A Colônia possui diversas propriedades medicinais que promovem toda a saúde do corpo humano.
A Colônia, de nome científico Alpinia speciosa, é uma planta medicinal pertencente à família das Zingiberaceae, a mesma do gengibre, sendo também conhecida como gengibre-concha, gengibre-casca, macacá, macassá, jardineira, pau-santo e outras denominações.
É amplamente cultivada e distribuída nas áreas tropicais e subtropicais do Brasil, Peru e Estados Unidos. É um arbusto perene que cresce em touceiras em posição vertical em climas tropicais. Produz rizomas carnosos muito parecidos com o gengibre, inclusive com aroma semelhante.
O gênero Alpinia compreende mais de 230 espécies da família das Zingiberáceas. Inclui os sinônimos botânicos Alpinia zerumbet, Alpinia nutans, Costus zerumbet, Catimbium speciosum, Languas speciosa e Zerumbet speciosum. A planta foi botanicamente denominada Alpinia speciosa, mas foi normalizada como Alpinia zerumbet.
Possuem flores brilhantes e chamativas, por isso são apreciados como Plantas ornamentais. As flores se adaptam melhor a ambientes úmidos, solos bem drenados e sol pleno, condicionadas em semi-sombra. As Plantas não produzem flores até o segundo ano. A espécie Alpinia speciosa faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS).
Origem da Colônia:
Há controvérsias com relação à sua origem: alguns autores afirmam que a planta é nativa do Brasil, enquanto outros consideram que ela é originária da Índia Oriental.
As folhas da Colônia são lanceoladas, bem compridas, pontudas e de coloração verde-brilhante; as flores têm cor alaranjada e produz rizomas carnosos bem semelhantes ao gengibre, inclusive com aroma parecido.
A Colônia já era tradicionalmente utilizada na medicina natural pelos tupis-guaranis e também cultivada como planta ornamental.
Propriedades da Colônia:
A Colônia possui diversas propriedades medicinais, dentre as quais estão as seguintes: antibacteriana, antiedematosa, anti-hipertensiva, anti-histérica, anti-stress, calmante, depressora do sistema nervoso central, digestiva, diurética, antiulcerogênica, hipotensor, sedativa, tônica, vermífuga, relaxadora vascular, estimulante da motilidade intestinal e outras.
Estas propriedades concentram-se principalmente em suas folhas e rizoma. Então, confira tabmém os Benefícios da Colônia Para Saúde:
Benefícios da Colônia Para Saúde:
- Na medicina popular, o óleo essencial das folhas desta planta é usado para reduzir a pressão alta e como um tônico cardíaco.
- Em algumas regiões do mundo, a Colônia é considerada balsâmica, diurética e tônico-estomacal, sendo utilizada para tratar gripes, resfriados, febres, flatulência, indigestão e outros problemas estomacais.
- As indicações de uso da Colônia incluem o tratamento de afecções da pele, artrite, asma, catarro, cistite, diarreia, dores de cabeça, febre, gastralgia, hipertensão, taquicardia, tosse, úlcera e micoses de pele, pelos e unhas.
- Em forma de decocção, a Colônia combate fungos e alivia dores e espasmos; além disso, esta planta também possui ação antioxidante e é conhecida por matar bactérias.
- A Colônia pode ser abortiva e reduz os movimentos peristálticos. Não deve ser utilizada durante a gravidez e também é contraindicada para pessoas que têm pressão arterial baixa. Lembre-se da importância de consultar um especialista antes de iniciar qualquer tratamento!
- Contém óleo essencial rico em mono e sesquiterpenos com maior concentração de cineol e terpineol e, entre seus constituintes fixos, os mais importantes são alguns flavonoides de ação antihipertensiva e kavapironas, princípios de ação ansiolítica.
- Em estudo realizado pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal do Ceará, os efeitos antioxidantes do óleo essencial de Alpinia zerumbet (EOAZ) foram analisados e os resultados sugeriram que os efeitos antipsicóticos e antioxidantes do óleo essencial podem ter eficácia promissora para o tratamento da esquizofrenia.
- Suas folhas são vendidas como chá de ervas e também são usadas para aromatizar macarrão e enrolar bolinhos de arroz. Seu chá tem propriedades hipotensora, diurética e antiulcerogênica.
Como Usar a Colônia:
As partes utilizadas da Colônia são os seus rizomas, flores e sementes. O modo de usar depende da condição de saúde a ser tratada. Confira a seguir:
Receita do Chá de Colônia:
INGREDIENTES:
- Folhas de Colônia;
- 1 litro de água.
MODO DE PREPARO:
- Corte uma folha de Colônia em pequenos pedaços e coloque-os em uma vasilha. Adicione um litro de água fervente e cubra o recipiente.
- Deixe esfriar, coe e guarde na geladeira para ser tomado durante o dia como se fosse água. O chá deve apresentar uma coloração amarelada, caso contrário pode ter ocorrido a oxidação dos princípios ativos da planta.
- Este chá é indicado para casos de pressão alta leve ou moderada e como diurético.
- Para tratar afecções respiratórias, amigdalite e rouquidão, siga os seguintes procedimentos: adicione 1 colher de sopa de rizoma fatiado em uma xícara de café de água em fervura.
- Desligue o fogo e coe. Adicione uma xícara de café de açúcar cristal e leve novamente ao fogo, até dissolver o açúcar.
- Tome uma colher de sopa, de 1 a 3 vezes ao dia. Para crianças, a indicação é dar somente meia dose.
Malefícios da Colônia:
A Colônia pode ser abortiva e reduz os movimentos peristálticos. Não deve ser utilizada durante a gravidez e também é contraindicada para pessoas que têm pressão arterial baixa. Lembre-se da importância de consultar um especialista antes de iniciar qualquer tratamento!