Chá de Quebra Pedra serve para quê? Veja benefícios e como fazer
Chá de Quebra Pedra serve para quê? Veja benefícios e como fazer. Além disso, O Chá de Quebra Pedra (Phyllantus) é um dos mais populares chás medicinais utilizados no nosso país.
Conhece o Quebra Pedra? Essa planta que normalmente nasce em pequenos espaços entre pedras, e pode ser encontrada em quintais, passeios de calçadas, entre fendas de muros e etc., fato que populariza seu uso como chá medicinal.
Famosa por “quebrar pedras nos rins”, seu nome científico é Phyllanthus niruri L. e é originária da Europa e da Ásia.
Valor Nutricional do Chá de Quebra Pedra:
Esta planta possui as seguintes propriedades: analgésica, adstringente, anti-inflamatória; antidiarreica, antiblenorrágica, anti-infecciosa, anticancerígena, diurética, desobstruente e relaxante. Conheça agora detalhadamente, Os 22 Benefícios do Chá de Quebra Pedra Para Saúde:
1. Favorece a Saúde do Fígado:
Uma pesquisa identificou que o Chá de Quebra Pedra tem a habilidade de proteger o fígado, ajudando inclusive a prevenir contra o desenvolvimento de câncer.
2. Melhora a Saúde do coração:
Podemos afirmar que este chá beneficia a saúde do coração devido ao fato de que ela trabalha contra a elevação da pressão arterial.
Isso porque a pressão arterial alta aumenta as chances de sofrer ataques cardíacos.
3. Controla a Glicemia:
O Chá de Quebra Pedra pedra possui extratos aquosos que funcionam como hipoglicemiante, indicado para manter o controle do açúcar no sangue.
4. Auxilia no Tratamento de Problemas Hepáticos:
O Chá de Quebra Pedra é muito utilizado para tratar problemas hepáticos devido a sua ação medicinal comprovada cientificamente.
Ele, além de tratar icterícias e afecções hepáticas, evita a toxicidade desse órgão, combate o vírus da hepatite B e ajuda a prevenir pedras na vesícula biliar.
5. Benefício do Chá de Quebra Pedra Para Dores no Corpo:
O responsável por diminuir as dores é o efeito analgésico contido neste chá, observou-se que a planta contém as dores mais do que alguns remédios farmacêuticos conhecidos, e mais importante, é natural.
6. Diminui os Sintomas da Menopausa:
Esse benefício ocorre por causa dos fitoesteroides presentes nessa planta, especificamente as lignanas.
Esses esteroides imitam a ação dos hormônios estrógenos, hormônios que estão baixos no período da menopausa. O Chá de Quebra Pedra atua, então, como um repositor hormonal natural desse hormônio amenizando os sintomas da menopausa.
7. Trata Problemas Renais:
Como o próprio nome já diz, o Chá de Quebra Pedra combate as cólicas renais e também ajudam a evitar o aparecimento dos cálculos renais, além disso, auxilia na eliminação de pedras nos rins.
Isso é devido as propriedades que relaxam os ureteres e ajudam na expulsão das pedras sem dor por causa do seu efeito analgésico.
8. Melhora o Sistema Digestivo:
Este chá é muito utilizado para combater dores no estomago, infecções intestinais, prisão de ventre e episódios de diarreia. Ele torna o intestino um lugar nada agradável para as bactérias.
9. Combate os Radicais Livres:
O efeito antioxidante presente no Chá de Quebra Pedra combate o envelhecimento das células inibindo esse efeito negativo para o organismo, além disso, evitam também as rugas na pele.
Outros beneficios:
- Trata infecções respiratórias;
- Combate infecções urinárias;
- Trata e combate edemas nefríticos;
- Combate ao câncer;
- Auxilia no tratamento da conjuntivite;
- Serve como um potente antialérgico;
- Combate a diarreia;
- Ajuda no tratamento de aftas;
- Previne infecções de garganta;
- Ajuda no tratamento da amenorreia;
- Previne e trata problemas na próstata;
- Acaba com a falta de apetite.
Chá de Quebra Pedra:
Ingredientes:
- 20g de Quebra Pedra;
- 1 litro de água.
Modo de Preparo:
- Ferva a água e adicione a planta medicinal;
- Deixe repousar por 5 a 10 minutos;
- Coar e tome ainda morno, de preferência sem utilizar açúcar.
Malefícios do Chá de Quebra Pedra:
O Chá de Quebra Pedra está contraindicado para crianças menores de 6 anos e para mulheres grávidas ou que amamentam porque ele possui propriedades que atravessam a placenta e chegam até o bebê podendo causar aborto, e também passa pelo leite materno mudando o sabor do leite.
Além disso, não se deve tomar este chá por mais de 3 meses seguidos, devendo-se dar uma pausa de pelo menos 2 semanas antes de recomeçar o tratamento.