Chá de Mentrasto serve para quê? Veja benefícios e como fazer
A Planta Mentrasto tem o nome científico de Ageratum conyzoides L, o Mentrasto ainda é popularmente conhecido como erva de São João, catinga de bode e camará opela. Trata-se de uma planta com excelentes propriedades medicinais, sendo muito popular nas regiões do Norte e Nordeste do Brasil.
As principais propriedades do Mentrasto são antirreumático, anti-inflamatório, cicatrizante, aromático, analgésico, diurético, febrífugo, vasodilatador, tônico e carminativo.
Em especial, para as pessoas que sofrem de dores nas articulações, o Mentrasto se torna um grande aliado, já que sua propriedade anti-inflamatória age diretamente no foco do problema, enquanto sua propriedade analgésica reduz as dores até que a pessoa fique completamente livre delas.
O Chá de Mentrasto é muito indicado para o tratamento de infecções urinárias, pois suas propriedades diuréticas estimulam a eliminação de líquidos, toxinas e bactérias pela urina, promovendo uma espécie de “limpeza” no trato urinário.
Outros males para os quais o Chá de Mentrasto é indicado são bronquite, cólicas menstruais, artrite, artrose, amenorreia, diarreia, contusão, dores musculares, disenteria, gripe e resfriado, febre e hemorragias.
Em farmácias e lojas de produtos naturais existe a possibilidade de encontrar o Mentrasto em duas formas em cápsulas que contenham seu pó ou em folhas secas para o preparo de chás. No caso das cápsulas, pode-se ingerir entre duas e três por dia, preferencialmente antes das principais refeições.
Já no caso do Chá de Mentrasto, basta levar ao fogo um litro de água com 100 g de folhas secas. Deixe ferver e abafe. Então espere amornar e consuma quando a temperatura estiver agradável, igualmente entre duas e três vezes ao dia.
Caso o mal que lhe acometeu seja externo (como contusões, reumatismo e artroses) pode-se preparar o Chá de Mentrasto da mesma forma que explicado acima, mas embeber nele uma toalha limpa que servirá de compressa no local afetado. Repita o procedimento três vezes por dia, até que os sintomas cessem.
Benefícios do Chá de Mentrasto Para Saúde:
1. Trata Problemas na Pele:
Pelo fato de esta planta ajudar na cicatrização de pequenos cortes, feridas e diminuir dores nos nervos, esse chá em temperatura ambiente pode ser aplicado na pele, ajudando também a higienizar o local lesionado.
2. Diminui as Dores da Fibromialgia:
Como mencionado, as propriedades dessa planta contribuem para diminuir dores nos nervos. Por esse motivo, o chá dela contribui para aliviar o terrível desconforto da fibromialgia, doença reconhecida por provocar intensas dores pelo corpo todo, atingindo os músculos e tecidos fibrosos.
3. Chá de Mentrasto Para Vasos Sanguíneos:
O Chá de Mentrasto ajuda na dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.
4. Reduz a Febre:
Beba o Chá de Mentrasto e reduza a febre. A propriedade adstringente presente nas folhas pode reduzir a reação inflamatória e a febre.
5. Diminui a Pressão Arterial:
O Chá de Mentrasto ajuda diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.
6. Trata as Hemorroidas:
As Folhas do Mentrasto podem tratar hemorroidas devido suas propriedades adstringentes. Essas propriedades podem encolher os tecidos, bem como as hemorroidas. Para conseguir esse benefício, o chá de mentrasto é uma ótima forma de tratar as hemorroidas.
7. Trata o Tabagismo:
Quem possui problemas respiratórios, fuma já por muitos anos ou sofre de Asma, congestão nasal ou Bronquite, também é beneficiado pelo consumo da planta, que limpa do corpo o muco e catarro, facilitando para que o sistema respiratório e pulmonar funcione adequadamente.
8. Diminui o Cansaço Físico e Mental:
O chá de mentrasto combate a insônia e favorece noites de sono mais tranquilas, fazendo com que corpo e mente fiquem mais dispostos para as atividades do dia a dia.
9. Chá de Mentrasto Para o Sistema Respiratório:
Podemos dizer que o uso desta planta é muito versátil, ajuda tanto o tratamento da rouquidão, como câimbra e até mesmo problemas respiratórios. Gripes fortes podem ser naturalmente tratadas com uma xícara de Chá de Mentrasto, a Vitamina C presente no mentrasto ajuda no combate.
10. Melhora a Digestão:
Para que a digestão funcione bem, é necessário que os músculos pertencentes ao estômago estejam relaxados, evitando vários desconfortos gastrointestinais. Pelo fato de essa planta contribuir para o relaxamento muscular, ela também ajuda a digerir e metabolizar melhor os alimentos.
Contraindicações e Cuidados do Chá de Mentrasto:
Até o presente momento, não foram encontrados relatos de efeitos colaterais ou reações indesejadas devido ao uso do Chá de Mentrasto. No entanto, seu consumo é contraindicado para pessoas que sofram de problemas no fígado ou sejam diabéticas. O uso exagerado e descontrolado da planta pode elevar a pressão arterial.
É importante deixar claro que qualquer tratamento medicinal seja natural ou farmacêutico deve ser considerado com seriedade, acompanhando todas as possíveis reações e sinais que o organismo der, e sempre que possível buscar orientação e acompanhamento médico.