Capuchinha é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
A Capuchinha é rica em valore nutricionais que beneficia e favorece a saúde humana. Com o nome científico Tropaeolum majus L, a Capuchinha é uma planta da família das Tropeoláceas. É popularmente conhecida também como mastruço, chagas, agrião grande do Peru, capuchinho, nastúrcio, sapatinho do diabo, nastúrio, cinco chagas, Capuchinha grande, entre muitos outros nomes.
Nativa do Peru e do México, a planta que pertence à família das Tropeoláceas, foi apresentada ao restante do mundo pelos europeus que descobriram estas regiões de sua origem. Por ter sido encontrada, primeiramente, nestes dois países, a planta também recebe o nome de agrião-do-méxico e agrião-grande-do-peru.
Planta herbácea rasteira, de caule suculento, mole e retorcido, possui folhas num tom verde claro, com formato arredondado, enquanto suas flores podem ter diversas tonalidades, variando do branco ao vermelho, salmão, amarelo e laranja. Possui ainda um fruto esverdeado formado por três aquênios pequenos.
Ao aproximar-se dela já é possível sentir o perfume agradável que toda a planta exala. Comestível, seu sabor assemelha-se ao do agrião, fresco e picante. Para ser cultivada não é exigente, podendo ser plantada até mesmo em jardins, canteiros e vasos, desde que possa receber sol diretamente durante ao menos quatro horas diárias.
É importante saber reconhecer a Capuchinha, visto que ela não é apenas uma planta comum, e sim uma planta com poderosas propriedades medicinais altamente benéficas para o organismo que a consumir.
Propriedades da Capuchinha:
Dentre as principais propriedades da Capuchinha estão: expectorante, antibiótica, purgativa, digestiva, antisséptica, desinfetante, diurética, depurativa, sedativa e estimulante.
Seus princípios ativos são: glucotropaeolina, vitamina C, ácidos graxos, flavonóides, glicosídeos, oxalatos, glucosinolatos, óleos essenciais, resinas, pigmentos, substâncias bactericidas, iodo, ferro, enxofre, cálcio, potássio, frutose e glicose. Então, confira agora os Benefícios da Capuchinha Para Saúde:
Benefícios da Capuchinha Para Saúde:
1. Combate a Ação dos Radicais Livres:
Este benefício esta relacionado a quantidade significativa de vitamina C presente nesta planta. Estudos revelaram que a vitamina C é um dos principais nutrientes que favorecem a imunidade do organismo, o auxiliando no combate a ação dos radicais livres.
2. Benefícios da Capuchinha Para Aumentar o Sistema Imunológico:
Suas folhas são de formato circulares e é muito usada para reduzir secreção nasal que acontece muito quando estamos com gripes ou resfriados. Também aumenta a imunidade do organismo prevenindo as terríveis infecções bacterianas.
3. Promove a Saúde Renal:
Os povos andinos costumavam utilizar este Benefício da Capuchinha para tratar infecções urinárias e problemas nos rins. Os efeitos da planta realmente são benéficos nestas condições, mas é importante dar atenção à moderação, neste caso.
Embora seja bastante útil, o chá de Capuchinha não deve ser tomado diariamente por mais de uma semana, uma vez que é bastante carregado em nutrientes. Por isso, dê uma semana de descanso para o organismo, no mínimo, a cada uma semana de consumo recorrente. Isso potencializa seus efeitos e evita danos ao organismo.
4. Ajuda a Manter a Resistência:
Por ser muito rica em vitamina C, a flor da Capuchinha pode ser inseridas na alimentação no intento de fortalecer o corpo e aumentar a resistência.
5. Benefícios da Capuchinha em Dietas:
Ricas em fibras, vitaminas e antocianinas – poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e diversas doenças – as flores comestíveis da Capuchinha ainda são uma ótima opção para quem está de dieta, pois são pouco calóricas. Em média, 100 gramas têm apenas 40 calorias.
6. Combate Infecções:
Devido, por sua vez para a sua ação antimicrobiana, é interessante para o tratamento de infecções do sistema reprodutivo feminino, mas qualquer tratamento desta natureza devem deve ser consultado antes por um médico.
7. Promove a Saúde do Coração:
O cálcio presente na Capuchinha protege os músculos do coração. As quantidades suficientes de cálcio podem ajudar os músculos cardíacos se contrair e relaxar corretamente.
O cálcio também ajuda o sistema nervoso manter a pressão adequada em suas artérias. Se houver uma queda de cálcio, uma hormona chamada calcitrol é libertado, que contrai os músculos lisos das artérias, aumentando deste modo a pressão arterial.
8. Combate a Caspa:
O enxofre presente na Capuchinha também é usado como ingrediente em alguns produtos de cuidados da pele e cuidados com o cabelo. Quando aplicado topicamente, o enxofre é pensado para tratar condições como verrugas e caspa.
9. Benefícios da Capuchinha Contra a Anemia:
o ferro contido na Capuchinha é um elemento vital para a saúde dos músculos. Ele está presente em tecidos musculares e ajuda a prover o suprimento de oxigênio necessário para a contração dos órgãos. Sem o ferro, os músculos perderiam sua cor e elasticidade, dito isso, a fraqueza muscular é um dos mais óbvios sintomas da anemia.
10. Combate a Ansiedade:
Extremamente visíveis hoje em dia são, também, os benefícios da Capuchinha por ser rica em potássio, combate a ansiedade e o estresse. Esses males modernos são relacionados a níveis excessivamente altos de cortisol e de adrenalina, dois hormônios que se tornam mais comportados quando há bons níveis de potássio no corpo, como é o caso desta planta.
