Chá de Capuchinha é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
A Capuchinha faz parte da família das Tropeoláceas é nativa do México e Peru.
Por isso, também é chamada de agrião grande do Peru e agrião-do-méxico. Foram os europeus, em viagens aos países de origem da Capuchinha, os responsáveis pela divulgação da erva em outras áreas, no mundo inteiro.
Planta herbácea rasteira, de caule suculento, mole e retorcido, possui folhas num tom verde claro, com formato arredondado, enquanto suas flores podem ter diversas tonalidades, variando do branco ao vermelho, salmão, amarelo e laranja. Possui ainda um fruto esverdeado formado por três aquênios pequenos.
Ao aproximar-se dela já é possível sentir o perfume agradável que toda a planta exala. Comestível, seu sabor assemelha-se ao do agrião, fresco e picante. Para ser cultivada não é exigente, podendo ser plantada até mesmo em jardins, canteiros e vasos, desde que possa receber sol diretamente durante ao menos quatro horas diárias.
Esta planta medicinal pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos naturais, algumas farmácias de manipulação e nos ervanários.
Propriedades do Chá de Capuchinha:
A diversidade de propriedades que favorecem o nosso organismo é um dos destaques da espécie.
Rica em Vitamina C, ácido oxálico, glucosinolatos, mirosina, espilantol e sais minerais, como Ferro, Iodo e fosfato), a capuchinha é muito usada para reduzir secreção nasal, Gripes, Resfriados, rinites e alergias. Suas folhas e flores, em infusões, também aumentam a resistência do organismo a ações bacterianas, devido ao seu potencial antisséptico, que atua na contenção de microrganismos.
As propriedades do Chá de capuchinha incluem sua ação antibiótica, expectorante, desinfetante, digestiva, anti-séptica, depurativa, digestiva, estimulante, sedativa, purgativa e diurética.
Benefícios do Chá de Capuchinha:
Diante das propriedades, é possível tratar diversos problemas de saúde através dos Benefícios do Chá de Capuchinha como Bronquites, tosses com presença de secreção catarral e outros distúrbios pulmonares. Além disso, a planta é eficaz no tratamento de disfunções no estômago, facilitando digestão, aumentando o apetite de quem possui problemas para comer, age como calmante e ainda evita prisão de ventre.
Todos estes benefícios são relacionados à saúde, porém, esta planta também pode ser usada com cunho estético. Assim, ela combate a queda de cabelos e ainda é eficaz para melhorar os aspectos da pele.
Usos do Chá de Capuchinha:
Podem-se incluir as flores e folhas da Capucinha nas receitas de saladas, sucos e temperos. Caso prefira tomar o chá da planta, leve ao fogo entre duas e quatro colheres de sopa de folhas de Capuchinha picadas, juntamente com um litro de água e deixe ferver. Então abafe e consuma 3 vezes ao dia, quando a temperatura estiver ideal para beber. Para utilizá-la nos cabelos pode-se seguir a mesma receita do chá, e lavar os cabelos com o líquido.
Como Preparar o Chá de Capuchinha:
Uma das maneiras de usar a erva é preparar o chá com 4 colheres (sopa) de folhas picadas ou 2 colheres (sopa) de sementes para cada litro de água filtrada.
Modo de preparo:
- Coloque a água para ferver e, atingindo este ponto, apague o fogo;
- Retire a panela do fogão e despeje as folhas ou sementes;
- Tampe o recipiente e deixe em infusão durante 10 minutos;
- Coe o chá e use-o da forma que precisar.
Malefícios do Chá de Capuchinha:
Mesmo com muitos Benefícios do Chá de capuchinha, ele pode ter alguns efeitos colaterais, como: irritação gástrica e, se consumida em altas doses baixar a pressão sanguínea.
Seu consumo é contra indicado em casos de Gastrite, Hipotireoidismo, insuficiência renal ou cardíaca, gestação e lactação.