Chá da Castanha do Pará é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
Famosa no Brasil todo, a castanha do Pará é rica em proteínas tanto que a quantidade deste nutriente em apenas duas delas é equivalente a um ovo de galinha.
Também chamada de castanha-do-Brasil, este alimento carrega diversas propriedades medicinais como os poderes antioxidante, emoliente, energizante, hidratante, inseticida, nutritiva etc. Todas elas responsáveis pelos benefícios proporcionados pela castanha ao corpo humano.
O Chá da Castanha do Pará produzido é indicado para doenças que envolvem o fígado, como os tipos de hepatite, cirroses, doença hepática alcoólica, câncer de fígado etc. Desta maneira, a bebida consegue amenizar ou eliminar dor abdominal, náuseas e vômitos, perda do apetite, urina escura, coceira na pele, inchaço nas pernas e outros sintomas comuns provocados pelos distúrbios do fígado.
Propriedades do Chá de Castanha do Pará:
O Chá da castanha da Pará é adstringente, anti-hemorroidal, anti-inflamatória, estimulante, hemostática, redutora de permeabilidade capilar, tônica vasoconstritora e vasoprotetora. Então, confira Os 25 Benefícios do Chá da Castanha do Pará:
Benefícios do Chá da Castanha do Pará:
1. Ajuda a Promover o Crescimento Muscular:
Para o crescimento e reparação do tecido muscular é fundamental a ingestão de alimentos que sejam fontes de proteínas. Levando-se em conta a quantidade diária de proteínas recomendada para um homem adulto (56 g), as sementes já ajudam a cumprir uma boa parte dessa meta (um copo de castanhas do Pará fornece cerca de 19 g de proteínas).
As gorduras e o selênio das castanhas também são importantes para a síntese da testosterona, hormônio que promove o aumento da massa muscular.
2. A castanha do Pará é Boa Para os Ossos:
Os benefícios do Chá da castanha do Pará também refletem na saúde dos ossos. Os minerais magnésio e fósforo, encontrados em quantidades significativas neste Chá, são importantes para o processo de construção óssea. O magnésio, por exemplo, é imprescindível para a fixação de cálcio nos ossos, bem como nos dentes.
3. Auxilia nos Processos Digestivos:
O consumo regular do Chá da Castanha do Pará promove a digestão eficiente através da liberação imediata de sucos digestivos no estômago e no intestino delgado, promovendo a estimulação do fluxo da bile e da vesícula biliar e a regulação da evacuação.
4. Combate a Insônia:
A Xeronina presente na Castanha do Pará age sobre a regeneração celular da glândula pineal e promove a adequada liberação de Serotonina, precursora do hormônio Melatonina, que tem ação reguladora do sono.
5. Promove a Saúde da Pele:
Por ser rica em Vitamina A e Vitamina E que aumentam a produção de Colágeno, essas sementes proporcionam uma pele lisa e firme. Aplique o óleo dessa castanha antes de ir para a cama para adicionar brilho e maciez para sua pele.
Outros Benefícios do Chá da Castanha do Pará Para Saúde:
- Ameniza e previne as indesejadas varizes, que são veias superficiais dilatadas – que costumam incomodar mulheres e homens, por causa do aspecto que dão a pele.
- Auxilia o tratamento das incômodas hemorroidas, que consiste na inflamação ou dilatação de veias ao redor do ânus, causando dor e, às vezes, sangue.
- Trata equimoses, as pequenas infiltrações de sangue que são consequências do rompimento de vasos capilares.
- Auxilia no tratamento para eliminar edemas, que são acúmulos anormais de líquido em partes específicas do corpo.
- Trata casos de tromboflebites e prostatite.
- Ótima para mulheres em fase de menstruação, pois melhora as cólicas menstruais, a famosa TPM e a dor nas pernas.
- Trata inchaços em geral, causados por má circulação.
- Atua no tratamento de dermatites.
- Ameniza diversas inflamações na pele.
- É recomendável em casos de eczemas.
- Pode ajudar a emagrecer se somada à uma boa dieta, já que evita o acúmulo anormal de líquidos e inchaços.
Malefícios do Chá da Castanha do Pará:
Não há nenhum efeito colateral conhecido pelos estudiosos causados pelo chá feito com as cascas de castanha do Pará.
Contudo, é indicado procurar um médico para saber qual o problema de saúde enfrentado pelo paciente e consultar a opinião do especialista sobre a utilização deste remédio natural, principalmente com relação a quantidade ideal para cada situação.
Vale ressaltar que o chá jamais pode ser ingerido em excesso, para não colocar em risco outras funcionalidades do corpo. Outras recomendações levam em consideração pacientes como grávidas, lactantes e crianças menores de 12 anos. Em todas estas situações o uso deste chá deve ser evitado, por ainda não existirem estudos que provem benefícios ou malefícios desta utilização.