A Cinerária contém diversas propriedades que são benéficas para a saúde dos humanos. Ela é uma planta originária da América do Norte, que pertence a família Asteraceae.
É uma planta excelente para pessoas que são interessadas em fazer um bom jogo de cores no seu jardim. É uma planta bastante incomum. As suas folhas se encontram em tons de cinza, sendo esbranquiçada e de textura aveludada, contando com folhas que poderão ser recortadas profundamente.
Formando assim excelentes maciços e também bordaduras nos jardins, alterando e ainda quebrando todas as cores convencionais existentes neles.
Normalmente, se utiliza essa planta para criar forrações plantando-se várias delas próximas umas das outras, mas algumas subespécies apresentam flores amareladas que atraem abelhas e podem ser cultivadas em jardineiras.
Propriedades da Cinerária:
Apesar de pouco explorada, a Cinerária contém muitas propriedades medicinais. Isso se deve aos princípios ativos que podem estar presentes na planta, entre: antiespasmódico, anti-inflamatório, anti-histérico, cicatrizante, emenagogo e descongestionante.
Benefícios da Cinerária:
Devido a essas propriedades, seu uso é indicado para tratar a conjuntivite, inflamação, inchaço das pálpebras, olhos cansados e irritados, restabelecer o fluxo sanguíneo e acalmar dores. Ela ainda é usada como matéria-prima de um colírio para combater a catarata.
Ela também é indicada para combater e tratar:
- Problemas oculares;
- Inflamações;
- Inchaço das pálpebras;
- Restabelece o fluxo sanguíneo;
- Acalmar dores.
Como Usar a Cinerária:
O preparo do chá desta planta deve ser apenas para uso em compressas, sobre prescrição de um especialista. Para prepará-lo, você deve utilizar uma colher das de sopa de folhas e flores e um copo de água fervente.
Coloque a erva em um vasilha e despeje a água quente logo depois. Tampe e deixe descansar até esfriar um pouco. A aplicação é recomendada com algodão, sobre as pálpebras em compressas, durante, pelo menos, 15 minutos.
Contraindicações da Cinerária:
A Cinerária possui alta concentração de alcaloides pirrolizidínicos, que são ‘populares’ pelos efeitos hepatotóxicos. Sendo assim, o uso medicinal da planta deve ser feito sob severa prescrição médica. Já que, a ingestão de alguma bebida preparada com a planta pode causar problemas no fígado.
Como Cuidar da Planta:
Graças ao fato de ser nativa da área temperada da América do Norte, a planta tem uma boa resistência ao frio, além de suportar sol direto sem ter seus ramos desperdiçados.
Ela se desenvolve melhor em solo fértil e com irrigações periódicas. Uma característica a ser observado nas plantas é o fato dela não ter uma vida muito longa, morrendo em cerca de cinco anos, logo será necessário trocar os exemplares do seu jardim de tempos em tempos.