Chá de Guaco serve para quê? Veja benefícios e como fazer
O Guaco também é popularmente conhecido como erva de cobra, cipó-catinga, guacoliso, coração de Jesus e Guaco de Cheiro.
Pode ser reconhecida por ser uma planta trepadeira lenhosa, capaz de atingir de 2m a 3m de altura.
Possui ramos abundantes, flores amareladas e pequenas com suave aroma de baunilha, e folhas verde brilhante com formato de coração e perfume similar ao da abóbora quando amassada.
Originário da América do Sul, o Guaco pode ser encontrado em todas as regiões brasileiras, principalmente no Sudeste e Sul. Tornou-se popular não apenas por sua beleza ou aroma agradável, mas por suas excelentes propriedades medicinais.
Valor Nutricional do Chá de Guaco:
As propriedades do Chá de Guaco incluem sua ação broncodilatadora, anti-séptica, expectorante, febrífuga, antiasmática, sudorífica, anti-reumática e cicatrizante. Então, confira Os 25 Benefícios do Chá de Guaco Para Saúde:
Benefícios do Chá de Guaco Para Saúde:
1. Auxilia no Tratamento da Bronquite:
A bebida preparada a partir da planta medicinal é considerada auxiliar no tratamento da bronquite por possuir substâncias broncodilatadoras, ou seja, trabalham no relaxamento do músculo bronquial e aumenta a passagem de ar pelos brônquios.
Em tempo: a bronquite é uma condição caracterizada pela inflamação das passagens de ar para os pulmões e traz sintomas como tosse acompanhada de muco, ronco, chiado no peito, fadiga, dificuldade para falar, falta de ar, febres, calafrios e desconforto no peito.
2. Ajuda no Alívio da Asma e da Tosse:
As propriedades expectorantes, antiasmáticas e anti-inflamatórias da planta medicinal fazem com que ela também contribua com o alívio da asma e da tosse.
3. Contribui no Tratamento de Problemas Respiratórios:
Por conta de suas propriedades expectorantes, broncodilatadoras e supressoras da tosse, o Chá de Guaco ainda pode contribuir com o tratamento de outros problemas respiratórios como pleurisia – inflamação das pleuras, que são os tecidos de revestimento dos pulmões -, resfriado, gripe e dor de garganta.
4. Combate ao Inchaço:
O Chá de Guaco é uma erva que também é dotada de propriedades sudoríficas. Isso significa que o seu chá pode estimular, provocar ou induzir a transpiração. Isso colabora com a eliminação do excesso de líquido do corpo, que também fica retido, trazendo o indesejável inchaço.
5. Tem Ação Anti-inflamatória:
Por causa dessa propriedade, o guaco ajuda a combater diversas doenças. O consumo do chá evita que os sinais do processo inflamatório – dor, calor, rubor e formação de edema – se desenvolvam e assim, causem problemas maiores.
6. Possui Ação Broncodilatadora:
Quem possui bronquite encontra no Chá de Guaco uma poderosa defesa e tratamento para essa doença. A patologia é caracterizada pela formação de um processo inflamatório nos brônquios, formando uma espécie de muco que bloqueia as passagens de ar através dos canais.
Além da dificuldade respiratória, a doença também causa febre, fadiga constante que pode chegar ao ponto da pessoa se cansar até para falar.
Além do guaco possuir ação anti-inflamatória, o fato de ser um bom broncodilatador, ou seja, aumenta o tamanho da passagem de ar deixando os brônquios mais “abertos”. Dessa forma, o portador da bronquite consegue sentir maior alívio dos sintomas.
7. Reduz a Celulite:
Por possuir ação anti-inflamatória, outro benefício que o Chá de Guaco consegue oferecer é a redução da celulite. A celulite nada mais é que células do tecido epitelial, ou seja, da pele, inflamadas.
Essa inflamação promove a formação de edema que, por sua vez, é o responsável pelo aspecto de casca de laranja que não gostamos nem um pouco.
8. Possui Ação Detox:
Quem toma o Chá de Guaco transpira um pouco mais que o normal. Esse aumento da produção de suar pelas glândulas deve-se ao chá e isso ajuda a eliminar uma série de toxinas que estão no nosso organismo. Também ajuda a “desinchar” o corpo, principalmente na região abdominal já que boa parte do edema está nessa área devido à inflamação tecidual causada pelas células de gordura.
9. Benefícios do Chá de Guaco Combate Diarreias e Cólicas:
O Chá-de-Guaco por conter propriedades Anti-Inflamatória, se torna ideal para o tratar problemas como diarreias e cólicas.
10. Benefícios do Chá de Guaco Acalma os Nervos:
O Chá de Guaco age como um tônico geral para o sistema nervoso. Além de relaxar o corpo e a mente, ele acalma o sistema nervoso para evitar espasmos, arritmias e outros sintomas relacionados ao nervo.
11. Benefícios do Chá de Guaco Reduz o Nível de Açúcar no Sangue:
O Chá de Guaco ajuda melhorar as sintomas de diabéticos, pois a manter o nível estável de açúcar no sangue controlado, impedindo os picos e depressões que podem levar ao choque diabético perigoso.
12. Benefícios do Chá de Guaco Para Melhorar Respiração:
O Chá-de-Guaco possui função broncodilatadora, que expande os brônquios e permite que o ar chegue aos pulmões com mais facilidade.
13. Benefícios do Chá de Guaco Elimina Impurezas:
Através da sua função balsâmica e expectorante, o Chá de Guaco ajuda a dissolver a secreção dos pulmões e estimula a eliminação do catarro.
14. Benefícios do Chá de Guaco Aumenta o Fluxo Sanguíneo:
O Chá de Guaco contem efeitos afrodisíacos, que aumentar o fluxo sanguíneo na região genital, favorecendo a libido e a performance sexual.
15. Benefícios do Chá de Guaco Metem a Pele jovem e Saudável:
Chá de Guaco contem alto teor em antioxidantes, que elimina os radicais livres, ajudando manter a pele jovem e saudável.
16. Benefícios do Chá de Guaco Tem ação Anti-Inflamatória:
O consumo do Chá de Guaco evita que os sinais do processo inflamatório e dor, calor, rubor e formação de edema se desenvolvam e assim, causem problemas maiores.
Outros Benefícios do Chá de Guaco Para Saúde:
- Antiasmático
- Antirreumático
- Antisséptico
- Bronco-dilatador
- Cicatrizante
- Expectorante
- Febrífugo
- Sudorífero
Contraindicações e efeitos colaterais do Chá de Guaco:
O consumo do Chá-de-Guaco é contraindicado para pessoas que fazem uso de anticoagulantes; crianças com menos de um ano de idade e indivíduos que sofram de doenças no fígado. Se utilizado em exagero ou por tempo prolongado, pode ter como efeito colateral hemorragias, diarreia, vômitos e aumento dos batimentos cardíacos.
É importante ressaltar que qualquer tratamento médico, seja natural ou não, deve ter acompanhamento e orientação médica.
Caso desenvolva qualquer reação indesejável com o uso do Chá-de-Guaco, interrompa-o imediatamente e busque seu médico de confiança.