Condurango é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios
O Condurango (Marsdenia condurango) é uma planta medicinal também conhecida como condurango-branco-verdadeiro, Condurango, videira-de-águia, cipó-de-condor, bejuco de sapo e bejuco del cóndor (espanhol) e condor plant (inglês). Inclui os sinônimos botânicos Marsdenia reichenbachii, Gonolobus Condurango e Echites acuminata. Pertence a família Asclepiadaceae.
A raiz contém um óleo essencial composto por uma grande quantidade de fitoesteróis, taninos, resina, alcaloides e glicosídeos amargos, incluindo a condurangina, o mais importante princípio ativo da planta. Traz mais benefícios quando utilizada como antiemético (alivia os sintomas relacionados com o enjoo, náuseas e vômitos) e acalma os espasmos estomacais.
A casca é usada em forma de chá, tintura ou cápsulas. Em estudos com animais, apresentou propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Em estudos de tubo de ensaio, foi indicado ação contra a micobactéria que causa a tuberculose.
Os princípios amargos presentes na planta estimulam secreções digestivas. O látex presente na erva é aplicado em verrugas, mas não é usado interiormente, pois é cáustico. O uso do cipó-de-condor como tônico digestivo foi validado em meados dos anos 1980, quando cientistas relataram que a planta aumentou a quantidade de enzimas digestivas e sucos estomacais.
Curiosidades da Condurango:
O Condurango é uma trepadeira lenhosa resistente encontrada nas florestas tropicais, montanhas altas e florestas acima de 2.000 metros de altitude, contudo, também é encontrada na Amazônia. É originária das encostas Cordilheira dos Andes, na Colômbia, Equador e Peru.
A videira atinge cerca de 30 metros de comprimento e produz folhas aveludadas em forma de coração, pequenas e esverdeadas. Possui cerca de 2 metros de diâmetro. Os nomes populares videira de águia e cipó de condor se deve ao fato de que as imponentes águias condor utilizam a videira como poleiro e para fazer os seus ninhos.
Usos medicinais de Condurango:
Para úlceras Estomacais:
Misture em partes iguais grama de marroio branco, Condurango e maior confrei. Despeje em uma xícara com água fervente. Deixa ficar e esfriar. Tome 2 xícaras por dia, uma hora após cada refeição.
Condurango Para Fígado Gordo:
Para este remédio você deve misturar em partes iguais, Condurango, hortelã e cardo abençoado. Coloque em um copo de água que está fervendo. Capa deixa esfriar. Beba 1 xícara deste remédio após cada refeição.
Para curar Gastrite:
Prepare uma mistura com 15g de alcaçuz 20g de Condurango, 15g de cauda de gato, 10g de melissa. Despeje em um copo de água que está fervendo. Tome um copo depois das refeições.
Tratamento para Diabetes:
Para preparar este remédio, você deve misturar 10 gr. de cada um dos Condurango, 20 gr. de vagens de feijão, coentro e erva-doce e, em seguida, extrair 1 colher de sopa da mistura e despeje em um copo de água. Ferva a mistura por 5 minutos fervendo. Tome este chá 2 vezes ao dia.
Malefícios do Condurango:
Pessoas com alergia ao látex podem apresentar reações alérgicas ao consumir o chá da erva.