Benefícios do Chás

Chá de Ipê-Rosa é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Por Alan Costa, em 14/11/2018 (atualizado em 13/09/2021)
Chá de Ipê-Rosa

O Chá de Ipê-Rosa é rico em muitos nutrientes que são fundamentais para a nossa saúde, pois esses nutrientes do Chá de Ipê-Rosa são muito importante para nosso organismo. Além disso, o Ipê-Rosa é uma árvore regular e pouco ramificada, com flores de coloração rósea a roxo-claras, originária da América Tropical, desde o México até a Argentina, sendo que a sua maior distribuição encontra-se em nosso país.

Além de nos proporcionar uma paisagem belíssima com as cores de suas folhas e de sua madeira ser utilizada para vários fins na marcenaria, o Ipê-Rosa é um remédio natural tradicionalmente utilizado para tratar vários problemas de saúde.

Benefícios do Chá de Ipê-Rosa

Devido às suas propriedades medicinais, o Chá de Ipê-Rosa é indicado para o tratamento de casos de vários males, dentre os quais podemos citar os seguintes: alergias, anemia, diabetes, câncer, candidíase, catarro da uretra, coceiras, dores musculares, colite, lúpus, úlceras, mal de Parkson, malária, osteomielite, problemas respiratórios, psoríase, queimaduras, cólicas menstruais, corrimentos e outros problemas femininos.

Pesquisadores americanos descobriram que na casca desta árvore existe uma substância que pode ser útil na luta contra um certo tipo de célula cancerígena, podendo proporcionar um novo tratamento contra o câncer de pulmão.

O Chá de Ipê-Rosa é um dos medicamentos usados na medicina popular brasileira por sua capacidade de extinguir tumores sólidos. Pensa-se que sua ação tenha a ver com a alteração da capacidade de reparação do DNA das células cancerígenas, levando-as à apoptose (morte programada).

Outros usos medicinais empíricos da casca do Ipê-Rosa são derivados de ação antifúngica, anti-inflamatória, antibacteriana, analgésica e relaxante. Por esses conhecimentos, o Chá de Ipê-Rosa é usado também no alívio das dores musculares, nos problemas menstruais e ginecológicos, no mal de Parkinson, no controle da diabetes e no combate à anemia.

É rico em vitaminas e em minerais, como o magnésio, o ferro, manganês, cálcio e iodo, bário e boro, entre outros. Pode ser usado como um antibiótico natural muito potente, tendo, inclusive, propriedades anti câncer. Estudos indicam que melhora a qualidade do sangue e a qualidade da medula óssea.

Chá de Ipê-Rosa

Beber o Chá de Ipê-Rosa todos os dias propicia um sistema imunológico forte. Diminui as chances de se contrair diabetes, artrite, infecções na bexiga e problemas gastrointestinais. Trata problemas respiratórios, gripes e resfriados. Pode ser usado para curar irritações na pele, queimaduras e psoríase.

Chá de Ipê-Rosa

Ingredientes:

  • Água
  • 1 colher (sopa) da entrecasca do Ipê-Rosa

Modo de Preparo:

  • Coloque a Água para ferver.
  • Quando estiver no ponto de fervura, acrescente uma colher de pau-d’arco.
  • Desligue o fogo e abafe a mistura por cerca de 10 minutos.
  • O chá deve ser consumido no máximo em 12 horas.
Sair da versão mobile