Caroço de Buriti: 10 Benefícios, Informação nutricional e malefícios
O Buriti produz uma grande quantidade de frutos que maturam entre os meses de dezembro e maio, e que servem de alimento para aves e pequenos mamíferos que também colaboram na dispersão das sementes.
Seus frutos, ricos em vitamina A, vitamina B e vitamina C, também fornecem cálcio, ferro e proteínas, podendo ser consumidos ao natural ou em forma de sucos, sorvetes, doces e licores. A palmeira fornece palmito, fécula e madeira. O Caroço de Buriti tem um alto teor de vitamina C, muito importante para fortalecer nosso sistema imunológico.
A palmeira fornece palmito, fécula e madeira. O óleo da fruta do Buriti é rico em caroteno e tem valor medicinal para a comunidade local, que o utiliza como vermífugo, energético natural e cicatrizante. O óleo também é utilizado para amaciar e envernizar couros e dar cor e aroma a cosméticos como xampu, cremes e sabonetes.
O Caroço de Buriti é umas das principais fontes dessa vitamina encontrada na biodiversidade do Brasil e essa concentração garante uma ação antioxidante, auxiliando na prevenção do envelhecimento da pele, além de sua ação benéfica para a saúde da visão.
Benefícios do Caroço de Buriti Para Saúde:
1. Estimula o Apetite:
Se você tem um apetite fraco, o Caroço de Buriti é uma ótima opção para melhorá-lo. Estudos têm mostrado que ele pode relaxar a tensão do estômago, o que, em seguida, estimula o apetite. Dilua óleo de Buriti em água e use a mistura no banho, como um tratamento de vapor quente ou esfregando-o em sua pele para incentivar o aumento do apetite.
2. Combate o Câncer:
O Caroço de Buriti tem efeitos anticancerígenos. Além disso, possui antioxidantes e flavonóides e têm efeitos anticancerígenos, que são essencialmente eficazes para combate as células de câncer.
3. Combate o Resfriado:
O Caroço de Buriti é um poderoso antioxidante e tem propriedades antissépticas que limpam o seu sistema, sendo assim um excelente tratamento para o resfriado comum. Quando sentir aquela dorzinha de garganta começando, adicione três gotas de óleo de Buriti em um copo de suco de Laranja ou água e beba essa mistura uma vez por dia por até cinco dias até que os sintomas desapareçam.
4. Previne a Catarata:
O Caroço de Buriti contém propriedades antioxidantes e antineoplásicas. Isso significa que ajuda a prevenir o crescimento anormal das células, e ajuda também a prevenir a catarata.
5. Benefícios do Caroço de Buriti Para Pele:
O óleo vegetal do Buriti tem a propriedade de manter a pele revitalizada através das suas propriedades energizadora e emoliente. Além disso, o Caroço de Buriti possui um eficiente filtro solar que diminui o ressecamento da pele e também possui propriedades que proporcionam elasticidade para a pele e combate o envelhecimento.
6. Auxilia na Circulação Sanguínea:
Possui propriedades que ajuda para uma boa circulação sanguínea. A presença de suas variedades e nutrientes, incluindo magnésio, ferro, cobre, manganês, folato e vitamina C, desempenha um papel importante para a circulação do sangue.
7. Promove a Saúde do Coração:
O Caroço de Buriti também é uma grande fonte de Potássio, um substância que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, o Buriti em sua dieta pode neutralizar o consumo elevado de sódio e outras substâncias que são perigosas para a saúde do coração.
8. Melhora a Digestão:
O Caroço de Buriti tem muito conteúdo de água, o que tem um efeito calmante no estômago. Além disso, também têm uma quantidade considerável de fibra, o que ajuda na digestão.
9. Combate a Asma:
Rico em elementos que limpam o pulmão, como carvacrol, flavonoides e terpenos, o Caroço de Buriti desobstrui o trato respiratório e fornece alívio para ataques de asma.
10. Caroço de Buriti Para o Sistema Gastrointestinal:
Parasitas intestinais são os habitantes indesejáveis do sistema gastrointestinal, que podem causar desconforto e aumentar o risco de contrairmos várias doenças. O Caroço de Buriti é muito eficiente na eliminação desses parasitas, através de dois agentes antimicrobianos chamados timol e carvacrol, presentes nele.