O marupa (Eleutherine plicata), é uma planta medicinal também conhecida marupau, palmeirinha, coquinho, marupar, marupá-piranga, marupari, alho-vermelho e red garlic (inglês). Inclui o sinônimo botânico Eleutherine bulbosa. Pertence à família Iridaceae.
O marupa é consumido em forma de chá na medicina popular amazônica, sendo também um fitoterápico utilizado no tratamento de tratar diarreias, disenterias, hemorroidas e amebíase.
O chá de marupa é feito através do bulbo. Seu princípio ativo é a sapogenina esteroidal, que possui propriedades analgésicas periféricas e anti-dematogênicas.
Conforme estudos realizados, o chá de marupá também possui ação dilatadora coronária, potencialmente útil no tratamento de doenças cardíacas e ação anti-fertilidade.
O extrato etanólico reparado por percolação a partir do bulbo previamente seco e moído da Eleutherine plicata suspenso em uma solução hidroalcoólica e submetida a partição com solventes de polaridades crescente apresentou resultado positivo para naftoquinonas.
Antraquinonas e esteroides e triterpenos. As análises do extrato etanólico indicaram a presença de quinonas nestas amostras.
A avaliação da atividade antimicrobiana do referido extrato e frações com cepas de Candida albicans, Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa demonstrou que a fração clorofórmica é a mais ativa, apresentando os maiores halos de inibição de crescimento microbiano.
Possivelmente, contendo uma maior concentração de constituintes ativos. Da fração clorofórmica foram isolados os constituintes químicos isoeleuterol e isoeleuterina.
Chá de Marupá:
Ingredientes:
- 5 gramas de marupá;
- 1 litro de água;
Modo de Preparo:
- Coloque a água para ferver e acrescente a planta;
- Depois que a água atingir a temperatura, desligue o fogo e abafe o recipiente por cerca de 10 minutos;
- Consuma, no máximo, três vezes durante o dia;
Efeitos Colaterais:
Não foram relatados efeitos colaterais decorrentes do uso nas bibliografias consultadas.