Centáurea Menor é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
A Centáurea Menor (Centaurium erythraea) é uma planta medicinal também conhecida como centáurea, erva-da-febre, fel-da-terra, planta-da-febre common centaury (inglês), dentre outros nomes populares. Inclui o sinônimo botânico Centaurium minus. Pertence à família Gentianaceae.
Uma das características que tornam a centáurea conhecida é sua capacidade antipirética, ou seja, ela alivia os sintomas da febre. Também é indicada em casos de falta de apetite e para melhorar o processo de digestão, vez que seu sabor amargo que estimula o apetite, além de produzir secreções gástricas.
Para estimular o apetite e melhorar a digestão, deve ser consumida como um tônico amargo aproximadamente 10 minutos antes das refeições.
Ainda por ser um estimulante de apetite, é usada no tratamento complementar em casos de anorexia.
A Centáurea Menor é conhecida desde a mais remota antiguidade. Segundo a lenda, o centauro Chíron déla se serviu para curar-se de um ferimento que Hércules Ihe fez no pé. O seu emprego é de longa data. Segundo o Dr.
Propriedades da Centáurea Menor:
O seu emprego é de longa data. Segundo o Dr. Leclerc a planta contém propriedades tônicas que despertam as funções motoras e as secreções do aparelho digestivo.
Exerce ação sedativa em certas dispepsias dolorosas. Prescreve-se a infusão à razão de 30 por 1.000, ou a tintura (2 a 10 gotas por dia), e o extrato aquoso (0.60 a l grama).
Benefícios da Centáurea Menor:
A centáurea-menor possui Benefícios levemente laxantes, sendo de grande auxílio para pessoas que sofrem com prisão de ventre. Também promove a circulação e possui um efeito tônico nos vasos sanguíneos.
Na medicina popular, a decoção é aplicada em feridas, sardas, manchas na pele e piolhos de cabeça. Na culinária, é usada para fazer vermute e outros licores amargos.
Antigamente, foi usada para o tratamento de malária. A centáurea é considerada como um Remédio Floral de Bach.
Como Preparar o Chá de Centáurea Menor:
O chá, feito de um modo simples, é a forma ideal para as pessoas obterem as propriedades positivas da centáurea-menor.
O gosto do chá é extremamente amargo, contudo, o sabor é responsável pelas características medicinais da planta. Em função disso, a infusão não deve ser adoçada.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de fel, podendo ser fresca ou seca.
- 1 litro de água filtrada.
modo de Preparo:
- Misture os dois ingredientes.
- Leve ao fogo em uma chaleira.
- Quando ferver, desligue o fogo,
- Após desligado deixe a mistura tampada e abafada por cerca de 10 minutos.
- Coe o chá e o mesmo estará pronto para o consumo.
Malefícios da Centáurea Menor:
Gestantes e lactantes devem evitar o uso da Centáurea Menor. Pessoas com problemas no fígado, que sofrem com hipertensão e má coagulação sanguínea também devem evitar o uso. A centáurea não deve ser consumida em excesso, vez que pode causar distúrbios gastrointestinais.