Cidra fruta: Origem, Benefícios e Malefícios
Se já provou uma cidra (Citrus medica), sabe que esta não é como a maioria das outras frutas cítricas, mas pode fornecer uma ampla gama de impressionantes benefícios para a saúde, então adicione-a à sua cesta de fruta se puder.
O que é a Cidra?
A cidra é atualmente uma das 4 frutas cítricas originais – as outras são pomelo, papeda e mandarina. Esta grande fruta cítrica pode ter um exterior irregular e muitas vezes é colorida como um limão.
A forma pode variar amplamente, dependendo da forma de cultivar e outros fatores como o clima e até mesmo a disposição do galho. Ao contrário da maioria das frutas cítricas, p.ex. os limões e as laranjas, existe uma quantidade muito pequena de suco numa cidra, porque a maior parte da polpa interna está seca.
A casca branca, no entanto, é o que a maior parte das pessoas procura para fins culinários devido à sua rica composição de nutrientes. Conhecida em todo o mundo por muitos nomes diferentes, a cidra (Citrus medica) é usada para uma variedade de aplicações culinárias e medicinais, devido aos seus altos níveis de vitamina C e outros poderosos antioxidantes. Esta fruta também oferece altos níveis de fibra dietética, cálcio, ferro, betacaroteno, niacina, manganês, zinco, selénio, vitamina B6 e potássio, apenas para citar alguns nomes.
Propriedades da Cidra:
A cidra e Conhecida em todo o mundo por muitos nomes diferentes, a cidra é usada para uma variedade de aplicações culinárias e medicinais, devido aos seus altos níveis de vitamina C e outros poderosos antioxidantes. Esta fruta também oferece altos níveis de fibra dietética, cálcio, ferro, betacaroteno, niacina, manganês, zinco, selênio, vitamina B6 e potássio.
Benefícios da Cidra:
Alguns dos principais benefícios da cidra para a saúde incluem a sua capacidade de prevenir o câncer, apoiar nos esforços de perda de peso, reduzir a pressão arterial, diminuir a acidez nos intestinos, aliviar a dor e fortalecer o sistema imunitário, entre outros.
Previne o Câncer:
Existem muitos antioxidantes na cidra, tornando-a uma forma ideal de varrer os radicais livres no corpo e reduzir as suas hipóteses de doença crónica oxidativa relacionada com o estresse.
Reduz a Hipertensão:
O potássio, vitamina C e outros eletrólitos nesta fruta ajudam a melhorar a pressão sanguínea, através da redução da tensão nas artérias e reduzindo o seu risco de ataque cardíaco, aterosclerose e AVC.
Poderoso Analgésico:
As propriedades anti-inflamatórias e analgésicas do sumo e do óleo essencial desta fruta tornam-na ideal para dor aguda ou problemas crônicos, como dores de cabeça ou desconforto devido à artrite.
Ajuda Aumentar o Sistema Imunitário:
Com um nível significativo de vitamina C, a cidra é capaz de estimular o sistema imunitário e aumentar a produção de glóbulos brancos, a primeira linha de defesa do corpo contra infeções.
Equilibra os Níveis de Acidez:
O sumo e óleo desta fruta são capazes de equilibrar os níveis de acidez nos intestinos e melhorar a eficiência digestiva em geral, para além de eliminar problemas como excesso de flatulência, constipação e náuseas.
Receitas de Chás de Cidra:
Dica 1: Mistura uma colher (de sobremesa) de folhas de cidra com a mesma quantidade de flores. Em seguida, coloque a mistura em uma xícara de água fervente. Espere por cinco minutos com o recipiente fechado e após o tempo determinado, tome o chá.
Dica 2: Com a casca de um fruto seca, pique e coloque os pedacinhos dentro de uma xícara fervente. Depois, aguarde cinco minutos até que ocorra a infusão. Finalize coando o líquido e bebendo.
Dica 3: Primeiramente, toste as sementes de cidra e depois coloque-as em um moedor. Depois de moídas, acrescente-as em uma xícara de água fervente, tampe e deixe a infusão ficar pronta por até cinco minutos. Após o preparo, coe e beba.