Chlorella é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
Chlorella é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios. Além disso, Quando somos vegetarianos ou quando não desejamos sobrecarregar nosso corpo de Proteínas de origem animal, muitas vezes é difícil encontrar um solução adequada de suplementação para o desenvolvimento de massa magra de um modo que tenha resultados positivos e, ainda, se adquira qualidade de vida.
Uma ótima alternativa para esses casos é a chlorella, uma espécie unicelular de alga doce que se reproduz por meio de fotossíntese e, por isso, se multiplica rapidamente, tornando o seu investimento não caro quando desejamos utilizar essa suplementação que possui diversos benefícios, além da proteína, melhorando a saúde e o seu desempenho de modo geral.
Você pode estar achando, por ser uma alga, que a chlorella não conseguirá suprir todas as necessidades que uma pessoa que pratica atividades físicas, como a hipertrofia, será capaz de suprir, o que é um erro dos grandes.
Para se ter ideia, 20 gramas de chlorella é composta de 15 gramas de proteína, sendo que isso equivale já a 20% do que precisamos consumir durante o dia para ter um bom desenvolvimento, o que é similar a você consumir 3 ovos inteiros.
O que é Chlorella?
A chlorella (Chlorella pyrenoidosa ou regularis ) é uma alga verde de água doce, unicelular da família cyanophyta, clorofilada (é considerada a maior fonte de clorofila do mundo) e uma das mais antigas formas de vida do planeta.
Elas desenvolvem-se de forma espontânea em tanques e lagos e foi “descoberta” pelos japoneses, que são consumidores antigos de algas como complemento alimentar. Atualmente, aliás, o Japão, e também a China, são os maiores produtores de chlorella, que é cultivada nesses dois países em escala industrial.
Os primeiros estudos científicos sobre essa alga foram feitos na época da 2ª Guerra Mundial por norte-americanos e alemães, que procuravam uma complementação alimentar que fosse eficiente para os soldados usarem nos campos de batalha.
Propriedades da Chlorella:
É tido como um suplemento alimentar de ação desintoxicante, promovedor da reparação tecidual e da integridade celular normalizante da função intestinal e estimulante do sistema imune, dentre outras coisas.
Estudos comprovam que essa alga atua no fortalecimento do organismo e na ativação celular. Como possui substâncias que ajudam na eliminação da acidez sanguínea, melhora o funcionamento do organismo.
A clorofila e o magnésio encontrados na alga são transformados em elementos fundamentais para o sangue, enquanto as boas doses de cálcio auxiliam no tratamento de fraturas, enfraquecimento ósseo e no combate a osteoporose. Garante uma maior sensação de saciedade, sendo, por isso, indicada para dietas de manutenção e perda de peso.
Contém altas doses de fósforo, que garante uma maior atividade cerebral, ajuda a combater a hipertensão e a reduzir os níveis do colesterol e triglicerídeos. A alta concentração de clorofila aumenta muito a sua capacidade desintoxicante, além de ajudar a regular o sistema digestivo, por causa da quantidade de fibras.
Origem da Chlorella:
Uma das formas de vida mais antigas do planeta, surgida há mais de dois bilhões de anos. É, atualmente, considerada uma das fontes inesgotáveis de Proteínas e nutrientes essenciais ao corpo humano e, por isso, a chamam de alimento do futuro.
Existem muitas espécies dessa alga, mas para ter um bom aproveitamento de seus benefícios, é necessário que, antes de consumir, seja quebrada a sua parede celular, que é muito rígida. Isso é feito por meio de processos químicos ou então um processo natural japonês chamado Dino-Mill.
As algas chlorella crescem naturalmente em água doce, mas para consumo humano, em geral, são cultivadas em lagoas de água doce ricas em minerais, e processadas sob a supervisão de microbiologistas para garantir a qualidade e pureza.
Essa alga é considerada um super alimento pela sua grande concentração natural de nutrientes. Ela possui 18 aminoácidos, incluindo 8 aminoácidos essenciais. Sua composição contém 60% de Proteínas, índice muito maior que carnes vermelhas, trigo e soja, 13% de carboidrato e 9% de gorduras.
