Cipó de São João é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
O cipó de São João é uma erva com o nome científico de Pyrostegia venusta da família das Bignoniaceae, natural e espontânea no Brasil.
Inclusive é bastante conhecida também como flor-de-São-João, cipó-de-fogo, cipó-vermelho, cipó-bela-flor, cipó-de-lagartixa e cipó-de-lagarto. Trata-se de uma trepadeira lenhosa muito bonita, forte, grande, ficando entre 2 a 4 m de comprimento.
É normalmente encontrada em barrancos, cercas e beiras de estradas. O início de seu florescimento se dá no mês de maio e prossegue até setembro, embora possa variar de estado para estado. Multiplicam-se por meio de sementes ou estacas. O nome cipó de São João é graças ao sua utilidade em festas juninas de São João.
Os principais constituintes do chá de Cipó de São João são flavonoides, taninos, fenóis solúveis, alantóina, esteróides b-sitosterol e flavanona hesperidina. O cipó São João contêm características tônicas e antidiarreicas.
É usado para desarranjos estomacais, fraquezas em geral e manchas na pele, normalmente ocasionadas por vitiligo e leucoderma. Suas características tônicas são responsáveis por fortificar o organismo e acelerar que suas funções sejam corretamente executadas.
Assim, o chá de Cipó de São João diminui a sensação de cansaço, elimina e evita a fraqueza, além de estimular o organismo a produzi células e recuperar tecidos que sofreram algum tipo de dano.
Origem do Cipó de São João:
Originária da América do Sul, a planta tem maior abundância nos estados do Ceará e do Rio Grande do Sul, o que comprova que seu cultivo é realmente adaptável a qualquer clima. O Cipó de São João é uma planta trepadeira bastante conhecida na ornamentação junina nas festas populares brasileiras.
Geralmente é encontrada em todo o país, por contar com uma bela aparência, com pequenas flores alongadas e alaranjadas que sobem pelos muros e cercas onde é cultivada. Como a planta cresce como “mato”, é facilmente encontrada em estradas e barrancos, pois se desenvolve nas alturas.
Assim, os cachos de flores, que começam a se desenvolver no mês de maio até setembro, recaem, formando cascatas de flores compridas. Mas, além de bonito, esse tipo de cipó é rico em propriedades benéficas à saúde.
Propriedades do Cipó de São João:
O Cipó de São João é uma planta que possui algumas propriedades curativas. São elas tônica, diaforética, diurética, anti-leucorreica, febrífugo e antiblenorrágico. Por isso ela pode ser usada no processo de tratamento e cura de várias doenças, seja com características mais graves ou amenas.
Como Usar o Cipó de São João:
Coloque um litro de água para ferver e ponha três colheres de sopa da erva do Cipó de São João para que ferva. Assim que levantar fervura, deixe cozinhando por alguns segundos e desligue o fogo. Tampe a panela e deixe a bebida descansando por dez minutos. Coe o conteúdo e beba de duas a três xícaras ao dia.
Benefícios do Cipó de São João Para Saúde:
1. Antimicrobiana e Antifúngica:
Estudos indicam a propriedade antimicrobiana e antifúngica do Cipó de São João, em especial a do seu extrato, que pode inibir o crescimento de bactérias e fungos.
2. Forte Aliado Para quem é Diabético:
O Cipó de São João possui um valor muito baixo em relação ao índice glicêmico, bem como também os níveis de lipídios. Isso torna-o numa bebida favorita entre os diabéticos.
3. Ajuda na Cicatrização:
O extrato de Cipó de São João colabora para a coagulação do sangue e cria uma camada protetora na pele, diminuindo a dor e a irritação local.
4. É Fonte de Energia:
Esta planta ainda contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais como o cálcio, potássio, Ferro e fósforo, juntamente com ácidos graxos como o Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9 e antioxidantes, isto faz com que seja uma grande fonte de energia.
5. Ajuda Para de Fumar:
Em alguns estudos laboratoriais, Cipó de São João mostrou eficácia na diminuição dos sintomas causados pela retirada da nicotina do sistema. Além disso, ao ajudar a controlar a Ansiedade, a planta pode ser uma boa ferramenta para ajudar a parar de fumar.
6. Ajuda na Ansiedade:
Entretanto, estudos mostram que o Cipó de São João não é mais eficaz que placebo em casos de Ansiedade severa. Embora os estudos sejam considerados inadequados por alguns especialistas, a evidência presente aponta que a não é eficaz em casos de Ansiedade severa.
Malefícios do Cipó de São João:
O uso da planta não pode ser feito por todas as pessoas. Mesmo que seja natural, o cipó de São João possui comprovação científica de danos a saúde em alguns casos. Veja a seguir quem não pode usar:
- Mulheres grávidas (tem efeito abortivo ou má formação do feto);
- Lactantes;
- Mulheres que tratam a infertilidade;
- Portadores de esquizofrenia;
- Alérgicos aos componentes;
- Pacientes com Alzheimer;
- Portadores de câncer;
- Portadores do vírus do HIV.