Carotenoides: o que é, para que serve e onde encontrar
Os Carotenoides são pigmentos vegetais responsáveis pelos tons vermelho, amarelo e laranja em muitas frutas e legumes.
Estes pigmentos desempenham um papel importante na saúde da planta e as pessoas que comem alimentos que contêm Carotenoides também obtêm benefícios e proteção para a saúde.
Os Carotenoides atuam como antioxidantes no corpo humano.
Eles têm fortes propriedades de combate ao câncer, de acordo com o Comitê internacional de Medicina Responsável.
Alguns Carotenoides são convertidos pelo organismo em vitamina A, que é essencial para o desenvolvimento da visão e do crescimento.
Os Carotenoides também são benéficos para o sistema imunológico e funcionam como anti-inflamatórios.
Seu consumo está associado ao risco reduzido de várias doenças crônicas de saúde, incluindo algumas formas de câncer, doenças cardíacas e degeneração ocular.
Alimentos ricos em Carotenoides
Comer alimentos ricos em carotenoide, também presente:
- batata-doce,
- abóbora,
- beterraba,
- mamão papaia,
- manga,
- brócolis e
- espinafre.
favorece um bronzeamento mais rápido. Estes alimentos devem ser consumidos em grandes quantidades (de 15 a 25mg por dia), o que equivale a duas cenouras e um mamão papaia.
Mas, também é possível recorrer às cápsulas complementares, que devem ser receitadas por um médico.
Além disso, incluir no cardápio alimentos ricos em vitamina C, como acerola, limão, kiwi e laranja, também ajuda a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento da pele.
A pesquisa mostra que vários tipos de plantas são responsáveis por proporcionar aos humanos a grande maioria dos Carotenoides.
A lista abaixo mostra as melhores fontes de alimento de Carotenoides, listadas grosso modo, desde a maior concentração de vários Carotenoides até o mais baixo:
- Abóbora de inverno ou abóbora
- Cenouras e suco de cenoura
- Batata doce
- Tomates
- Abóbora
- Espinafre
- Banana da terra
- Couve
- Citrinos (toranja, laranjas e tangerinas)
- Cantalupo
- Pimentas vermelhas
- Mamão
Benefícios do Carotenoides
Reduz a Inflamação:
Uma vez consumidos, os Carotenoides têm atividades antioxidantes que ajudam a bloquear a formação de estresse oxidativo, principal causa de envelhecimento e degeneração.
Duas das maneiras pelas quais os Carotenoides funcionam como poderosos antioxidantes incluem a desativação do oxigênio singlete e a inibição da oxidação das gorduras.
Melhora a Visão:
Vários Carotenoides (especialmente luteína e zeaxantina) são essenciais para formar a lente e retina do olho e proteger a visão em idade avançada.
Eles fazem isso absorvendo luzes UV e outros raios dentro do espectro que danificam nossos olhos, como a luz azul que é omitida de dispositivos tecnológicos.
Impulsionar a Imunidade:
Os Carotenoides são impulsionadores do sistema imunológico comprovado.
De fato, maior ingestão de Carotenoides está associada a melhorias em vários biomarcadores de forte função imune.
Os Carotenoides possuem propriedades anti-inflamatórias, antitumorais e quimioprotetoras que nos ajudam a evitar infecções comuns, doenças e doenças graves como câncer também.
Protege a Pele dos Danos:
Os Carotenoides, juntamente com a vitamina A ativa, ajudam a prevenir danos prematuros da pele e câncer de pele.
Dietas ricas em Carotenoides são benéficas para prevenir o dano da luz UV, que pode levar a melanoma, pele envelhecida, rugas, secagem, descamação e espessamento folicular da pele.
Exemplos de Carotenoides:
Licopeno: Está presente no tomate, prevenindo a oxidação do colesterol LDL, evitando doenças cardiovasculares, como a arteriosclerose.
Em pesquisas recentes foi sugerido para a redução do risco de câncer de pulmão, de próstata, entre outros.
Estudos sugerem que a absorção do licopeno é melhor e mais completa quando ingerimos alimentos à base de tomate, do que o próprio tomate, uma vez que a alta temperatura proporciona ligações químicas a outros compostos, facilitando a absorção do licopeno pelo nosso organismo.
β-caroteno e outros Carotenoides são precursores da vitamina A.
Esta síntese dela ocorre no fígado, sendo que há clivagem da molécula de β-caroteno, produzindo duas moléculas de vitamina A, a qual é importantíssima para a visão e para o crescimento em humanos.