Chá de Panaceia é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
Chá de Panaceia é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, A adesão de produtos naturais tem se tornado uma prática muito comum na vida das pessoas, isto porque elas acreditam que tal medida seja eficiente para diversos problemas de saúde e não cause respostas negativas ao organismo.
Por esta razão, o ramo de lojas naturais tem crescido, bem como a proposta de ter em casa sua própria horta. Mas, em meio a tantas opções de plantas benéficas, fica a dúvida sobre qual usar. Um exemplo é o Chá de Panaceia, com diversos princípios ativos capazes de melhorar a qualidade de vida do consumidor.
No entanto, para aproveitar os benefícios desta planta é preciso preparar um chá. Neste caso, há duas possibilidades que devem seguir o passo a passo para que o paciente consiga desfrutar de uma melhora no quadro clínico. O Chá de Panaceia pode depurar o sangue porque consegue eliminar as toxinas.
Diante de tantas propriedades, esta erva pode ser usada no tratamento de problemas no fígado. Também pode ser usada para depurar o sangue, ou seja, eliminar as toxinas presentes na corrente sanguínea.
Panaceia é conhecida ainda como calmante do coração. Provoca suor e elimina doenças de pele e as dores do corpo causadas pelo reumatismo. Por ser diurética, a planta pode ser usada para eliminar problemas no sistema urinário.
Se ela não serve para tratar todas as doenças, podemos dizer que pode auxiliar no combate a várias delas. Seu uso mais comum é nos problemas renais. Por agir como um diurético natural, a planta pode estimular o funcionamento dos rins e ainda aliviar os sintomas da infecção urinária.
Sua ação depurativo faz com que também seja usada para tratar problemas de pele, como a acne e as eczemas. Por causa do processo de limpeza do sangue, ela reduz bastante a incidência de erupções cutâneas de diferentes tipos.
Origem do Chá de Panaceia:
Originária da América do Sul, a planta da família das solanacear, arbusto grande e perene, ramos com pelos pardacentos e compridos; folhas alternas, oblongas e coriáceas; fruto baga globosa e amarela. Arbusto que medra nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. folhas grandes, alternas, oblovais, pecioladas. Flores em cimeiras. O fruto é um baga lisa, branca.
Benefícios do Chá de Panaceia Para Saúde:
1. Combate a Acne:
O Chá de Panaceia funciona como um desintoxicante, antioxidante e estimulante. Isso torna excelente para o tratamento da acne.
2. Beneficia o Fígado:
Diante de tantas propriedades, o Chá de Panaceia pode ser usado no tratamento de problemas no fígado. Eliminando todas as toxinas que estão presentes no mesmo.
3. Elimina os Furúnculos:
Os furúnculos ocorrem em local aleatório em sua pele, seja no rosto ou em outras partes do corpo, e é muito perturbador, pois isso afetará a aparência, como também afetará a confiança. O Chá de Panaceia pode tratar esta condição.
4. Possui Propriedades Depurativas:
Devido as suas grandes propriedades benéficas o Chá de Panaceia também pode ser usado para depurar o sangue, ou seja, eliminar as toxinas presentes na corrente sanguínea.
5. Auxilia no Tratamento de Problemas na Pele:
Pelo fato de esta planta ajudar na cicatrização de pequenos cortes, feridas e diminuir dores nos nervos, o Chá de Panaceia em temperatura ambiente pode ser aplicado na pele, ajudando também a higienizar o local lesionado.
6. Promove Saúde Geral Para o Corpo:
Chá de Panaceia é conhecido ainda como calmante do coração. Provoca suor e elimina doenças de pele e as dores do corpo causadas pelo reumatismo. Por ser diurética, a planta pode ser usada para eliminar problemas no sistema urinário.
Como Usar do Chá de Panaceia:
Existem duas formas de fazer o Chá de Panaceia, através da infusão das folhas e flores ou da decocção das raízes. Na primeira situação, você precisa de uma xícara de água fervente e uma colher de sopa das folhas e flores da planta. Misture os ingredientes e tampe o recipiente, deixando abafado por 10 minutos. Finalize coando e bebendo o chá até três vezes por dia.
A segunda receita é um pouco mais complexa porque tem mais passos a seguir. Primeiro amasse as raízes da panaceia. Em seguida, leve o resultado destas partes para o fogo junto com uma xícara de água. Deixe ferver e após o processo de ebulição, desligue, coe e beba no máximo três vezes por dia.
Receita do Chá de Panaceia:
Uma das formas mais comuns de consumo é o chá feito com a raiz da planta. Ele é feito com:
- 2 rodelas da raiz da planta;
- 2 copos de água.
Coloque os ingredientes em uma chaleira e leve ao fogo. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e mantenha cozimento por 15 minutos. Após o tempo de decocção, espere amornar abafado. Depois coe e tome morno ou frio, de preferência sem adoçar.
Também é possível fazer o chá com as flores da panaceia Pegue um punhado de pétalas e talos e deixe secar à sombra. Após alguns dias, use:
- 1 colher (chá) da flor seca;
- 2 xícara (chá) de água.
Junte tudo e leve ao fogo em uma chaleira. Mantenha a fervura por 10 minutos. Depois que estiver morno coe e tome. O ideal é consumir 1 xícara do chá diariamente, no final da tarde.
Malefícios e Cuidados do Chá de Panaceia:
Não deve ser utilizada na gravidez, e recém nascidos de até 8 meses. Deve ser utilizada em doses menores para crianças de até 7 anos e idosos. Pessoas com constituição Vata e que tenham dificuldade de formar tecido e para ganhar peso devem tomar a metade das doses recomendadas.
Pessoas com Pitta em excesso devem tomar Chá de Panaceia com parcimônia, pois já estão com calor excessivo e a Panaceia “esquenta” ainda mais.