níveis de vários minerais, incluindo manganês, em mulheres que sofriam dos sintomas da TPM particularmente graves.
15. Benefícios do Cabelo de Milho Para o Metabolismo de Enzimas:
Várias enzimas são ativadas pelo manganês e desempenham papéis importantes no metabolismo de carboidratos, aminoácidos e colesterol. Além disso, o manganês possui uma ação antioxidante (a superóxido dismutase dependente do manganês é a principal enzima antioxidante da mitocôndria).
16. Ajuda na Prevenção da Distrofia Muscular:
Ao manter os ossos saudáveis e sua forma, a vitamina A do Cabelo de Milho desempenha um papel essencial para garantir o crescimento muscular adequada em crianças e adolescentes em crescimento, evitando assim as chances de desenvolver distrofia muscular.
A deficiência de vitamina A ou xeroftalmia pode levar à cegueira, aumento das infecções virais, porém a deficiência só é considerado um problema nos países em desenvolvimento, onde é a principal causa da cegueira em crianças.
17. Benefícios do Cabelo de Milho Para o Ganho de Massa Muscular:
A relação mais direta entre a vitamina A do Cabelo de Milho e o ganho de massa muscular se dá através das funções dessa vitamina no metabolismo ósseo. Uma vez que a vitamina A tem entre as suas funções a manutenção da densidade óssea, o consumo diário de vitamina A fornece vantagens claras para quem procura ganhar massa muscular através de treinos de resistência, ao diminuir consideravelmente o risco de fraturas.
Para jovens que procuram ganhar massa muscular, trata-se de um ponto extremamente importante, uma vez que para eles os benefícios da vitamina A resultam em crescimento adequado.
Como antioxidante, não é possível deixar de mencionar para que serve vitamina A na proteção dos músculos após o treino. A liberação de radicais livres é grande após a realização de esforços intensos, de modo que a neutralização dessas substâncias protege o músculo de uma degradação considerável.
Por fim, o estímulo aos níveis de testosterona vindo da vitamina A afeta diretamente o ganho de massa muscular. Manter bons níveis dela no corpo é mais um dos passos para estimular a produção de testosterona, algo que certamente interessa a todos os fisiculturistas.
18. Ajuda a Manter as Unhas Saudáveis:
A saúde e vitalidade dos cabelos e das unhas, está diretamente ligada aos excessos ou carências. Entretanto, para obter um aspecto saudável, recomenda-se uma alimentação balanceada ao invés de suplementos e medicações. A ingestão incorreta desta vitamina, pode causar queda de cabelos, unhas quebradiças e pele seca.
19. Benefícios do Cabelo de Milho Para a Saúde Ocular:
No que diz respeito à visão, os níveis de vitamina B1, presente no Cabelo de Milho parecem estar relacionados à catarata, já que esta doença ocorre em menor número naqueles que consomem níveis adequados de vitamina B1. Este fator indica que pelo menos a vitamina B1 proporciona o retardamento do desenvolvimento da catarata.
20. Previne Câncer Cervical:
A vitamina B2 do Cabelo de Milho ajuda o corpo a reagir contra as células pré-cancerígenas porque está intimamente relacionada à confecção de novas células e, consequentemente, saudáveis. Este é um dos benefícios da vitamina B2 mais importantes.
21. Benefícios do Cabelo de Milho Para os Exercícios:
Uma das formas de melhorar o desempenho nos treinos, seja de musculação, corrida ou qualquer outro, é fazendo com que os nutrientes adquiridos através da alimentação sejam bem aproveitados pelo nosso corpo. O Cabelo de Milho é um aliado importante neste caso, pois atua diretamente no metabolismo dos principais nutrientes: carboidratos, gorduras e proteínas.
22. Evita Danos aos Nervos do pé e do Tornozelo:
A falha de comunicação entre o cérebro e os nervos é a principal responsável pela sensação de desconforto causada pela sensação de queimação. Por isso, o consumo de Cabelo de Milho é necessário para garantir que a transmissão de dados seja eficiente.
23. Benefícios do Cabelo de Milho Para os Recém-Nascidos:
Crianças que nascem antes do tempo podem apresentar diversos problemas, entre eles a hemorragia espontânea, a vitamina K ajuda muito com esse problema visto que seu papel mais importante é a coagulação.
24. Reprime o Surgimento da Catarata:
A atividade de enzimas no Cabelo de Milho responsáveis por evitar a opacidade do cristalino a fim de proteger os olhos dependem da concentração de riboflavina.
25. Benefícios do Cabelo de Milho Para Combater a Caspa:
Nossos folículos capilares geralmente ficam entupidos devido a caspa e pele seca e escamosa. Isso pode danificar os folículos pilosos se não for tratado e também inibir o crescimento do cabelo. A vitamina C presente no Cabelo de Milho ajuda a combater a bactéria no couro cabeludo.
Ele remove a caspa e ajuda a se livrar dos restos dos folículos e incentiva o crescimento de novos cabelos. Também ajuda com couro cabeludo seco e prurido por causa de suas propriedades antivirais.
26. Bom Funcionamento do Organismo em Geral:
A vitamina K proporciona um equilíbrio total do nosso organismo, regula os sais minerais, antioxidantes, neuro-nutrientes, enzimas, vitaminas, aminoácidos, bioflavonóides e outros ingredientes fundamentais para a saúde. Aumenta o fluxo de urina e ajuda a melhorar o funcionamento do fígado.
27. Benefícios do Cabelo de Milho Para a Imunidade:
Uma dose saudável de vitamina C protege nosso corpo de infecções e mantém ossos e dentes saudáveis. Também melhora a capacidade do nosso corpo de reparar feridas e nos mantém imunes a bactérias, vírus e infecções. E uma maneira de consumir essa dose é adicionar o Cabelo de Milho na sua dieta.
Não só é um componente bem conhecido de nosso sistema imunológico, também é necessário para o colágeno, a principal proteína estrutural encontrada no tecido conjuntivo. A vitamina C, tomada por via oral, ajuda as feridas a cicatrizar mais rápido e melhor. Aplicado topicamente, protege a pele dos danos causados pelos radicais livres pela exposição aos raios UV.
28. Trata Catarata:
Nossas pupilas exigem que a vitamina C funcione corretamente. A deficiência de vitamina C pode levar a catarata, onde as lentes se tornam cada vez mais opacas, provocando uma visão embaçada e levando a cegueira em adultos.
Uma alta ingestão de vitamina C luta contra as cataratas e aumenta a quantidade de fluxo sanguíneo para o olho. 1000 mg de vitamina C por dia para a catarata em suas trilhas e melhora a visão.
29. Benefícios do Cabelo de Milho Para Combater a Celulite:
O Cabelo de Milho ajuda o organismo a eliminar as impurezas, além de facilitar a evacuação e melhorar a circulação sanguínea. O resultado disso evita o aparecimento da celulite.
Outros Benefícios do Cabelo de Milho:
Veja, a seguir, outras propriedades do chá de Cabelo de Milho:
- Auxílio na regulação de problemas cardiovasculares;
- É um medicamento antidepressivo e revitalizante;
- Desintoxica o sangue, combatendo o ácido úrico;
- Auxilia na redução de triglicerídeos e colesterol;
- Auxílio no tratamento de cálculos renais;
- Combate à inflamação de bexiga;
- Atuação como anti-inflamatório;
- Ajuda a controlar o diabetes;
- Tratamento de pressão alta;
- É neuroprotetor;
- É diurético.