Cereal Integral é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
Os cereal integrais são grãos inteiros, fontes de fibras, nutrientes, minerais (como zinco, fósforo, magnésio), vitaminas e energia (por meio dos carboidratos e proteínas presentes). Sua camada externa é utilizada para a produção de farelo, que contém fibras e vitaminas B e E, além de proteínas. Sua parte intermediária é rica em carboidratos e proteínas, enquanto a parte mais interna possui nutrientes muito importantes para a saúde.
No século XIX, os cereais eram indicados por médicos na prevenção da constipação. Nos últimos 100 anos a dieta das pessoas mudou, passando de rica em cereais à composta por cereais refinados que não têm o mesmo valor nutricional dos integrais, por não conterem a casca e o gérmen (parte germinativa).
O Que São Cereais Integrais:
Os Cereais ou grãos pertencem a ‘Poaceae ou Gramineae“, as famílias de monocotiledóneas e são cultivados em grande escala para obter os componentes comestíveis de suas sementes de frutas. Botanicamente, estas frutas são chamados de “cariopse” e são estruturalmente dividido em endosperma, germe e farelo. Os Cereais fornecem mais energia do alimento do que qualquer outro tipo de cultura, por isso, eles são conhecidos como alimentos básicos.
Valor Nutricional do Cereal Integral:
O cereal integral contém nutrientes tais como a vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como o selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio e fósforo. Também são ricos em carboidratos complexos e fibras e apresentam um baixo teor de gorduras.
Quando usados em combinação com feijão e outras leguminosas, tornam-se uma boa fonte de proteínas. Cereal Integral contém componentes adicionais chamados fitoquímicos ou fito nutrientes. Então, confira Os 20 Benefícios do Cereal Integral Para Saúde:
Benefícios do Cereal Integral Para Saúde:
1. Eles Ajudam a Digestão:
Grãos integrais também têm outros benefícios digestivos. O conteúdo de fibras mantém os movimentos intestinais regulares (estudos mostraram que as pessoas que consomem mais fibras precisam de menos laxantes). E eles ajudam a afastar a diverticulose, a condição em que pequenas bolsas se formam na parede do cólon, causando inflamação, constipação, diarréia e dor.
2. Eles Podem Ajudar a Diminuir o Colesterol:
Grãos integrais não apenas ajudam a prevenir que o seu corpo absorva o colesterol “ruim”, eles também podem reduzir os triglicerídeos, que são os principais contribuintes para doenças cardíacas. De fato, grãos integrais diminuem o risco de doença cardíaca em geral.
3. Eles Baixam a Pressão Arterial:
Os benefícios do coração de grãos integrais não param com colesterol e triglicerídeos. Eles também diminuem a pressão arterial, um dos mais importantes fatores de risco para doenças cardíacas.
4. Alto Conteúdo Mineral:
Nos Benefícios do Cereal Integral, cerca de 95% dos minerais são sulfatos e fosfatos de magnésio, potássio e cálcio. Uma boa quantidade de fósforo, chamado de fitina, está presente em cereais. Os fitatos presentes nos cereais reduzem consideravelmente a atividade de absorção de ferro. Os cereais não refinados possuem mais fitatos em relação aos cereais refinados.
5. Proporcionar Proteína:
As proteínas estão presentes em todos os tecidos do cereais integrais. As áreas concentradas ricas em proteínas são scutellum, embrião e aleurona e quantidades moderadas podem ser encontradas no endosperma, pericarpo e testa. A concentração de proteínas torna-se mais densa no endosperma do centro para a fronteira.
6. Diminui a Compulsão por Doces:
As benditas fibras ainda desempenham a nobre missão de diminuir a carga glicêmica da refeição, fazendo que o açúcar do alimento entre aos poucos na corrente sanguínea. É o efeito contrário dos refinados, que fazem os níveis de glicose no sangue subirem rapidamente, estimulando a produção de insulina elevando a uma hipoglicemia de rebote.
7. Previne a Constipação:
O Cereal Integral tem fibras insolúveis e solúveis como celulose, pectina e hemicelulose. Essas fibras estão presentes no farelo e no pericarpo, que muitas vezes são demolidas durante o processamento, pelo que é aconselhável consumir cereais integrais para curar problemas extremos de constipação.
8. Possui Menos Gordura:
Além disso, as fibras solúveis incham quando interagem com a água, expandindo o volume do bolo alimentar e melhorando o trânsito intestinal. Assim, as toxinas não ficam muito tempo em contato com a parede do intestino e deixam de ser absorvidas pelo corpo.
9. Previne a Constipação:
O Cereal Integral tem fibras insolúveis e solúveis como celulose, pectina e hemicelulose. Essas fibras estão presentes no farelo e no pericarpo, que muitas vezes são demolidas durante o processamento, pelo que é aconselhável consumir cereais integrais para curar problemas extremos de constipação.
10. Previne o Câncer:
Os Benefícios do Cereal Integral reduzem as chances de câncer de mama. Os cereais são ricos em fitoesterois ou esteroides baseados em plantas e produzem estrogênio que estimulam o hormônio estrogênio. Os fitoesterois se ligam aos receptores de estrogênio presentes nos tecidos da mama e bloqueiam o estrogênio humano que promove o crescimento do câncer de mama.
Outros Benefícios do Cereal Integral Para Saúde:
- Eles podem ajudar a controlar o peso.
- Eles fazem você se sentir completo.
- Eles ajudam a regular o açúcar no sangue.
- Alguns grãos fornecem cálcio.
- Alguns grãos oferecem vitamina C.
- Eles são uma boa fonte de vitaminas do complexo B.
- Eles entregam minerais essenciais.
- Eles podem reduzir o risco de asma.