11. Promove a Produção de Insulina:
O enxofre presente na Capuchinha é necessário para a produção de insulina. Ela controla o metabolismo dos carboidratos e, em uma quantidade insuficiente, torna mais difícil o pâncreas produzir insulina e as células ficam menos capazes de absorver nutrientes do sangue, contribuindo para o diabetes.
12. Combate Gripes e Resfriados:
Suas folhas são de formato circulares e é muito usada para reduzir secreção nasal que acontece muito quando estamos com gripes ou resfriados. Também aumenta a resistência do organismo à ações bacterianas.
13. Benefícios da Capuchinha Contra a Constipação:
Por Contes quantidades significativas de vitamina C, ajuda a prevenir e aliviar a constipação.
14. Combate a Sinusite:
Uma combinação de capuchinha e raiz forte foi efetivo no tratamento de sinusite, bronquite aguda e infecções do trato urinário como comparável ao tratamento com antibióticos padrão.
15. Melhora a Visão:
A Capuchinha faz muito bem a saúde. Um estudo realizado pela Unicamp mostra que a Capuchinha (Tropaeolum majus) é rica em luteína, uma substância associada à prevenção da catarata e degeneração macular.
16. Melhora a Saúde da Pele:
Essa receita é um potente adstringente natural para peles oleosas e cansadas, ideal para tratar as infecções da acne e purificar os poros, evitando cravos e espinhas.
Misture o suco de uma xícara de folhas trituradas de Capuchinha a duas colheres de vaselina líquida para facilitar a aplicação no rosto. Faça uma máscara uma vez por semana.
17. Combate a Febre:
Este também é outro importante Benefício da Capuchinha. Ela é conhecida por ser um antibiótico natural. Estes efeitos eram aproveitados desde os primeiros povos andinos para prevenir infecções e combater febres.
O efeito antibiótico é moderado, o que o torna ideal para condições de saúde leves – especialmente aquelas e beneficiem-se da presença de vitamina C.
18. Benefícios da Capuchinha Contra a Prisão de Ventre:
Sem sombra de duvidas, este também está entre os principais Benefícios da Capuchinha. A planta é eficaz no tratamento de disfunções no estômago, facilitando digestão, aumentando o apetite de quem possui problemas para comer, age como calmante e ainda evita prisão de ventre.
19. Promove a Saúde dos Cabelos:
Misturado em extrato alcoólico, as folhas frescas de Capuchinha são indicadas para fortalecer o couro cabeludo, estimulando o crescimento dos cabelos e prevenindo a sua queda.
Este remédio caseiro deve ser preparado com duas colheres (sopa) de folhas frescas de Capuchinha, bastante amassadas e trituradas manualmente, adicionadas a uma xícara (chá) de álcool de cereais a 80%.
Após a infusão, deixe macerando durante cinco dias em recipiente limpo, de preferência de vidro, para depois ser utilizado diariamente, direto no couro cabeludo, com a ajuda de um borrifador.
20. Elimina Toxinas do Organismo:
A Capuchinha é muito indicada para casos de infecções urinárias e retenção de líquidos, já que sua propriedade diurética aumenta a eliminação de líquido do organismo, promovendo uma “limpeza” no corpo e principalmente no trato urinário, eliminando pela urina toxinas e bactérias
Outros Benefícios da Capuchinha Para Saúde:
- O ferro contido na planta é um importante facilitador da regulação de temperatura corporal.
- Um dos mais importantes benefícios da Capuchinha é que ele age como um transportador de oxigênio e participa da transferência do elemento de uma célula do corpo a outra.
- Ajuda no tratamento de doenças crônicas como anemia por insuficiência renal e outras doenças crônicas do intestino e sistema excretor.
- É um elemento chave necessário a muitos processos por todo o corpo, não apenas ao sistema circulatório.
- O ferro contido na Capuchinha toma uma parte significativa na síntese de vários neurotransmissores tais como a dopamina, norepinefrina e serotonina.
- É sugerido por muitos especialistas para o tratamento de outra forma de anemia chamada anemia pré-diálise.
- Desempenha uma função chave provendo força ao sistema imune do corpo.
- É uma importante participante da energia metabólica no corpo humano.
- Quando consumido em quantidades suficientes, pode ajudar a melhorar a concentração, que potencializará a performance mental e cognitiva.
- O enxofre contido na Capuchinha é uma das melhores maneiras de curar a acne devido ás suas propriedades curativas antibacterianas que ajudam a curar as espinhas.
Como Utilizar a Capuchinha:
Podem-se incluir as flores e folhas da Capuchinha nas receitas de saladas, sucos e temperos. Caso prefira tomar o chá da planta, leve ao fogo entre duas e quatro colheres de sopa de folhas de Capuchinha picadas, juntamente com um litro de água e deixe ferver.
Então abafe e consuma 3 vezes ao dia, quando a temperatura estiver ideal para beber. Para utilizá-la nos cabelos pode-se seguir a mesma receita do chá, e lavar os cabelos com o líquido.
Malefícios da Capuchinha:
A Capuchinha pode ter como efeito colateral irritação gástrica e, se consumida em altas doses baixar a pressão sanguínea.
Seu consumo é contra indicado em casos de gastrite, hipotireoidismo, insuficiência renal ou cardíaca, gestação e lactação.