Uma informação interessante e, talvez, curiosa, pois muito não sabem, é que ela é utilizada como suplemento nutricional por astronautas da NASA, por ser o alimento mais completo, encontrado na natureza.
Nutrientes da Chlorella:
- Aminácidos Tirosina e Triptofano;
- Beta caroteno;
- Clorofila;
- Cisteína;
- Proteínas;
- Vitaminas, principalmente a vitamina B12;
- Minerais;
- fibras;
- Ácidos nucleicos;
- ferro.
Benefícios da Chlorella Para Saúde:
1. Auxilia na Perda de Peso:
Muitas pessoas utilizam a alga por suas propriedades emagrecedoras, e este é de fato um dos principais benefícios da chlorella comprovados pela ciência.
2. Auxilia no Emagrecimento:
A chlorella também possui algumas substancias diuréticas que são substâncias que aumentam a diurese (remoção de fluidos corporais através da urina).
A ação diurética da chlorella estimula os rins a liberar o sódio, a água e restos provenientes dos processos metabólicos do organismo, ajudando assim no processo de emagrecimento.
3. É uma Ótima Fonte de Glutationa:
Ao mesmo tempo em que o sol é indispensável para a fotossíntese, ele também leva à formação de radicais livres. Para se proteger destes agentes que poderiam causar até mesmo a morte da alga, a chlorella sintetiza a sua própria glutationa.
4. Combate as Rugas e Celulites:
O chlorella possui em sua composição algumas substância com ação anti-inflamatória que ajudam o corpo a livrar-se de elementos potencialmente carcinogênicos. Além disso, tais substancias contribuem também na diminuição de rugas precoces e também a celulite.
5. Auxilia na Desintoxicação
Regularmente somos expostos a uma série de metais pesados sem sequer nos darmos conta. Alguns deles, como o chumbo, urânio, alumínio, cádmio e mercúrio acabam se alojando nos ossos e no sistema nervoso central, e com o passar do tempo podem levar a uma intoxicação severa.
6. Auxilia na Proteção Contra os Vírus:
A ação Antiviral da alga promove uma proteção contra vários tipos de vírus, que se não combatidos, tem o poder de espalhar diversas doenças em nosso corpo, como é o caso da gripe, do resfriado, da febre, da tosse e de várias outras. Além disso, esses Benefícios da chlorella para a saúde, alem de lhe manter longe do hospital ainda lhe proporciona um bem estar prolongado.
7. Previne a Anemia:
O alto teor de ferro da chlorella fazem dela uma ótima opção para evitar a anemia, já que a alga estimula a produção de células vermelhas (hemácias). E um nível adequado de hemácias garante o fornecimento de oxigênio para todos os tecidos, como os músculos e o cérebro.
8. Ajuda na Proteção Contra Alguns Cistos:
A chlorella ajuda a equilibrar a proporção de estrogênio com progesterona no seu corpo. Isto ajudará a reduzir os cistos. Além disso, é rica em fibra que ajuda o corpo a eliminar toxinas nocivas, colesterol e outros resíduos de produtos processados pelo fígado.
Como Usar a Chlorella:
A indicação é iniciar o consumo de chlorella com 1 g por dia e aumentar, gradualmente, até 3 g diárias. Ela é vendida, normalmente, em cápsulas de 300 ml, então o consumo deve ser fracionado assim: 3 Cápsulas ao dia, 1 de manhã, 1 a tarde outra à noite, durante 1 semana.
Depois pode-se aumentar pra 2 cápsulas por vez e, no final para 3 cápsulas por vez. Não existe um período limite, a chlorella pode ser consumida diariamente, por tempo indeterminado.
Malefícios da Chlorella:
Em pessoas que tenham sensibilidade ela pode ocasionar diarreia leve e/ou erupções, mas, via de regra, não é necessário suspender o uso já que em pouco tempo o estado tende a se normalizar.