Chá de João Gomes é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
O Chá de João Gomes pode tonificar as forças do organismo, evitando fraquezas a exemplo de cansaços físicos e mentais ou fadigas. Infecções urinárias também podem ser tratadas com esta planta, assim como os distúrbios intestinais e gastrointestinais
O Chá de João Gomes pode ser usado de duas maneiras, são elas: decocção e infusão. No primeiro caso, utilize 20 g de raízes esmagadas, em um litro de água. Junte os itens e leve ao fogão. Quando o chá começar a ferver, desligue o fogo e tampe o recipiente. Deixe agir por 10 minutos, depois é só coar e ingerir.
Já no caso da infusão, você deve utilizar de 20 a 30 g das raízes no modo normal. Coloque-as dentro de uma chaleira com um litro de água fervente, tampe e aguarde 10 minutos.
Após o tempo determinado, coe e sirva o chá. A dica, em ambos os casos, é ingerir até três xícaras por dia. Então confira agora os Benefícios do Chá de João Gomes Para Saúde:
A erva João Gomes também é conhecida como beldroega ou língua-de-vaca. Ela é da família das Portulacaceae e, além de ser usada no tratamento da fadiga, ela também é recomendada em problemas gástricos, intestinais, urinários e na regeneração da pele.
Por nome científico de talinum paniculatum, a erva João Gomes possui propriedades depurativa, mucilaginosa, antiescorbútica, cicatrizante, diurética, emenagoga, béquica, vulnerária e emoliente.
Na pele, ela é útil em casos de eczemas, edemas, ferimentos, cortes, pruridos intensos, coceiras e calos. Além disso, a planta também tem a capacidade de reduzir a fraqueza, cansaço mental e físico e fadigas. Esta erva também age contra infecções urinárias, intestinais e gástricos.
Outros Benefícios do Chá de João Gomes:
Esse chá possui muitas propriedades medicinais, como:
- Antiescorbútica;
- Mucilaginosa;
- Cicatrizante;
- Emenagoga;
- Depurativa;
- Vulnerária;
- Emoliente;
- Diurética;
- Béquica.
Como Usar:
- Folhas e sementes: ferida, corte, inflamação tópica.
- Folhas: extração de calos.
- Sementes: emenagogas.
- Infusão das cascas de raízes ou folhas: 20 a 30g/dia
- Decocção das raízes: 20 g por litro de água. Escorbuto, neurastenia, tosse, gastralgia, tuberculose pulmonar.
- Cataplasma das folhas frescas: cicatrizante.
- Salada das folhas: fatie e tempere com azeite, sal e limão, 3 colheres (sopa) antes das refeições principais ou faça refogado.
Contraindicações:
Plantas e produtos naturais também possuem contraindicações, tendo em vista que nem todos os organismos podem receber os princípios ativos presentes nesta erva.
Por esta razão, é importante ressaltar que grávidas, mulheres em período de amamentação e crianças menores de 12 anos não devem fazer uso do Chá de João Gomes.
Além destas contraindicações, vale um alerta para os pacientes que desejam usufruir das propriedades e benefícios de Chá de João Gomes. Isto é, é importante consultar um médico antes de começar o tratamento com a planta.